126699 - MÓDULO - PLANEJAMENTO, PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR E LIDERANÇA |
Período da turma: | 23/05/2025 a 24/10/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Avaliação institucional
Realizar abordagens teórico-metodológicas sobre a avaliação institucional. Discutir a relevância dos indicadores educacionais, contribuição e fortalecimento da gestão escolar. Comunicação estratégica para gestão de equipes Apresentar técnicas de comunicação interna para engajar os colaboradores, equipes e setores aos objetivos da instituição. Bibliografia Melchior, M.C. 2015. Avaliação Institucional da Escola Básica. Chiado Editora, Lisboa, Portugal. Müller, A. 2001. Avaliação institucional da gestão escolar na escola pública: a democracia no processo decisório. Brasil: EDUNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. Drogas na escola: educação e prevenção Discutir sobre drogas como causadores de problemas e apresentar ações integradas para prevenção e promoção do bem-estar na escola. Bibliografia Messias, E. 2022. Prevenção do uso de drogas no contexto escolar: é possível tentar despertar a prevenção.... Editora Dialética. São Paulo, SP, Brasil. Aquino, J. G. 1998. Drogas na escola. SUMMUS Editora, São Paulo, SP, Brasil. Pinsky, I.; Pazinatto, C. 2014. Álcool e Drogas na Adolescência: um guia para pais e professores. Editora Contexto, São Paulo, SP, Brasil. Educação sexual na escola Promover a reflexão da Educação sexual no Projeto Político-Pedagógico e discutir estratégias para abordagem com os alunos sobre questões preventivas e de orientação. Bibliografia Furlani, J. 2017. Educação sexual na sala de aula: Relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Autêntica Editora, Belo Horizonte, MG, Brasil. Fiorini, J.S. 2020. Educação Sexual Na Escola: Currículo e Práticas. Editora UNESP, São Paulo, SP, Brasil. Empreendedorismo no contexto da educação escolar Apresentar atitude e comportamento empreendedor inovador e criativas. Discutir sobre a educação empreendedora, importância e impacto na vida profissional do aluno. Bibliografia Moreira, H.C.C.L.; Dias, R.F.N.C., Junio, S.S.; Souza, F.R.S.; Peres, J.L.; Patricio, L.A.; Santos, A.D.M.; Miranda, A.L.; Borges, A.L.A.; Tenarelle, C.S.; Lima, J.A.; Macêdo, M.G.; Sales, J.M.S. 2019. Educação empreendedora em diferentes contextos. Viseu, Maringá, PA, Brasil. Kotlher, P. 2000. Administração de Marketing. 12ed. Prentice Hall. São Paulo, SP, Brasil. Lopes, R.M.A. 2010. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Elsevier. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Marcondes, L.P.; Farah, O.E.; Cavalcanti, M. 2020. Empreendedorismo estratégico: Criação e gestão de pequenas empresas. Brasil: Cengage Learning. São Paulo, SP, Brasil. Gerenciamento de projetos educacionais Compreender os conceitos inerentes à gestão de projetos; identificar estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos; e, desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos. Bibliografia Boyadjian, J.C. 2019. Gestão de projetos: conhecendo os grupos de processos e suas áreas de conhecimento. Editora Pecege, Piracicaba, SP, Brasil. Carvalho, M.M.; Rabechini Junior, R. 2018. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Kerzner, H. 2020. Gestão de projetos: as melhores práticas. 4ed. Bookman, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Maximiano, A.C.A. 2014. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. 5ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Transformação organizacional na escola Apresentar estratégias que permitam que o gestor planejar e implementar mudanças organizacionais na escola com o objetivo de melhorar a sua eficácia. Discutir o papel do gestor como agente de transformação organizacional. Bibliografia Aguilera, J.C.; Lazarini, L.C. 2009. Gestão estratégica de mudanças corporativas: tumaround, a verdadeira destruição criativa. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil. Coutinho, H. 2021. Gestão dialógica de mudança organizacional. Expressa, São Paulo, SP, Brasil. Félix, M.F.C. 1986. Administração escolar: Um problema educativo ou empresarial. 3ed. Cortez, Autores Associados. São Paulo, SP, Brasil. Gestão da qualidade Conhecer os fundamentos e as ferramentas da gestão da qualidade em ambientes escolares e não escolares que atendam aos desafios da contemporaneidade. Bibliografia Lobo, R.N. 2019. Gestão da qualidade. 2ed. Erica, São Paulo, SP, Brasil. Paladini, E.P. 2019. Gestão da qualidade: teoria e prática. 4ed. Atlas. São Paulo, SP, Brasil. Rodrigues, M.V. 2020. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e produtividade (GEIQ). 6ed. rev., ampl. GEN Atlas. São Paulo, SP, Brasil. Gestão de conflitos na escola Conhecer ferramentas, estratégias e habilidades que possibilitem o gerenciamento de soluções de conflitos e o desenvolvimento de boas relações e bem-estar da comunidade escolar. Bibliografia Berg, E.A. 2012. Administração de Conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. Juruá. Curitiba, PR, Brasil. Goleman, D. 2001. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Objetiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pickering, P. 2002. Como administrar conflitos profissionais: técnicas para transformar os conflitos em resultados. Market Books. São Paulo, SP, Brasil. Interdisciplinaridade e transversalidade em projetos Compreender o conceito de interdisciplinaridade e transversalidade na educação e abordar a construção de projetos em rede. Bibliografia Araújo, F.D.M. 2013. A prática da transversalidade na Formação de Professores: Reflexos no Ensino Básico. Paco Editorial. Jundiaí, SP, Brasil. Nogueira, M.L.S.L.S. 2017. Práticas interdisciplinares. Editora Appris. Curitiba, PR, Brasil. Philippi Jr, A.; Fernandes, V. (eds.). 2015. Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Editora Manole. Barueri, SP, Brasil. Marketing no contexto da educação escolar Conscientizar o aluno da importância da visão empresarial nas escolas, incentivando o espírito empreendedor e demonstrando ações de marketing escolar que podem ser trabalhadas. Bibliografia Kotlher, P. 2000. Administração de Marketing. 12ed. Prentice Hall. São Paulo, SP, Brasil. Las Casas, A.L.; Las Casas, J.L. 2019. Marketing de serviços: como criar valores e experiências positivas aos clientes. 7ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil. Sarquis, A.B.; Matos, O.A.; Soares, J.C. 2020. Práticas de marketing interno na instituição de ensino. Anais... XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Florianópolis, SC, Brasil. Teixeira, M.V. 2019. Marketing digital.Editora Pecege, Piracicaba, SP, Brasil. Motivação e criatividade no espaço escolar Discutir a criatividade como competência para a resolução de problemas e implementação de novas formas de aprendizagem. Bibliografia Boruchovitch, E.; Bzuneck, J.A.; Guimarães, S.E.R. 2010. Motivação para aprender: Aplicações no contexto educativo. Vozes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Weinstein, C.S.; Novodvorsky, I. 2015. Gestão da sala de aula: Lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. AMGH Editora. Porto Alegre, RS, Brasil. Guimarães, S.E.R.; Boruchovitch, E. 2004. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: Uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicol. Relfex. Crit. 17(2): 143-150. Alencar, E.M.L.S.; Fleith, D.S.; Boruchovitch, E.; Borges, C.N. 2015. Criatividade no ensino fundamental: Fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 31(1): 105-114. Bohrer, R.S. 1981. Motivação - Abordagem crítica da Teoria de Maslow pela propaganda. Rev. Adm. Empres. 21(4): 43-47. O projeto político-pedagógico da escola Refletir os processos de elaboração do Projeto Político-Pedagógico, apresentar aplicações práticas e seus desafios da elaboração. Apresentar mecanismos de avaliação da implementação do projeto, reavaliação as estratégias estabelecidas e reelaboração de metas e ideais. Bibliografia Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. Gallego, R.C.; Silva, V.B. Projeto político pedagógico. Piracicaba, SP: Editora Pecege, 2019. Veiga, I.P.A. 1995. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus, Campinas, SP, Brasil. Planejamento estratégico Desenvolver a compreensão sobre os conhecimentos fundamentais sobre planejamento estratégico relacionado ao ambiente escolar. Bibliografia Chiavenato, I. 2004. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Pioneira Thomson Learning, São Paulo, SP, Brasil. Pagliuso, A.T.; Cardoso, R.; Spiegel, R. 2010. Gestão Organizacional: O desafio da construção do modelo de gestão. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil. Vasconcellos, E.; Hamsley, J. 1986. Estrutura das Organizações. EDUSP/Pioneira, São Paulo, SP, Brasil. Robbins, S.P. 2009. Fundamentos do comportamento organizacional. 8ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil. Preconceito e bullying na escola Discutir formas de minimizar o Preconceito e bullying na escola, compreender o motivo pelos quais ocorrem para poder promover a reflexão e possibilidades reais de inserir no Projeto Político-Pedagógico. Bibliografia Adorno, T.W. 1995. “Educação após Auschwitz”. In: Adorno, T.W. Educação e Emancipação”. Paz e Terra, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Adorno, T.W. 2019. Estudos sobre a Personalidade Autoritária. Trad. Francisco Lopez Toledo Correa, Virginia Helena Ferreira da Costa, Carlos Henrique Pissardo. Editora da Unesp, São Paulo, SP, Brasil. Crochick, J.L.; Crochick, N. 2017. Bullying, Preconceito e Desempenho Escolar: uma nova perspectiva. Benjamin editorial, São Paulo, SP, Brasil. Freud, S. 2011. Mal-estar na civilização e outros trabalhos. Trad. Paulo Cesar Souza. Cia. das Letras, São Paulo, SP, Brasil. Relações interpessoais e liderança Identificar a relevância das relações interpessoais no ambiente escolar e discutir o direcionamento dessas relações. Proporcionar aos alunos uma visão sobre a liderança nas organizações, identificar a relevância das relações interpessoais para o desenvolvimento das relações humanas. Bibliografia Chiavenato, I. 2008 Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ed. Manole, São Paulo, SP, Brasil. Chiavenato, I. 2004. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Pioneira Thomson Learning, São Paulo, SP, Brasil. Alves, M.G.; Beraza, M.A.Z. 2021. Redefinindo a pedagogia universitária: a difícil passagem do singular para o coletivo – p.10-28. In: Pedagogia no ensino superior: a (in)visibilidade do trabalho docente. Instituto de Educação. Lisboa, Portugal. Nóvoa, A.; Humberman, M.; Goodson, I.F.; Holly, M.C.M.; Gonçalves, J.A.M.; Fontoura, M.M.; Bem-Peretz, M. 2013. Vidas de professores. p. 31-61. In: O ciclo de vida profissional dos professores. Porto Editora, Porto, Portugal. Tópicos especiais Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos na área de gestão escolar. Bibliografia Será disponibilizada no decorrer do curso conforme o tema abordado no tópico. *Disciplinas e ementas sujeitas a alteração. |
||||
Carga Horária: |
103 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 900 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Ana Carolina Messias Shinoda Armando Terribili Filho Clarice Sandi Madruga Denise de Moura Eduardo Pinto Vilas Boas Jose Leon Crochick Luci Regina Muzzeti Maria Angelica Penatti Pipitone Nilson Jose Machado Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz Rosebelly Nunes Marques Vivian Batista da Silva |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |