126081 - Reflexões acerca as Pesquisa qualitativas, dirimindo as Dualidades que estas suscitam com Dados Quantitativos, aplicando seu corpus de investigação por meio do Programa ATLAS T. I. |
Período da turma: | 12/06/2024 a 31/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conforme o encaminhamento na aula presencial/síncrona (híbrida) espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Inserir documentos no software ATLAS.ti : textos, imagens e audiovsuais (3h); 2. Criar mapas de georeferenciamento (3h); 3. Codificar os documentos (texto, imagens e audiovisuais) (3h); 4. Criar “memos” – anotações para auxiliar na memória (3h); 5. Gerenciar grupos de documentos (3h); 6. Exportar imagens do gerenciador de códigos (3h); 7. Explorar dados e realizar análises (3h). Total de horas EaD = 21 horas. Especificar e justificar a sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infra-estrutura necessária aos docentes e alunos (correios, fax, computador, telefone e afins) Nos encontros presenciais (síncronos) será exposto o conteúdo e encaminhada a dinâmica de manuseio do software com os dados de pesquisa do cursista. No caso, serão exemplificados os procedimentos técnicos com dados criados para o curso de extensão e o estudante tem o decorrer da semana para treinar o procedimento técnico com seus prórprios dados de pesquisa. Descrever os recursos de instrução: impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeo, filmes e afins); outros (disquetes e afins), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso; e a sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a auto-instrução será a base do curso e descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento do aluno. Serão ofertadas fichas técnicas em formato PDF com a explicação do passo-a-passo para o manuseio do recurso do software explorado em cada uma das semanas. (aula1 –A pesquisa com Dados Qualitativos e seus diferentes enfoques, parte 1. Conhecendo a funcionalidade do ATLAS TI, parte 2) (aula 2- A inserção de dados textuais no ATLAS TI) (aula3 – Inserção de Dados Audiovisuais no ATLAS TI) (aula4 – A Inserção de Dados Sonoros no ATLAS TI) (Aula 5 – Construindo Redes entre grupos e categorizações) (Aula 6 – Mobilizando os dados categorizados nas pesquisas qualitativas) (Aula 7 – Fontes específicas de dados, com as Redes Sociais. Aula 8- Fechamento. A pesquisa Qualitativa pode escapar do Ementa: Apresentar as ferramentas básicas do ATLAS TI e alguns procedimentos de pesquisa com dados qualitativos. Referências Bibliográficas: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro, São Paulo, Edições 70, 2016. BAUER, M. W; GASKELL, G; ALUN, N. C. Qualidade, Quantidade e Interesses do Cohecimento. In: BAUER, M. W; GASKELL ( Ed.) Pesquisa Qualitativa com textos, Imagem e som: Um manual prático. Trad. Petrópolis. Vozes, 2008. BOURDIEU, P. Sociologia Geral Vol. 1: Lutas de Classificação. Cursdo no Collège de Franca (1981-1982), Trad. Fábio Ribeiro, Petrópolis, Vozes, 2020. Paugam, s; (Coord). A pesquisa Sociológica. Trad. Francisco Morás, Petrópolis, Vozes, 2015. POUPART, J. (et al). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos e Metodológicos; 4º ed. Trad. Ana Cristina Nasser, Petrópolis, Vozes, 2023. |
||||
Carga Horária: |
49 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Geraldo Sabino Ricardo Filho Maria da Graca Jacintho Setton Paula Alexandra Reis Bueno |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |