126881 - MÓDULO - VISÃO INTEGRADA DA GESTÃO |
Período da turma: | 14/05/2026 a 29/10/2026
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Descrição: | CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE INDICADORES
Tópicos e Conteúdos: • Fundamentos da Contabilidade Gerencial: Introdução aos princípios e práticas fundamentais da contabilidade gerencial. • Relatórios Contábeis e Estática Patrimonial: Preparação e análise de relatórios contábeis, foco em ativos, passivos e patrimônio líquido. • Balanço Patrimonial e Grupos de Contas: Detalhamento das categorias e classificação de contas no balanço patrimonial. • Análise Financeira do Balanço Patrimonial: Técnicas para avaliar a saúde financeira da empresa através do balanço patrimonial. • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): Compreensão e análise dos resultados operacionais e não operacionais. • Elaboração e Análise de Demonstrações Contábeis: Metodologia para a preparação e análise crítica das demonstrações financeiras. • Análise de Balanços e Indicadores Financeiros: Uso de indicadores financeiros para avaliar desempenho e estabilidade. • Aplicações Práticas em Contabilidade Gerencial: Implementação de técnicas contábeis para tomada de decisão estratégica. • Tendências Modernas em Contabilidade Gerencial: Exploração das novas práticas e tecnologias emergentes no campo da contabilidade. Referências Bibliográficas Atualizadas: ASSAF NETO, Alexandre. Estruturas e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico-Financeiro. 13ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021. ISBN 9788597024852. MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade Empresarial. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2020. ISBN 9788597018695. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Avançada. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020. ISBN 9788547224776. WEIL, Roman L.; SCHIPPER, Katherine; FRANCIS, Jennifer. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods, and Uses. 15ª ed. Cengage Learning, 2021. ISBN 9780357033852. KIESO, Donald E.; WEYGANDT, Jerry J.; WARFIELD, Terry D. Intermediate Accounting. 17ª ed. Wiley, 2021. ISBN 9781119503668. LIDERANÇA E PROFESSIONAL SKILLS Tópicos e Conteúdos: • Fundamentos de Liderança e Comportamento Individual: Exploração das variáveis que influenciam o comportamento individual e grupal nas organizações. • Liderança e Poder: Análise das dinâmicas de poder e sua relação com a liderança eficaz. • Desenvolvimento de Soft Skills: Importância e desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação. • Competências Comportamentais e Emocionais: Enfoque nas competências emocionais críticas para líderes em ambientes de alta pressão. • Habilidades Sociais e Aprendizagem: Métodos para melhorar a interação social e a aprendizagem contínua de novas competências. • Gestão da Incerteza e Mudança Organizacional: Estratégias para liderar em tempos de incerteza e conduzir processos de mudança. • Tecnologias Digitais e Liderança: Impacto da digitalização nas práticas de liderança e na transformação organizacional. • Liderança para Sustentabilidade e Inovação: Abordagens para integrar sustentabilidade e inovação nas práticas de liderança. Referências Bibliográficas Atualizadas: NEVES, Edmo Colnaghi. Compliance Empresarial: O Tom da Liderança. São Paulo: Trevisan, 2020. ISBN 9788595450332. BLANCHARD, Ken. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2021. ISBN 9788582605240. GEORGE, Bill; SIMS, Peter. True North: Discover Your Authentic Leadership. Revised ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2021. ISBN 9781119845113. BROWN, Brené. Dare to Lead: Brave Work. Tough Conversations. Whole Hearts. New York: Random House, 2021. ISBN 9780399592522. GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. Primal Leadership: Unleashing the Power of Emotional Intelligence. 10th Anniversary Edition. Boston: Harvard Business Review Press, 2020. ISBN 9781422168035. GESTÃO DA MUDANÇA (CHANGE MANAGEMENT) Tópicos e Conteúdos: • Posicionamento Estratégico e Mudança Organizacional: Exploração de como a mudança estratégica é planejada e implementada. • Cultura Organizacional na Gestão de Mudanças: Análise do impacto da cultura organizacional em processos de mudança. • Liderança em Mudança: O papel crítico dos líderes como agentes de transformação. • Principais Modelos de Gestão de Mudança: Aplicação e comparação dos modelos HCMBOK e ADKAR. • Modelos de Mudança de Comportamento: Estratégias para mudar comportamentos individuais e organizacionais. • Resistência à Mudança: Táticas para identificar, entender e superar a resistência. • Barreiras ao Sucesso: Discussão sobre os desafios e falhas comuns em programas de mudança. • Transformação Digital: Integração de tecnologias digitais na gestão de mudança. • Sustentabilidade e Mudança Organizacional: Incorporação de práticas sustentáveis nos processos de mudança. Referências Bibliográficas Atualizadas: KOTTER, John P. Leading Change. New ed. Boston: Harvard Business Review Press, 2022. ISBN 9781422157299. FRANCO JUNIOR, Carlos. Administração Moderna: Integrando Estratégia e Coaching Diante das Mudanças. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020. ISBN 9788553131389. BRIDGES, William. Managing Transitions: Making the Most of Change. 4th ed. Philadelphia: Da Capo Press, 2021. ISBN 9780738219653. DUCK, Jeanie Daniel. The Change Monster: The Human Forces that Fuel or Foil Corporate Transformation and Change. Revised ed. New York: Crown Business, 2020. ISBN 9780609607719. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Navigating Complexity: A Practice Guide. New ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2021. ISBN 9781628250366. AGUILERA, José Carlos; LAZARINI, Luiz Carlos. Gestão Estratégica de Mudanças Corporativas: Turnaround, a Verdadeira Destruição Criativa. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2021. ISBN 9788553131396. GROWTH HACKING E NEGÓCIOS EXPONENCIAIS Tópicos e Conteúdos: • Fundamentos de Growth Hacking: Exploração dos conceitos básicos e das técnicas utilizadas para impulsionar o crescimento rápido e sustentável. • Comparação entre Organizações Lineares e Exponenciais: Análise das diferenças estruturais e estratégicas entre organizações tradicionais e aquelas com crescimento exponencial. • Drivers de Crescimento e Táticas: Estudo de casos e métodos que potencializam o crescimento empresarial através de hacks eficazes. • Estratégias para Viralização e Engajamento de Produto: Técnicas para maximizar a experiência do usuário e promover a viralização. • Otimização de Mídia e Práticas de SEO: Implementação de Search Engine Optimization (SEO), Conversion Rate Optimization (CRO) e outras técnicas digitais para aumentar a visibilidade e a conversão. • Agilidade em Growth Hacking: Aplicação de métodos ágeis para iterar e escalar estratégias de crescimento rapidamente. • 5Ps do Growth Hacking e Funil de Marketing: Detalhamento dos cinco pilares essenciais do Growth Hacking e como eles se integram ao funil de marketing. • Marketing Tradicional vs. Growth Hacking: Comparativo entre as abordagens tradicionais de marketing e as estratégias de growth hacking. • Bullseye Framework: Exploração deste framework para identificar os canais de marketing mais eficazes para impulsionar o crescimento. Referências Bibliográficas Atualizadas: ELLIS, Sean; BROWN, Morgan. Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido. Nova edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN 9788550816159. HOLIDAY, Ryan. Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising. 2ª ed. New York: Portfolio, 2021. ISBN 9780593422022. FISHKIN, Rand. Lost and Founder: A Painfully Honest Field Guide to the Startup World. New York: Portfolio, 2020. ISBN 9780735213326. ANGELOV, Neno. The Growth Hacking Book: Most Guarded Growth Marketing Secrets the Silicon Valley Giants Don't Want You to Know. Independently Published, 2021. ISBN 9781098119653. AMOS, Tiffani Bova. Growth IQ: Get Smarter About the Choices that Will Make or Break Your Business. New York: Portfolio, 2021. ISBN 9780525534402. CADEIA DE SUPRIMENTOS, MANUFATURA E OPERAÇÕES Tópicos e Conteúdos: • Planejamento Estratégico de Operações: Exploração das metodologias de planejamento das operações empresariais para alinhamento com os objetivos estratégicos. • Gestão da Cadeia de Suprimentos e ECR (Efficient Consumer Response): Técnicas para melhorar a integração e resposta eficiente ao consumidor ao longo da cadeia de suprimentos. • Estratégia de Suprimentos: Desenvolvimento de estratégias para otimizar as aquisições e parcerias. • Gestão de Estoques: Métodos avançados para controle e otimização de estoques. • Previsão de Demanda: Técnicas de previsão para alinhar a produção com as expectativas de mercado. • Planejamento da Produção: Implementação de sistemas de planejamento para maximizar a eficiência produtiva. • Capacidade de Manufatura: Estratégias para gerenciar e expandir a capacidade produtiva. • Planejamento de Materiais: Técnicas de gestão de materiais para otimizar o uso de recursos. • Logística Empresarial: Abordagens modernas para a gestão logística, desde o transporte até a entrega final. • Impacto da Tecnologia na Cadeia de Suprimentos: Exploração do papel da tecnologia, especialmente a Indústria 4.0, na transformação das operações. Referências Bibliográficas Atualizadas: CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de Cadeias de Suprimentos e Logística: Integração na Era da Indústria 4.0. 3ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2021. ISBN 9788597028430. GROOVER, Mikell P. Fundamentos da Moderna Manufatura. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. ISBN 9788521634126. CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e de Operações: O Essencial. 4ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597013788. CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. 7th ed. Pearson, 2021. ISBN 9780135175143. HEIZER, Jay; RENDER, Barry; MUNSON, Chuck. Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management. 13th ed. Pearson, 2021. ISBN 9780135225837. BIG DATA E INTELIGÊNCIA NA GESTÃO DE DADOS Tópicos e Conteúdos: • Fundamentos de Big Data: Exploração da definição, características e campos de aplicação do Big Data. • Cloud Computing e Bancos de Dados nas Nuvens: Análise das diferentes categorias de armazenamento de dados em nuvem e suas vantagens para a gestão de Big Data. • Desafios na Gestão de Big Data: Abordagem dos principais desafios como integração, armazenamento, análise de dados em larga escala e processamento em tempo real. • Aplicações de Inteligência Artificial em Big Data: Utilização da IA para melhorar a análise e interpretação de grandes volumes de dados. • Integração entre Estratégias de TI e Negócios: Como alinhar a estratégia de TI com os objetivos corporativos para maximizar o valor. • Sistemas Integrados de Gestão e E-business: Exploração da importância dos sistemas integrados para gestão e e-business. • Customer Relationship Management (CRM): Importância do CRM na gestão de relacionamentos com clientes e na análise de dados. • Gestão de Operações de TI: Estratégias para uma gestão eficiente das operações de tecnologia da informação. • Ética, Impactos e Segurança na Implementação de TI: Discussão sobre os aspectos éticos, os impactos sociais e as questões de segurança associadas ao uso de tecnologias de informação. • Referências Bibliográficas Atualizadas: SANTOS, Roger Robson dos et al. Fundamentos de Big Data. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556901749. MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work, and Think. 2nd ed. Houghton Mifflin Harcourt, 2020. ISBN 9780544227750. DAVENPORT, Thomas H.; PATIL, D. J. Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century. Harvard Business Review Press, 2022. ISBN 9781633694286. RUSSELL, Stuart; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 4th ed. Pearson, 2020. ISBN 9780134610993. FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. 8ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2021. ISBN 9788580553291. ASPECTOS JURÍDICOS APLICADOS Tópicos e Conteúdos: • Introdução ao Direito para Gestores: Fundamentos básicos do direito público e privado relevantes para gestores. • Direito nas Organizações: Exploração do papel do direito na governança e operação das organizações. • Soluções de Controvérsias: Métodos de resolução de disputas, incluindo negociação, mediação, arbitragem e litígio. • Regulação e Autorregulação: Análise das estruturas de regulação e como as empresas podem se auto-regular. • Direito do Trabalho: Aspectos legais relacionados à contratação e gestão de mão de obra. • Relações com Consumidores: Direitos dos consumidores e obrigações legais das empresas para com eles. • Relações com o Estado: Normas e procedimentos para a interação entre empresas e o setor público. • Relações com Parceiros Comerciais: Contratos comerciais, negociações e questões legais pertinentes. • Responsabilidade dos Administradores: Análise das responsabilidades legais dos administradores no contexto empresarial. • Intersecção entre Direito e Negócios: Discussão sobre como o direito influencia e é influenciado pelas práticas de negócios modernas. Referências Bibliográficas Atualizadas: COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 30ª ed. São Paulo: Saraiva, 2022. ISBN 9788553615379. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 35ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597022731. TOMAZETTE, Marlon. Curso de Direito Empresarial: Teoria Geral e Direito Societário. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597018157. NELSON, Richard R.; WINTER, Sidney G. An Evolutionary Theory of Economic Change. Belknap Press, 2020. ISBN 9780674272286 – Discussão sobre a influência do direito nas mudanças econômicas. MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 35ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2022. ISBN 9786558402613. DECISÕES DE FINANCIAMENTO E MERCADO DE CAPITAIS Tópicos e Conteúdos: • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Compreensão do arranjo institucional e regulatório do sistema financeiro brasileiro. • Sistema de Pagamentos Brasileiro: Análise das operações e da infraestrutura que suportam as transações financeiras no Brasil. • Indústria Financeira: Visão geral dos segmentos e atores principais do setor financeiro. • Produtos do Mercado Financeiro: Detalhamento dos principais produtos financeiros disponíveis, incluindo suas características e usos. • Mercado de Capitais: Funcionamento e importância do mercado de capitais na captação de recursos para as empresas. • Títulos e Valores Mobiliários: Exploração das diferentes categorias de títulos disponíveis no mercado. • Mercado Acionário e IPOs: Processo de abertura de capital e sua influência na estrutura financeira das empresas. • Debêntures e Securitização: Compreensão destas formas de financiamento e seus impactos nos balanços das empresas. • Fundos de Investimento: Funcionamento e tipos de fundos disponíveis no mercado financeiro. • Mercado de Derivativos: Análise do mercado de opções e futuros, incluindo estratégias e riscos associados. Referências Bibliográficas Atualizadas: ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597024685. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597021752. FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: Produtos e Serviços. 21ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2020. ISBN 9788541403621. HULL, John C. Options, Futures, and Other Derivatives. 10ª ed. Pearson, 2020. ISBN 9780134733791. ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey; JORDAN, Bradford D. Corporate Finance. 12ª ed. McGraw-Hill Education, 2021. ISBN 9781260565553. MARKETING ESTRATÉGICO Tópicos e Conteúdos: • Comportamento do Consumidor: Estudo profundo sobre como e por que os consumidores tomam suas decisões de compra. • Marketing Mix (4Ps): Análise detalhada das estratégias de Produto, Preço, Praça e Promoção. • Pesquisa de Mercado: Métodos para coletar, analisar e interpretar dados para tomar decisões de marketing informadas. • Segmentação e Posicionamento: Técnicas para identificar segmentos de mercado e posicionar produtos de forma eficaz para atender às necessidades do consumidor. • Estratégias de Marketing: Desenvolvimento e implementação de estratégias para alcançar objetivos de marketing a longo prazo. • Marketing de Relacionamento: Estratégias para construir e manter relações duradouras com clientes. • Marketing Estratégico e Planejamento: Processos para o desenvolvimento de planos de marketing que alinhem iniciativas de marketing com as metas organizacionais. • Táticas de Marketing: Aplicação prática das estratégias em campanhas e iniciativas de marketing. • Decisões sobre Produtos e Serviços: Estratégias para desenvolvimento, gestão e inovação de produtos e serviços. Referências Bibliográficas Atualizadas: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing Management. 16ª ed. Pearson, 2021. ISBN 9780133856460. COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2020. ISBN 9788595155787. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597020151. KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Global Marketing Management. 6ª ed. John Wiley & Sons, 2020. ISBN 9781119563142. HOLLENSEN, Svend. Global Marketing. 7ª ed. Pearson, 2020. ISBN 9781292276469. E-COMMERCE E MARKETING DIGITAL Tópicos e Conteúdos: • Fundamentos de Marketing Digital: Exploração das bases teóricas e práticas do marketing na era digital. • Impacto da Revolução Digital: Análise das mudanças nos padrões de comportamento do consumidor decorrentes da digitalização. • Cultura Digital: Entendimento da cultura digital e seu impacto nas estratégias de marketing. • Ambientes do Marketing Digital: Exploração dos diferentes ambientes digitais e como eles influenciam as estratégias de marketing. • Marketing nas Mídias Sociais: Táticas e estratégias para otimizar a presença e a atuação em plataformas sociais. • Pesquisa e Publicidade Online: Métodos e ferramentas para pesquisa e publicidade eficazes na internet. • Canais de Marketing Digital: Análise dos principais canais digitais e como maximizar seu potencial. • Tecnologias Emergentes no Marketing: Exploração de novas tecnologias e como elas estão moldando o futuro do marketing. • Métricas Digitais: Métodos para monitorar e medir o sucesso das iniciativas de marketing digital. • Estrutura de Marketing Digital (Marketing Stack): Ferramentas e tecnologias essenciais para uma estratégia de marketing integrada. • Panorama do E-commerce e E-business: Visão geral e tendências nos modelos de negócios online. Referências Bibliográficas Atualizadas: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Marketing: An Introduction. 14ª ed. Pearson, 2022. ISBN 9780135192222. TURCHI, Sandra R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597025432. RYAN, Damian. Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation. 5ª ed. Kogan Page, 2020. ISBN 9780749484224. CHAFFEY, Dave; ELLIS-CHADWICK, Fiona. Digital Marketing. 7ª ed. Pearson, 2021. ISBN 9781292400635. KINGSNORTH, Simon. Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. 3ª ed. Kogan Page, 2021. ISBN 9780749498658. MINDSET, CANVAS E PLANO DE NEGÓCIOS Tópicos e Conteúdos: • Empreendedorismo de Alto Potencial: Exploração das características e estratégias de empreendimentos com grande potencial de crescimento. • Reconhecimento de Oportunidades: Métodos para identificar e avaliar oportunidades de negócio no mercado. • Plano de Negócios Tradicional: Detalhamento dos componentes de um plano de negócios, incluindo as seções organizacional, de marketing e financeira. • Modelo de Negócios e Business Model Canvas: Aplicação do Business Model Canvas para estruturar e visualizar modelos de negócio. • Project Model Canvas: Utilização do Project Model Canvas para planejamento e gestão de projetos, abordando elementos como objetivos SMART, benefícios, produto, requisitos, e outros. • Inovação em Modelagem de Negócios: Técnicas e ferramentas para inovar na criação de modelos de negócios eficazes. • Análise e Validação de Ideias de Negócio: Estratégias para testar e validar ideias de negócio antes de avançar para a implementação. • Mindset Empreendedor: Desenvolvimento das habilidades e mentalidades necessárias para o sucesso empreendedor. Referências Bibliográficas Atualizadas: OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Ed. revisada. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN 9788550805246. FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project Model Canvas: Gestão de Projetos Sem Burocracia. 3ª ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021. ISBN 9786555592372. DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022. ISBN 9788521634706. BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Plano de Negócios: Fundamentos, Processos e Estruturação. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788522489183. MAURYA, Ash. Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan That Works. 3ª ed. Sebastopol: O'Reilly Media, 2022. ISBN 9781449305178. TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. |
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Carga Horária: |
123 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Assaf Neto Fabiano Castello de Campos Pereira Fabiano Guasti Lima Fabio Miguel Junges Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez José Glimovaldo Lupoli Junior Mayara Lopes Berlanga Rafael Flores Terra Rogério Alessandre de Oliveira Castro |
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