Atividade

131258 - Processos avaliativos: gênero e raça na Educação

Data da turma: 02/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo/Ementa:

Em um contexto de domínio de avaliações de larga escala e do avanço da plataformização digital nas redes de ensino, a aula tem como objetivos refletir a relação qualidade educacional, discriminações de gênero e raça e culturas democráticas, abordando a conformação, os desafios e o papel da avaliação educacional no acirramento, manutenção e transformação de realidades desiguais no país. O encontro visa também discutir alternativas, dentre elas, a metodologia de autoavaliação participativa da organização Ação Educativa: Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: Antirracismo em movimento e sua utilização no cotidiano escolar, abordando também a construção de metodologia similar voltada à igualdade de gênero e diversidade sexual.

Referência Básica:

CARREIRA, Denise; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais: Antirracismo em Movimento. São Paulo, Ação Educativa, 2023. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2023/12/relacoes_raciais_completo_2023.pdf

CARVALHO, Marília Pinto de. Avaliação escolar, gênero e raça. Campinas: Papirus, 2009.
SORDI, Mara Regina Lemes de. Desafiando a hegemonia do campo da avaliação da qualidade das escolas: a avaliação institucional participativa como estratégia (2022). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1DNeDAtmudk6AAJmjtFviafagy8Bp7_Iq/view

Referência complementar
BAUER, A.; ALAVARSE, O. M.; OLIVEIRA, R. P. de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, 2015, vol.41, p. 1367-1384.

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Denise Carreira Soares


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP