126302 - Neurociências no ensino superior: estratégias para um desenvolvimento acadêmico saudável |
Período da turma: | 09/09/2024 a 20/10/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo Programático:
Semana 1: O Cérebro e a Aprendizagem ● Estrutura e funcionamento do cérebro; ● Plasticidade cerebral e aprendizagem; ● Como o cérebro processa e retém informações; Semana 2: Memória ● Tipos de memória e sua relevância para o aprendizado; ● Estratégias baseadas em neurociências para melhorar a memória; ● Práticas de autorregulação da aprendizagem. Semana 3: Sono e Saúde Mental ● A importância do sono para o funcionamento cerebral e o aprendizado; ● Como a privação de sono afeta o desempenho acadêmico; ● Dicas para melhorar a qualidade do sono e promover a saúde mental. Semana 4: Gestão do Estresse e Ansiedade ● Efeitos do estresse e ansiedade no cérebro e na aprendizagem; ● Estratégias neurocientíficas para o gerenciamento do estresse; ● Técnicas de respiração e outras práticas de autorregulação emocional. Semana 5: Uso e Abuso de Substâncias ● Impacto do abuso de substâncias psicoativas no sistema nervoso; ● Efeitos do uso de nootrópicos e psicoestimulantes na aprendizagem; ● Estratégias de redução de danos e promoção de hábitos saudáveis. Semana 6: Nutrição e Exercício Físico ● Relação entre alimentação, exercício físico e desempenho cognitivo; ● Benefícios do exercício físico para a saúde mental; ● O papel da microbiota na saúde mental. Metodologia: O curso será em 6 modulos assíncronos, disponibilizados um por semana no ambiente virtual do Moodle Extensão da USP, com 5 horas de duração cada, compostos por: uma vídeoaula, materiais complementares e questionários pré e pós para avaliação da aprendizagem. Avaliação: Realização e submissão de todas as atividades assíncronas (questionários e vídeoaulas). Bibliografia básica: Kandel, E., Schwartz, J., Jessell, T., Siegelbaum, S., & Hudspeth, A. J. (2014). Princípios de neurociências. 5. ed. AMGH e Artmed. Lent, R. (2008). Neurociência da Mente e do Comportamento. 4. ed. Guanabara Kooga Lent, R. (2010). Cem bilhoes de neurônios : conceitos fundamentais de neurociência. Atheneu. Machado, A. B. M., & Haertel, L. M. (2014). Neuroanatomia funcional (3rd ed.). Atheneu. Oakley, B. (2021). LEARN LIKE A PRO: science-based tools to become better at anything. St Martins Essentials. Oakley, B. A., Rogowsky, B., & Sejnowski, T. J. (2021). Uncommon sense teaching: practical insights in brain science to help students learn. Tarcherperigee, An Imprint Of Penguin Random House Llc. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10000 | ||||
Ministrantes: |
Ana Júlia de Oliveira Cerveira Ana Júlia Ribeiro Fabiana Maris Versuti Fernando Eduardo Padovan Neto Isabella Wada e Pucci João Roberto Lopes de Azevedo Raquel Messi Falcoski Vitor Rabelo de Sá |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |