126209 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem como apoio ao Ensino Presencial |
Período da turma: | 10/07/2024 a 31/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo de Aprendizagem: utilizar de forma eficaz os recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para apoiar o processo de ensino e aprendizagem sejam em atividades presenciais ou online. Espera-se que os docentes ao final dessa experiência sejam capazes de identificar e aplicar os recursos apropriados para promover interação, avaliação e comunicação entre os estudantes, bem como integrar esses recursos de forma coesa e engajadora em suas abordagens educacionais.
Atividade proposta: desenvolvimento ou organização de ambiente Moodle para disciplina que está ministrando ou irá ministrar (ou de algum recurso aprendido), elaborando um filme ou apresentação da atividade para os demais participantes. A ideia é que no final do curso o estudante (professor USP) esteja com a sua disciplina implementada no Moodle. Formatos de oferecimento: Online Síncrono: Quatro encontros de três horas; Todos os oferecimentos irão utilizar o ambiente virtual Moodle como apoio às atividades, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=115070 Será disponibilizado para os docentes um template de AVA desenvolvido que pode ser utilizado nas disciplinas de graduação e pós-graduação. O objetivo do ambiente é facilitar a organização de materiais e informações disponíveis no sistema, além de envolver o estudante no processo da sua aprendizagem. Esse ambiente tem apresentado bons resultados entre os estudantes que o utilizaram, a partir de estudos realizados pelo LAE (FEA USP). Período de oferecimento: 10.07.2024 a 31.07.2024 Encontros síncronos: Quarta-feira, das 14:00 às 17:00 Carga Horária Ministrada • Atividades Presenciais Ministradas: 0h • Atividades à Distância Ministradas: 12:00h • Atividades à Distância Supervisionadas: 18:00h (atividades no ambiente virtual) • Total Ministrado: 30:00h Carga Horária Não Ministrada • Atividades não Supervisionadas: 10:00h • Total não Ministrado: 10:00h Carga Horária Total da Disciplina: 40:00h Detalhamento: Temática 1 a) Conceito de design educacional e como isso pode ajudar o oferecimento de cursos e disciplinas em diferentes formatos e modalidades. b) Modelos de design educacional e como eles afetam o processo de construção de uma disciplina ou curso. c) Modelo ADDIE d) Análise e Design de cursos ou disciplinas. e) Plano de Ensino e Aprendizagem e Matriz de Design Educacional. Temática 2 a) Desenvolvimento de cursos ou disciplinas a serem disponibilizadas em um ambiente virtual de aprendizagem. b) Storyboard c) Roteiro: por que e como fazer? d) Estrutura e fluxo de informação no processo de aprendizagem com o apoio das tecnologias Temática 3 a) Design de Interface e Design de Interação b) Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem c) Objetos de Aprendizagem Temática 4 a) Implementação de cursos ou disciplinas com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem b) Avaliação do design educacional c) Avaliação da aprendizagem Temática 5 a) Laboratório de Experiências: uma abordagem hands on. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 142 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Backx Noronha Viana Marta Mitsui Kushida Vanessa Itacaramby Pardim |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |