Atividade

131292 - Gênero e raça e as implicações na evasão escolar

Data da turma: 23/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo/Ementa:

Pensar a intersecção dos marcadores sociais gênero, raça e classe na produção dos índices de deserção escolar e evasão do Ensino Médio. Abordar o quadro de crise no Ensino Médio brasileiro em três diferentes dimensões: i) uma primeira crise relacionada à presença de um modelo relativamente elitista de ensino, ; que ainda persiste apesar do grande ativismo institucional presente nesse campo; ii) uma segunda crise derivada da reforma incompleta do Ensino Médio, traduzida em termos da recente estagnação dos indicadores de cobertura e desempenho, a existência de um currículo muito extenso (considerado problemático em diferentes perspectivas) e a presença de significativas dificuldades de gestão; e iii) uma terceira crise relacionada à significativa dificuldade da escola pública em lidar com as diversidades culturais e, particularmente, em atribuir sentido aos conteúdos oferecidos em sala de aula.


Referência Básica

CARVALHO, M. P. de .. (2004). O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, (22), 247–290. https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000100010

TEIXEIRA, Jacqueline Moraes.Torres, Haroldo Gama ; FRANCA, D. . O que os jovens de baixa renda pensam sobre a escola?. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 3, p. 167-253, 2014

OLIVEIRA JUNIOR, I. B. de; MAIO, E. R. RE/DES/CONSTRUINDO IN/DIFERENÇAS: A EXPULSÃO COMPULSÓRIA DE ESTUDANTES TRANS DO SISTEMA ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 159–172, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p159-172. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2292


SILVA, OHF da, & Alves, PC de M. (2023). Evasão escolar na educação básica e necropolítica. Em SciELO Preprints . https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5850

Referência complementar
VEIGA, Cynthia G. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5850/version/6190

RATUNIASC, C., & Silva, C. C. da .. (2023). EVASÃO ESCOLAR OU EXPULSÃO: POR QUE ALUNAS-MÃES ABANDONAM A ESCOLA?. Psicologia Escolar E Educacional, 27, e243705. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-243705

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Eduardo Januario


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP