131256 - A condição da população negra no sistema educacional- dados de acesso e permanência e financiamento. |
Data da turma: | 25/11/2024
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Descrição: | Objetivo/Ementa:
O objetivo da aula será demonstrar a dinâmica e participação nas matrículas da população negra na Educação Básica Brasileira, em específico da modalidade de Educação Escolar Quilombola. A partir dessa abordagem pretende-se apresentar os dados de ingresso e permanência dessa população bem como as medidas de financiamento da política educacional que possuam impactos diretos para a promoção da equidade no sistema educacional, com recorte nas categorias gênero e raça. Referência Básica JANUÁRIO. Eduardo. Política de educação para as relações étnico-raciais na cidade de São Paulo: aspectos do Estado neocolonial. 1ª Edição. S. Paulo: Eiros do Brasil, 2024. FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. Catando a Piaçaba e tecendo novos saberes: Histórias de vida e formação de uma professora quilombola. Boletín Electrónico Otras Memorias, v. 6, p. 38-53, 2016. FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues; KEITA, Boubacar Namory ; PAXE, A. C. V. . No Fio da Fronteira: reatualizando o diálogo sobre a inclusão da história, da cultura e das línguas nacionais de Angola no currículo oficial de ensino. LATITUDE, v. 18, p. 30-47, 2024 |
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Carga Horária: |
9 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Mille Caroline Rodrigues Fernandes |
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