126301 - Transversalidade e metodologias ativas de aprendizagem |
Período da turma: | 09/09/2024 a 25/11/2024
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Descrição: | EMENTA
Partindo do conceito de transversalidade na educação, assumindo a construção de novas formas de se conceber as relações interpessoais e a escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população, esta disciplina introduzirá práticas fundadas nas metodologias ativas de aprendizagem que se propõe a repensar e reinventar. Nesse modelo educacional, o aluno dever ter um papel central e ativo na aprendizagem e na busca de conhecimento, co-construindo o mundo e a realidade, considerados sempre provisórios. PROGRAMA - Conceito de transversalidade na educação; - Metodologias de ensino que instrumentalizem alunos e alunas e para uma ação pedagógica que integre os conteúdos escolares tradicionais (como por exemplo, matemática, língua, história, geografia e ciências) aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas (tais como a ética, a sexualidade, o meio ambiente, a diversidade e os sentimentos); - Projetos de vida da juventude; - Bases teóricas das metodologias ativas de aprendizagem; - Epistemologia construtivista como base das metodologias ativas de aprendizagem - ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas - ABPP: Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos - Design Thinking - Cultura Maker - Outros modelos de metodologias ativas AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina e o controle de frequência serão realizadas por meio da elaboração de um portifólio individual. Este portifólio será composto de produções que representem a sua compreensão sobre os conteúdos trabalhados em cada uma das videoaulas da disciplina, podendo ser empregadas diferentes linguagens na sua produção. O essencial será que o cursista demonstre que houve compreensão do conteúdo abordado na videoaula. BIBLIOGRAFIA ARAÚJO, U. F. (2015). Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação. São Paulo: Summus. __________ (2002). A construção de escolas democráticas: histórias de complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna. GADOTTI ,M. Et alli (2004) . Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez Editora, Instituto Paulo Freire. MEC (2003). Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na comunidade. Brasília: SEB/MEC. PUIG, J. (2004). Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna. SASTRE, G. & MORENO, M. (2002). Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna. ARAÚJO, U. F. et al. “The reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools”. Educação Temática Digital, supl. Pesquisa, desenvolvimento e formação na educação, v. 16, n. 1, 2014, p. 84-89. ARAUJO, U. F.; CAVALCANTI, C.; GARBIN, M. C.; LOYOLLA, W. “A formação de professores para inovar a educação brasileira”. In: CAMPOS, F.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. v. 1. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 1-11. Araújo, U. F.; Sastre, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. BENDER, W. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014 BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017. CAMPOS, F.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. v. 1. Porto Alegre: Penso, 2019. DECKER, I. R.; BOUHUIJS, P. A. J. “Aprendizagem baseada em problemas e metodologia da problematização: identificando e analisando continuidades e descontinuidades nos processos de ensino-aprendizagem”. In: Araújo, U. F.; Sastre, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009, p. 177-204. IDEO (2011) Human Center Design – Ferramentas. 2.ed., trad. Tennyson Pinheiro, José Colucci Jr. e Isabela de Melo. PaloAlto-CA, USA: IDEO. Disponível em http://www.slideshare.net/mldamin/hcd-portuguese, acesso em ago/2012. HMELO-SILVER, C. E. “Problem-Based Learning: what and how do students learn?” Educational Psychologist Review, v. 16, n. 3, 2004, p. 235-66. Mahnaz M.; Woei H.; Nada D. (Org.). The Wiley Handbook of Problem-Based Learning. 1ed.Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2019, v. 1, p. 575-591 MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. PRINCE, M. “Does active learning work? A review of the research”. Journal Engineering Education, 93 (3), 2004, p. 223-231. |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Ulisses Ferreira de Araújo |
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