130485 - Introdução à Língua e Cultura Alemã |
Período da turma: | 26/11/2024 a 17/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Apresentação do curso, alfabeto, pronúncia e estrutura básica
2. Prática de pronúncia e construção de orações simples (verbo “sein”, “haben”) 3. Elaboração de perguntas e respostas, prática de diálogo simples, conjugação verbal (“machen”, “arbeiten”, “studieren”) 4. Leitura de mapas e textos, introdução aos números - aprofundamento de vocabulário Bibliografia: AQUINO, M; FERREIRA, M. German as an Additional Language with a decolonial focus: a discussion on didactic proposals for the Zeitgeist project. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, 2023, p. 1 - 33. ARANTES, P. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, 2018, 1-30. FERREIRA, M.; AQUINO, M. Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família. Pandaemonium Germanicum, no prelo. GROSSENBACHER, B.; SAUER, E.; WOLFF, D. Inhaltsorientierung: Ein Grundkonzept des modernen Fremdsprachenunterrichts und seine Umsetzung im Franzsösichlehrmittel Mille feuilles. Dans: Babylonia 01/12, 2012. p. 17-21 MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. PENNYCOOK, Alastair. Uma lingüística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, p. 67-84, 2006. SCHMIDT, C. Estudo do livro didático de língua alemã: abordagem sociocomunicativa e intercultural. Tese de doutorado em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016. UPHOFF, D.; ARANTES, P.. Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 14, p. 28-44, 2023. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 38 | ||||
Ministrantes: |
Diego Henrique Primo Marceli Cherchiglia Aquino |
voltar |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |