130292 - Scratch para Meninas Programadoras |
Período da turma: | 16/11/2024 a 30/11/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
Introdução à dinâmica do curso Apresentação da plataforma Scratch e de sua metáfora de teatro (atores, palco, diretor). Apresentação de exemplos de narrativas em temáticas de igualdade de gênero e diversidade étnico-racial Prática com sequências de comandos e abstrações Prática com comandos condicionais e múltiplos atores Prática com operadores aritméticos e lógicos, e trocas de mensagens. Prática com comandos de repetição, variáveis Prática com entrada de dados, animações com um ator, desenhos. Prática com recursos de desenho, voz, sons, câmera, música, tradução automática Desenvolvimento de projeto individual por parte das alunas Apresentação do projeto (aula 2) Bibliografia: 250 (cento e oitenta) projetos desenvolvidos pela docente: https://scratch.mit.edu/users/mgpimentel Souza, Michel Figueiredo; Costa, Christine Sertã. SCRATCH: Guia Prático para aplicação na Educação Básica. Rio de Janeiro: Imperial, 2018 https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566023 UNESCO. (n.d.). Educação e Gênero. SiteAL. Recuperado de https://siteal.iiep.unesco.org/pt/eje/educacion_y_genero |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Maria da Graça Campos Pimentel |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |