124575 - Tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva na escola |
Período da turma: | 08/04/2024 a 13/05/2024
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Descrição: | Programa
Objetivo: Promover a capacitação de professores do atendimento educacional especializado sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva, bem como do professor que atua com essa população em ambiente escolar. Detalhamento: Aula 1 - Ruido e escola; acomodações acústicas; estratégias reparadoras da comunicação e tipos de perdas auditivas Aula 2 - Sistemas de microfones remotos; soluções de problemas dos dispositivos eletrônicos. Aula 3 - Autoadvocacia e a pessoa com deficiência. Ementa: Tecnologias, acomodações e estratégias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva na escola. Avaliação: Será considerada a presença dos matriculados nas aulas síncronas e a realização das atividades práticas propostas no Portal USP Extensão. Observação: Os materiais utilizados serão os mesmos desenvolvidos para o Curso de Atualização para o professor de atendimento educacional especializado (AEE) sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva (Processo 25.03.00010), que foi realizado de forma semi-presencial. Os materiais encontram-se disponíveis no site https://remic.fob.usp.br/pb/. Carga horária: 30 horas -Atividades teóricas: 6 horas - Atividades práticas: 24 horas Professoras Responsáveis: Regina Tangerino de Souza Jacob - 1851311 Adriane Lima Mortari Moret - 52388 Natália Barreto Frederigue-Lopes -3448798 Referências Bibliográficas: American National Standard Institute – ANSI S 12.60.2010. Acoustical Performance Criteria, Design Requirements, and Guidelines forSchools, Part 1: Permanent Schools. 2010 [cited 2018 Aug 23]. Available from: https://acousticalsociety.org/classroomacoustics/ Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10.152: Níveis de ruído para conforto acústico – procedimentos. Rio de Janeiro, 1987. 4 p Jacob RTS, Alves TKM, Moret ALM, Morettin M, Santos LG, Mondelli MFCG. Participação em sala de aula regular do aluno com deficiênciaauditiva: uso do Sistema de frequência modulada. CoDAS [Internet]. 2014 July [cited 2018 Sep 11]; 26( 4 ): 308-314. JACOB, R.T.S.; CARNEIRO, L. A. ; DONINI, T. S. ; THIBODEAU, L. M. . Acessórios e conectividade para aparelhos de amplificação sonora individuais e implantes cocleares. In: Cilmara Cristina Alves da Costa Levy. (Org.). Manual de audiologia pediátrica. 2ed.Barueri: Editora Manole, 2022, v. 1, p. 151-156. JACOB, R.T.S.; ANGELO, T. C. S. ; ALVES, T. K. M. . Sistema FM: por que usar?. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal: SEDIS- UFRN, 2019, v. 1, p. 204-217. JACOB, R.T.S.; ANGELO, T. C. S. ; ALVES, T. K. M. . O professor e o fonoaudiólogo na adaptação do Sistema FM: uma parceria de sucesso. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 218-228. JACOB, R.T.S.; ANGELO, T. C. S. ; ALVES, T. K. M. . Roteiro de observação para um bom aproveitamento dos FM: cuidados e checagem do FM. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 229-229. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
Adriane Lima Mortari Moret Natália Barreto Frederigue Lopes Regina Tangerino de Souza Jacob Thaís Corina Said de Angelo |
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