Atividade

130485 - Introdução à Língua e Cultura Alemã

Período da turma: 26/11/2024 a 17/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Apresentação do curso, alfabeto, pronúncia e estrutura básica
2. Prática de pronúncia e construção de orações simples (verbo “sein”, “haben”)
3. Elaboração de perguntas e respostas, prática de diálogo simples, conjugação verbal (“machen”, “arbeiten”, “studieren”)
4. Leitura de mapas e textos, introdução aos números - aprofundamento de vocabulário

Bibliografia:
AQUINO, M; FERREIRA, M. German as an Additional Language with a decolonial focus: a discussion on didactic proposals for the Zeitgeist project. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, 2023, p. 1 - 33.

ARANTES, P. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, 2018, 1-30.

FERREIRA, M.; AQUINO, M. Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família. Pandaemonium Germanicum, no prelo.

GROSSENBACHER, B.; SAUER, E.; WOLFF, D. Inhaltsorientierung: Ein Grundkonzept des modernen Fremdsprachenunterrichts und seine Umsetzung im Franzsösichlehrmittel Mille feuilles. Dans: Babylonia 01/12, 2012. p. 17-21

MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PENNYCOOK, Alastair. Uma lingüística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, p. 67-84, 2006.

SCHMIDT, C. Estudo do livro didático de língua alemã: abordagem sociocomunicativa e intercultural. Tese de doutorado em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016.

UPHOFF, D.; ARANTES, P.. Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 14, p. 28-44, 2023.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 38
 
Ministrantes: Diego Henrique Primo
Marceli Cherchiglia Aquino


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP