124621 - Módulo Soft |
Período da turma: | 23/05/2025 a 15/10/2025
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Descrição: | Liderança
Esta disciplina visa apresentar e discutir as habilidades dos Gerente de Projetos, envolvendo comportamento e atitudes que são inatas à pessoa ou que se desenvolve por meio de práticas (experiências pessoal e profissional). Os principais modelos de liderança no contexto de Gestão de Projetos serão abordados tais como Liderança Situacional e OSCAR. Coaching Fornecer conceitos, métodos e técnicas para orientar clientes no desenvolvimento pessoal ou profissional. 1. O ambiente de mudanças; O processo de Coaching; 2. Perfis de competência; O líder Coach; 3. Aspectos motivacionais no trabalho; 4. Personalidade e Valores; 5. Comunicação no trabalho; 6. Feedback e desempenho. Gestão de Conflitos e Negociação Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações e em projetos. Comunicações Apresentar sistemas de comunicação aplicáveis a projetos e como gerí-los. Técnicas de Comunicação Aplicáveis em Projetos Instrumentação Apropriada para comunicação em Projetos Informações Necessárias a cada Projeto em Particular Relatórios Gerenciais em Projetos O Uso de Softwares para Gestão de Projetos Comunicação interpessoal A Comunicação e o Controle de Projetos. Gestão dos Stakeholders Fornecer conceitos, metodologias e ferramentas para o gerenciamento dos stakeholders em projetos. Apresentar modelos de mapeamento dos stakeholders. Apresentar modelos de gestão do engajamento dos stakeholders. Aferir a satisfação dos stakeholders do projeto. Agile Project Management Apresentar modelos organizacionais de empresas que são gerenciadas por projetos. Gestão Ágil de Projetos; Artefatos da Gestão Ágil de Projetos; Eventos da Gestão Ágil de Projetos; Equipe da Gestão Ágil de Projetos; Técnicas de Estimação em Gestão Ágil de Projetos; Gestão Enxuta (Lean) de Projetos. Lean Seis Sigma Conhecer e aplicar o método Seis Sigma para melhoria da qualidade e produtividade em processos produtivos. 1. Conceito de Lean Seis Sigma; 2. Definição do Projeto; 3. Levantamento de dados do processo; 4. Medição da capacidade atual do processo; 5. Definição das causas potenciais do problema a ser resolvido; 6. Definição do plano de ação; 7. Padronização de processos. Design Thinking Conceitos / Abordagens / Ferramentas; Business Model Canvas; Lean Startup; Prototipação. Customer Service Fornecer conceitos básicos de diagnóstico, melhoria e recuperação da satisfação do cliente em uma empresa. 1. Desenvolvimento de relacionamento com clientes; 2. Segmentação de clientes; parcerias e alianças; expectativas e satisfação dos clientes; 3. Sistemas de recuperação de clientes; 4. processo de negociação; 5. filtros da realidade e empatia. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. Bibliografia do módulo Abdalla, Fernando Antônio, and Antônio Carlos Freire Sampaio. "Os novos princípios e conceitos inovadores da Economia Circular." (2018). ABPMP. Guia para o gerenciamento de processos de negócio – corpo comum de conhecimento (BPM CBOK). v 3.0 ed. 1, 2013. Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018. CARVALHO, M.M. Inovação: estratégia e comunidades de conhecimento. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2009, 161p. CHIAVENATO, Idalberto. Coaching e mentoring – São Paulo: Elsevier, 2017. COSTA, Reinaldo Pacheco; FERREIRA, Helisson Akira e SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, orçamentos e custos industriais. Elsevier Editora. 2010 DA INOVAÇÃO, G. E. S. T. Ã. O. ""Economia Circular."" (2017). GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996. Hammer, M.; Champy, J. Reengenharia: Revolucionando a Empresa em Função dos Clientes e das Grandes Mudanças da Gerência. R. J., Campus, 1994. IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA reference Guide ICB4 in an Agile World, 2018. IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA Individual Competence Baseline®, ICB version 4, 2018 IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA Project Excellence Baseline® (PEB), 2018. IPMA INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATION. IPMA Organisational Competence Baseline® (OCB), 2019. KETS DE VRIES, M. F. R.; KOROTOV, K.; FLORENT-TREACY, E. Experiências e técnicas de coaching: a formação de líderes na prática. Porto Alegre: Bookman, 2009. 416p. Laurindo, F. J. B. (Org.); Rotondaro, R. G. (Org.). Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006. v. 1. 218 p. Leitão, Alexandra. ""Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI."" Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting 1.2 (2015). MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas Editora. 2010 MARTINS, Eliseu. Métodos de custeio comparados - custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas Editora. 2015 MODARRES, M. Risk analysis in engineering: techniques, tools, and trends. Boca Raton: Taylor & Francis Group, 2006. Pereira, Felipe dos Santos, Marcos Ferran Moncunill, and Sharisse de Almeida Teixeira Monteiro. ""Projetos alinhados com os preceitos da economia circular."" (2017). PINHEIRO, Beatriz. Coaching e formação de liderança/coach. São Paulo. Disponível em www.arvoredo.com.br/livro/livro.pdf , 2012. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 6th Edition, 2017. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 7th Edition, 2021. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. The Standard for Organizational Project Management (OPM3), 2018 PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. The Standard for Portfolio Management – Fourth Edition, 2017. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, Project Manager Competency Development Framework – Third Edition, 2017. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE: The PMI Guide to Business Analysis, 2017. RABECHINI Jr, R.; CARVALHO, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática 2: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2009, 250p. RABECHINI Jr, R.; CARVALHO, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2007, 220p. REIS, D.A.; FLEURY, A.L.; CARVALHO, M.M. Toward a Recursive Stage-Based Framework for Supporting Startup Business Initiation: An Exploratory Study With Entrepreneurs. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 68, p. 999-1013, 2021.RIES, E. A Startup Enxuta. LeYa, 2012. REIS, D.A.; FLEURY, A.L.; CARVALHO, M.M. Consolidating core entrepreneurial competences: toward a meta-competence framework. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, v. 27, p. 179-204, 2020. ROBBINS, S.; JUDGE, T.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Rotondaro, R.G. Gerenciamento por Processos. In: CARVALHO, M. M. D.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 209-235. Slack, N. Vantagem Competitiva em Manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas, 1993. TELLEZ, Gloria. Coaching na prática. Disponível em https://coaching4u.wordpress.com/recursos-gratuitos/ TREFF, Marcelo. Gestão de Pessoas. Olhar estratégico com foco em competências. São Paulo: Editora Elsevier, 2016. |
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Carga Horária: |
102 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
Davi Noboru Nakano Denise Aparecida Botter Elizabeth Nicolau Saad Correa Erik Eduardo Rego Iliada Silva Alves de Castro Jorge Luiz de Biazzi Paulino Graciano Francischini Ricardo Rodrigues Buonanni |
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