Atividade

126302 - Neurociências no ensino superior: estratégias para um desenvolvimento acadêmico saudável

Período da turma: 09/09/2024 a 20/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo Programático:
Semana 1: O Cérebro e a Aprendizagem
● Estrutura e funcionamento do cérebro;
● Plasticidade cerebral e aprendizagem;
● Como o cérebro processa e retém informações;

Semana 2: Memória
● Tipos de memória e sua relevância para o aprendizado;
● Estratégias baseadas em neurociências para melhorar a memória;
● Práticas de autorregulação da aprendizagem.

Semana 3: Sono e Saúde Mental
● A importância do sono para o funcionamento cerebral e o aprendizado;
● Como a privação de sono afeta o desempenho acadêmico;
● Dicas para melhorar a qualidade do sono e promover a saúde mental.

Semana 4: Gestão do Estresse e Ansiedade
● Efeitos do estresse e ansiedade no cérebro e na aprendizagem;
● Estratégias neurocientíficas para o gerenciamento do estresse;
● Técnicas de respiração e outras práticas de autorregulação emocional.

Semana 5: Uso e Abuso de Substâncias
● Impacto do abuso de substâncias psicoativas no sistema nervoso;
● Efeitos do uso de nootrópicos e psicoestimulantes na aprendizagem;
● Estratégias de redução de danos e promoção de hábitos saudáveis.

Semana 6: Nutrição e Exercício Físico
● Relação entre alimentação, exercício físico e desempenho cognitivo;
● Benefícios do exercício físico para a saúde mental;
● O papel da microbiota na saúde mental.

Metodologia:
O curso será em 6 modulos assíncronos, disponibilizados um por semana no ambiente virtual do Moodle Extensão da USP, com 5 horas de duração cada, compostos por: uma vídeoaula, materiais complementares e questionários pré e pós para avaliação da aprendizagem.
Avaliação:
Realização e submissão de todas as atividades assíncronas (questionários e vídeoaulas).

Bibliografia básica:
Kandel, E., Schwartz, J., Jessell, T., Siegelbaum, S., & Hudspeth, A. J. (2014). Princípios de neurociências. 5. ed. AMGH e Artmed.
Lent, R. (2008). Neurociência da Mente e do Comportamento. 4. ed. Guanabara Kooga
Lent, R. (2010). Cem bilhoes de neurônios : conceitos fundamentais de neurociência. Atheneu.
Machado, A. B. M., & Haertel, L. M. (2014). Neuroanatomia funcional (3rd ed.). Atheneu.
Oakley, B. (2021). LEARN LIKE A PRO: science-based tools to become better at anything. St Martins Essentials.
Oakley, B. A., Rogowsky, B., & Sejnowski, T. J. (2021). Uncommon sense teaching: practical insights in brain science to help students learn. Tarcherperigee, An Imprint Of Penguin Random House Llc.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10000
 
Ministrantes: Ana Júlia de Oliveira Cerveira
Ana Júlia Ribeiro
Fabiana Maris Versuti
Fernando Eduardo Padovan Neto
Isabella Wada e Pucci
João Roberto Lopes de Azevedo
Raquel Messi Falcoski
Vitor Rabelo de Sá


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP