126728 - Módulo Gestão de Negócios Sustentáveis |
Período da turma: | 27/10/2025 a 11/05/2026
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Descrição: | Negócios Sociais
Definição de negócio social. Escopo de atuação dos negócios sociais. A atuação de grandes corporações: programas e joint ventures com fins sociais. Processo de concepção e implantação de negócios sociais. Estratégias de negócios sociais: engajamento da população local. Cases de negócios sociais. Métricas de desempenho. Réplica e expansão. Estratégias de comunicação ao público e à sociedade. Referências bibliográficas: AMATO NETO, João et al. ESG investing: um novo paradigma de investimentos? São Paulo: Blucher, 2022. MACKEY, John; SISODIA, Raj. Capitalismo Consciente. Editora Alta Books, 2018. SISODIA, Raj; GELB, Michael J. Empresas que curam: despertando a consciência dos negócios para ajudar a salvar o mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. Estratégias ESG Temas materiais. Definição de temas materiais: contexto da organização; identificação, avaliação e priorização de impactos. Planejamento: linhas de base; definição de indicadores; metas; ações; e resultados esperados. Compromissos públicos. Exemplos de estratégias ESG no Brasil e no mundo. Referências bibliográficas: AMATO NETO, João et al. ESG investing: um novo paradigma de investimentos? São Paulo: Blucher, 2022. ATCHABAHIAN, Ana Cláudia Ruy C. ESG: Teoria e prática para a verdadeira sustentabilidade nos negócios. Editora Saraiva, 2022. SOLER, Fabricio; PALERMO, Caroline (coord.). ESG (ambiental, social e governança): da teoria à prática. 1. ed. São Paulo: Expressa, 2023. Finanças Sustentáveis Investimentos ESG. Estratégias de Investimentos ESG: triagem; Best-in-Class; integração; investimentos focados; e engajamento. Investimentos de Impacto. Fundos de investimento ESG. Social Return on Investment (SROI): definição do escopo de análise; a identificação dos indicadores; valoração de indicadores; e cálculo. Teoria da Mudança e Mapa de Impacto. Avaliação de risco ambiental na concessão de financiamentos. Referências bibliográficas: AMATO NETO, João et al. ESG investing: um novo paradigma de investimentos? São Paulo: Blucher, 2022. KASSAI, José Roberto; CARVALHO, Nelson; KASSAI, José Rubens Seyiti. Contabilidade ambiental: relato integrado e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2019. OLIVEIRA, Sonia Valle Walter Borges de; LEONETI, Alexandre; CEZARINO, Luciana O. Sustentabilidade: princípios e estratégias. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2019. Marketing e Comunicação ESG Comportamento do consumidor e consumo consciente. Valores, ética e marketing de sustentabilidade. Marketing social. Marketing ambiental. Produto ecológico: conceito; ciclo de vida; certificação; ecodesign; embalagens ambientalmente corretas; e tecnologia verde. Preços de produtos ecológicos. Instrumentos de promoção de produtos ecológicos. Marca ecológica. Referências bibliográficas: ALVES, Ricardo Ribeiro. Marketing ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde. Barueri: Manole, 2016. DIAS, Reinaldo. Marketing Ambiental: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios, 2ª edição. Grupo GEN, 2014. SCHIAVINI, Janaina Mortari; MARANGONI, Elaine. Marketing digital e sustentável. Porto Alegre: SAGAH, 2020. SIQUEIRA, Erica Hevellin da Silva. Marketing sustentável. São Paulo: Platos Soluções Educacionais, 2021. Relatórios ESG Critérios de avaliação ESG. Definição, gestão e elaboração de relatórios sobre os mecanismos de governança, impactos ambientais e sociais de uma organização. Indicadores ESG. O papel das lideranças nos relatórios de sustentabilidade. Referências bibliográficas: AMATO NETO, João et al. ESG investing: um novo paradigma de investimentos? São Paulo: Blucher, 2022. ATCHABAHIAN, Ana Cláudia Ruy Cardia. ESG: teoria e prática para a verdadeira sustentabilidade nos negócios. São Paulo: Expressa, 2022. SOLER, Fabricio; PALERMO, Caroline (coord.). ESG (ambiental, social e governança): da teoria à prática. 1. ed. São Paulo: Expressa, 2023. Diversidade e Inclusão Conceitos de diversidade. Contextualização histórica e suas reações. Os principais estudos sobre diversidade e inclusão. Contextualização do tema no Brasil. Gestão da diversidade. Dificuldades e justificativas para as práticas de gestão de diversidade. Inclusão enquanto conceito e aplicação nas organizações. Diversidade, inclusão e desempenho organizacional. Algumas provocações sobre o tema e sua emergência no atual cenário. Referências bibliográficas: COX, Jr. T.; BLAKE, Stacy. Managing cultural diversity: implications for organizational competitiveness. Academy of Management Executive; v. 5, n. 3, 1991. COX, Jr. T. The multicultural organization. Academy of Management Executive, v. 5, n. 2, 1991. CROSS, E. Y.; KATZ, J. H., MILLER, F. SEASHORE, E. W. The promise of diversity. Burr Ridge, IL: Irwin, 1994. FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural: experiência de empresas brasileiras. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul/set 2000. GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1963. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005. HANASHIRO, D. M. M.; CARVALHO, S.G. Diversidade Cultural: Panorama Atual e Reflexões para a Realidade Brasileira. Ed. 47, Vol. 11, N.5, 2005 HANASHIRO, D. M. M. Convivendo com a Diversidade Cultural. In: HANASHIRO, D. M. M HOFSTEDE, G. Culture’s consequences: international differences in work related values, Bervely Hills, SAGE, 1988. MAHZARIN, Banaji; GREENWALD, Anthony. Blind SPOT: Hidden Biases of good people. Agosto, 2016. NKOMO, S.M.; COX, Jr, T. Diversidade e identidade nas organizações. In: CLEGG, S.R. et al. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo, Atlas, 2007 SARAIVA, Luiz Alex Silva; IRIGARAY, Hélio Arthur dos Reis. Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso? Rev. adm. empres., Set 2009, vol.49, no.3, p.337-348. ISSN 0034-7590 TAJFEL, Henri (Ed.). Differentiation between social groups: studies in the social psychology of intergroup relations. London: Academic Press, 1978. p.61-76. TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. Gestão de Capital Humano O papel da Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Recrutamento e seleção. Capacitação de pessoas: avaliação de necessidades, programas de treinamento, execução e avaliação de resultados. Fontes de resistência à mudança. Avaliação de desempenho e feedback. People Analytics. Ferramentas para People Analytics. Estágios de maturidade de People Analytics nas organizações. Casos de aplicação de People Analytics e exemplos de resultados alcançados. Criação de uma cultura de análise de dados de pessoas. BITENCOURT, Claudia. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. FÁVERO, L.P.L.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Editora Elsevier, 2017. FÁVERO, L.P.L.; BELFIORE, P. Data Science for Business and Decision Making. Editora Academic Press, 2019. FERRAR, J.; GREEN, D. Excellence in People Analytics: How to Use Workforce Data to Create Business Value. Editora Kogan Page, 2021. FERREIRA, Patricia Itala. Gestão de pessoas: gestão por competências. Rio de Janeiro: LTC, 2015. GHATAK, R. People analytics: data to decisions. Editora Springer, 2022. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. GRIFFIN, Ricky W.; MOORHEAD, Gregory. Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2016. LEONARDI, P.; CONTRACTOR, N. Better People Analytics. 2018. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016. WABER, B. People Analytics: How Social Sensing Technology Will Transform Business and What It Tells Us about the Future of Work. Editora FT Press, 2013. Liderança ESG A importância do autoconhecimento para o líder de pessoas. Estilos de liderança e os impactos para as equipes. O papel do líder na formação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. As complexidades que envolvem a arte de liderar. Líder Coach. Papel da liderança na cultura organizacional. Liderança compassiva. Referências bibliográficas: AZUMA, L. Liderança Compassiva. Editora Multifoco, 2023. BITENCOURT, Claudia. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. MCSHANE, Steven L.; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. E-book. REGATO, Vilma Cardoso. Psicologia nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. E-book. VALLE, Caio Almeida. Inteligência emocional: aprenda a se comunicar e controlar melhor suas emoções. 2016. E-book. Gestão de Riscos ESG Método para construção de matriz de risco em sustentabilidade. Modelo de avaliação de riscos. Key Risk Indicators (KRI). Maturidade em gestão de risco. Sistema de identificação e monitoramento de risco. Técnicas de análise de riscos. Assertivas de risco. Materialidade e gestão de riscos. Segurança da Informação e Cybersecurity. Referências bibliográficas: GIL, Antonio de L.; ARIMA, Carlos H.; NAKAMURA, Wilson T. Gestão: controle interno, risco e auditoria. Editora Saraiva, 2013. INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – IBGC. Gerenciamento de riscos corporativos: evolução em governança e estratégia. São Paulo: IBGC, 2017. LIMA, Fabiano Guasti. Análise de riscos. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2023. MARKS, Norman. World-Class Risk Management. 2015. PADOVEZE, Clóvis Luís; BERTOLUCCI, Ricardo Galinari. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria: Enterprise Risk Management (ERM). 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. PIZO, Frank. Mapeamento de controles internos Sox. São Paulo: Atlas, 2018. Gestão de Crises Reputacionais Compliance e a proteção da reputação. Comunicação de risco. Modelos de comunicação de risco: modelo dos 6 passos; modelo do mapa de mensagens; e diálogo com parceiros. Prevenção de Corporate Greenwashing. Prevenção de Social Washing. Gestão e comunicação de crises. Ciclo de vida da crise. Plano de crises: objetivos; escopo; referências (legislação, normas e políticas); e definições. Comitê de gestão de crises. Resposta à crise. Mapeamento e monitoramento das redes sociais. Referências bibliográficas: NETO, Belmiro Ribeiro da S. Comunicação corporativa e reputação: construção e defesa da imagem favorável. Editora Saraiva, 2010. SAAD-DINIZ, Eduardo. Ética negocial e compliance. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019. ULMER, Robert R.; SELLNOW, Timothy L.; SEEGER, Matthew W. Effective crisis communication. California: Sage Publications, 2007. Gestão de Stakeholders Gestão de relacionamento e lealdade do cliente. Sustentabilidade socioambiental na cadeia de fornecedores e de suprimentos: visão sistêmica e ferramentas de gestão. Relacionamento com investidores. Características da devida diligência em direitos humanos. Partes interessadas. Ações de prevenção e controle de riscos e impactos aos direitos humanos. Monitoramento. Divulgação e comunicação das ações adotadas. Impacto social: áreas de influência; análise de riscos e potenciais impactos de empreendimentos sobre as comunidades locais; indicadores de melhoria social; preparo para situações emergenciais (emergency preparedness and response); projetos comunitários de inclusão e desenvolvimento sustentável. Referências bibliográficas: FACHIN, Melina Girardi; CAMBI, Eduardo; PORTO, Letícia De Andrade. Constituição e direitos humanos: tutela dos grupos vulneráveis. São Paulo: Grupo Almedina, 2022. FLORIT, Luciano Félix; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; PHILIPPI JR., Arlindo (ed.). Ética socioambiental. Barueri: Manole, 2019. LAURENTIZ, Victoria (org) Corrupção, direitos humanos e empresa. Belo Horizonte: D´Plácido, 2017. MARINHO, Bernadete de L.; AMATO, Lucas F.; NETO, João A.; et al. Gestão estratégica de fornecedores e contratos - uma visão integrada - 1ª Edição. Editora Saraiva, 2014. MAZZUOLI, Valerio de O. Curso de Direitos Humanos. Grupo GEN, 2021. OCDE. Guia da OCDE de Devida Diligência para uma Conduta Empresarial Responsável. 2018. Disponível em: https://mneguidelines.oecd.org/guia-da-ocde-de-devida-diligencia-para-uma-conduta-empresarial-responsavel-2.pdf. PIOVESAN, Flávia; CRUZ, Julia Cunha. Curso de direitos humanos: sistema interamericano. Rio de Janeiro: Forense, 2021. SPAREMBERGER, Ariosto. Vendas: Fundamentos e Relacionamento com os Clientes. Editora Unijuí, 2019. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. |
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Carga Horária: |
113 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 900 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Andreia Camargo Marques Postal Carlos Eduardo de Freitas Vian Eduardo Saad Diniz Gilberto Tadeu Shinyashiki Jaime Caetano de Almeida Roberto Hoffmann Palmieri |
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