124072 - Projeto político-pedagógico da escola indígena: criação, melhoria e crítica |
Período da turma: | 01/03/2024 a 21/06/2024
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Descrição: | 1/3/24 sexta-feira Aula 1 – Apresentação e acordos
15/3/24 sexta-feira Aula 2 Para que minha comunidade quer um PPP: alguns casos 5/4/24 sexta-feira Aula 3 O princípio da autodeterminação dos povos: a Convenção 169 da OIT 19/4/24 sexta-feira Aula 4 Elaboração coletiva de PPP: alguns casos 3/5/24 sexta-feira Aula 5 Objetivos da educação, princípios para o ensino e atribuições: Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação 17/5/24 sexta-feira Aula 6 Avaliação coletiva de PPP: alguns casos 7/6/24 sexta-feira Aula 7 Percurso da proposta de PPP em São Gabriel: narrativas históricas 21/6/24 sexta-feira Aula 8 Avaliação geral do curso Bibliografia básica BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539–564, 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. Decreto Legislativo nº 143, de 2002: aprova o texto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os povos indígenas e tribais em países independentes. FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. GHANEM, Elie. As inovações da Escola Tuyuka: superando a educação colonialista. In: MILITÃO, Andréia Nunes; SANTANA, Maria Sílvia Rosa (orgs.). Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/pesquisadores iniciantes no campo educacional. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 202-244 GHANEM, Elie. Escolas indígenas e Projeto Político-pedagógico: de instrumento de controle a exercício de autodeterminação. São Paulo: 2022. 9 p. GHANEM, Elie. Que avaliação vale na educação escolar? In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de (orgs.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 157-160. GRUPIONI, Luís Donisete Benzi; SECCHI, Darci; GUARANI, Vilmar. Legislação escolar indígena. In: MARFAN, Marilda Almeida (org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação indígena. Brasília: MEC; SEF, 2002. p. 129-144. VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. |
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Carga Horária: |
226 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Elie George Guimaraes Ghanem Junior |
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