Atividade

131255 - A história da educação da população negra no Brasil

Data da turma: 18/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo/Ementa: Esta aula tem como objetivo refletir sobre a relação entre população negra e o universo letrado em perspectiva histórica, enfocando 200 anos de Brasil (1822-2022). O panorama das pesquisas realizadas e debates correntes no campo da História da Educação Brasileira deve ajudar a enfrentar explicações simplistas sobre as experiências negras no contato, acesso e exclusões sofridas em relação ao universo escolar e educacional. Apresentar estratégias negras, a resistência e também o racismo que permeia suas experiências desde o século XIX possibilita repensar a escola contemporânea.

Referência Básica

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Sem romantizar e sem amnésia: História da Educação como ferramenta para uma educação antirracista. BARROS, Surya Aaronovich Pombo de, ECAR, Ariadne Lopes (orgs.). História da educação: formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP, 2022. Disponível em:
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/757/673/2505 Acesso em 25 de setembro de 2024.

Referência complementar

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de; FONSECA, Marcus Vinícius (orgs). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EDUFF, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4671529/mod_resource/content/0/A%20Historia%20dos%20negros%20na%20educao%20no%20Brasil%20.pdf Acesso em 25 de setembro de 2024.

FONSECA, Marcus Vinícius. A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 13, p. 11-50, 2007. Disponível em:
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38616 Acesso em 25 de setembro de 2024.

SILVA, Luara dos Santos. Coema Hemetério dos Santos: a “flor de beleza” e “luz de amor”. Trajetória de uma intelectual negra no pós-abolição carioca. Canoa do Tempo, 11(2), 28-50, 2020. Disponível em:
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6650 Acesso em 25 de setembro de 2024.

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Eduardo Januario


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP