125703 - Povos em luta: terra e resistência no Brasil indigena |
Período da turma: | 08/05/2024 a 10/07/2024
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Descrição: | Aula 1
Krenak, Ailton. 2020. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras _________. 2019. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras. Aula 2 RIBEIRO, Darcy. 1985. Os Índios e a Civilização. A integração das populações indígenas no Brasil Moderno - Parte 3 (p.197-377) Aula 3 RIBEIRO, Darcy. 1985. Os Índios e a Civilização. A integração das populações indígenas no Brasil Moderno - Parte 3 - Conclusões (p.386-398) Aula 4 Carneiro da Cunha, Manuela. 2023. “Não havia discussão sobre marco temporal na Constituinte, diz Manuela Carneiro da Cunha”. Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/629536-nao-havia-discussao-sobre-marco-temporal-na-constituinte-diz-manuela-carneiro-da-cunha _________. 1994 “O futuro da questão indígena”. Estudos Avançados 8(20): 121-194. Aula 5 Lewandowski, Andressa. 2019. Do contrato ao status: as terras indígenas e o Supremo Tribunal Federal. Ilha Revista de Antropologia Lewandowski, Andressa; Molina, Luísa & Coelho de Souza, Marcela. 2017. “A memória da terra: o que o marco temporal não pode apagar”. Diplomatique. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-memoria-da-terra-o-que-o-marco-temporal-nao-pode-apagar/ Aula 6 Aula de debate sobre os principais pontos vistos até o momento do curso e discussão dos trabalhos de encerramento. Aula 7 Onu, 2017. Guarani e Kaiowá - Pelo direito de viver. Documentário O tempo. 2023. Indígenas de Minas: Vozes e Faces. Documentário Aula 8 Xakriabá, Célia. Capítulo 1 e Capítulo 2. In: O Barro, o Genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. Dissertação de Mestrado - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília. Aula 9 Benites, Tonico. 2012. “Reservas Indígenas são ‘confinamentos’. Entrevista especial com Tonico Benites. Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/515278-reservas-indigenas-sao-confinamentos-entrevista-especial-com-tonico-benites _________. 2014. “Recuperação dos territórios tradicionais guarani-kaiowá. Crónica das táticas e estratégias”. Journal de la Société des Américanistes, 100(2): 229-240. Aula 10 Jesus da Silva. Glicéria. 2021. “Arenga Tata Nhee Assojoba Tupinambá”. Tellus, 46:323-339. TUPINAMBÁ, Célia. O Manto Tupinambá. ODÚ – contracolonialidade e Oralitura. Ilhéus: Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, 2021. Alarcon, Daniela. 2015. O Retorno da Terra Tupinambá. Aula 11 Cruz, Felipe Sotto. 2021. “Introdução”. In: Letalidade Branca: Negacionismo, violência anti-indígena e as políticas de genocídio. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade de Brasília. P. 18-59. _________. 2023. “Os Tuxá de Rodelas e as Ilhas do Rio-Mar. Buscando justiça entre mundos submersos”. Debates Indígenas. Disponível em: https://www.debatesindigenas.org/POR/ns/224-tuxa-rodelas-ilhas-rio-mar-buscando-justica-mundos-submersos.html Aula 12 Bolognesi, Luiz. 2021. A última floresta. Documentário. Aula 13 Encerramento do curso e discussão dos trabalhos finais. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Clarissa de Paula Martins Lima |
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