Atividade

124620 - Módulo PMO

Período da turma: 01/11/2024 a 16/05/2025

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Descrição: Project Management Office
Fornecer uma visão dos principais tipos de Escritórios de Gestão de Projetos (Project Management Office - PMO). Apresentar a visão estratégica, táticas e operacionais dos PMOs. O papel dos PMO na Gestão do Conhecimento.

Tailoring - Abordagem Contingencial
Compreender as principais abordagens contingenciais. Identificar aspectos contextuais dos projetos e das organizações para promover o tailoring no contexto de gestão projetos, ajustando a gestão às necessidades específicas.

Equipes Virtuais em Projetos
Fornecer conceitos, metodologias e ferramentas para o gerenciamento de projetos virtuais. Apresentar as características de times virtuais e times distribuídos. Discutir as questões culturais e de diversidade em times virtuais. Discutir as ferramentas remostas para times virtuais.

Economia Criativa
Apresentar e discutir os conceitos de empreendedorismo e suas oportunidades geradas pelo processo de terceirização em empresas de grande porte. Discutir as oportunidades geradas pela implantação de processos de inovação em empresas.
Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas. Inovação em organizações industriais e de serviços. As estruturas organizacionais para inovação e como desenvolver projetos inovadores. Estudos de caso.

Empreendedorismo
1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras; 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio; 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa; 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas.

Business Model Innovation
Discutir por meio de uma abordagem prática as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. O seu conteúdo abrange todo o espectro de atividades e habilidades empreendedoras, necessárias para o desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio.

Sustentabilidade e Economia Circular
Fornecer os conceitos básicos de Economia Circular e Sustentabilidade para implementação em projetos de gestão da empresa.
Economia circular como mudança sistêmica para resiliência em longo-prazo. Manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso e regeneração de sistemas naturais. Conceito de sustentabilidade no negócio. Oportunidades geradas pela implantação de processos sustentáveis no longo prazo.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e
apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula
após o término da aula ao vivo.

Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.


Bibliografia do módulo

ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965.
ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974.
BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.
BARON E SHANE. Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998 e 2000.
BLANK, S. DORF, B. Startup. Manual Do Empreendedor. Alta Books, 2014.
BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995.
BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977.
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BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971.
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CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018.
CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR, R. Can project sustainability management impact project success? An empirical study applying a contingent approach. International Journal of Project Management, v. 35 n. 6 p. 1120-1132, 2017
CARVALHO, M.M. Inovação: estratégia e comunidades de conhecimento. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2009, 161p.
CROSS, Nigel (ed.). Developments in design methodology. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984.
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FRIIS, S. K. Co-Creation Cards. Købenjaven: U Press, 2015.
HANINGTON, Bruce e MARTIN, Bella. Universal methods of design: 100 Ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly (Massachusetts): Rockport, 2012.
IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA reference Guide ICB4 in an Agile World, 2018.
IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA Individual Competence Baseline®, ICB version 4, 2018
IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA Project Excellence Baseline® (PEB), 2018.
IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA Organisational Competence Baseline® (OCB), 2019.
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PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) Fifth Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2013a.
PMI, Project Management Institute. Organizational Project Management Maturity Model OPM3 / Project Management Institute. Third Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2013c.
PMI, Project Management Institute. Organizational Project Management Maturity Model OPM3. — 6th ed. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2017.
Project manager competency development (PMCD) Framework – 2nd Ed. Project Management Institute: Newton Square. IPMA. International Project Management Association. 2006.
PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios. Alta Books. 2016.
RABECHINI Jr, R.; CARVALHO, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática 2: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2009, 250p.
RABECHINI Jr, R.; CARVALHO, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2007, 220p.
Raudenbush, Stephen W., and Anthony S. Bryk. Hierarchical linear models: Applications and data analysis methods. Vol. 1. Sage, 2002.
REIS, D.A.; FLEURY, A.L.; CARVALHO, M.M. Toward a Recursive Stage-Based Framework for Supporting Startup Business Initiation: An Exploratory Study With Entrepreneurs. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 68, p. 999-1013, 2021.RIES, E. A Startup Enxuta. LeYa, 2012.
REIS, D.A.; FLEURY, A.L.; CARVALHO, M.M. Consolidating core entrepreneurial competences: toward a meta-competence framework. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, v. 27, p. 179-204, 2020.
RODRÍGUEZ, Gerardo M. Manual de diseño industrial. Cidade do México: Gustavo Gili, 1986.
SCHMITTEL, Wolfgang. Process visual: development of a corporate identity. Zurique: ABC, 1978.
Schwaber, K., & Sutherland, J. (2016). The Scrum guide: The definitive guide to Scrum: The rules of the game. Scrum.Org and ScrumInc.
STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012.

Carga Horária:

102 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: André Leme Fleury
Claudio Luis Cruz de Oliveira
Daniel Capaldo Amaral
Edson Bouer
Rachel Xênia Chang
Ricardo Rodrigues Buonanni
Roque Rabechini Junior


 
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