Atividade

126281 - Filosofia e pintura: Francis Bacon segundo Gilles Deleuze

Período da turma: 01/08/2024 a 15/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1: Apresentação geral da filosofia da diferença. Criação de conceitos. A relação entre arte e filosofia: literatura, pintura e cinema. Os intercessores. Estudos sobre Francis Bacon. Pintura e imagem.

Aula 2: Distinção entre a figura e o figurativo. Os três elementos da pintura: estrutura, Figura e contorno. Isolamento, atletismo, abjeção. Análise de quadros comentados.

Aula 3: Zona de indiscernibilidade. Carne e cabeça. Corpo, espírito e devir-animal. Possibilidades de interpretação no contexto da obra e do pensamento de Deleuze. Crítica da representação, intensidade e sensação.

Bibliografia básica

Deleuze, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

Silva, Cíntia. Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não representativas em Bacon e

Deleuze. Revista doispontos, Curitiba, São Carlos, vol. 11, n. 1, p.145-166, abril, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/32809. Acesso em: 22 maio 2024.

Machado, Roberto. Deleuze, a arte a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Pablo Enrique Abraham Zunino


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP