131292 - Gênero e raça e as implicações na evasão escolar |
Data da turma: | 23/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo/Ementa:
Pensar a intersecção dos marcadores sociais gênero, raça e classe na produção dos índices de deserção escolar e evasão do Ensino Médio. Abordar o quadro de crise no Ensino Médio brasileiro em três diferentes dimensões: i) uma primeira crise relacionada à presença de um modelo relativamente elitista de ensino, ; que ainda persiste apesar do grande ativismo institucional presente nesse campo; ii) uma segunda crise derivada da reforma incompleta do Ensino Médio, traduzida em termos da recente estagnação dos indicadores de cobertura e desempenho, a existência de um currículo muito extenso (considerado problemático em diferentes perspectivas) e a presença de significativas dificuldades de gestão; e iii) uma terceira crise relacionada à significativa dificuldade da escola pública em lidar com as diversidades culturais e, particularmente, em atribuir sentido aos conteúdos oferecidos em sala de aula. Referência Básica CARVALHO, M. P. de .. (2004). O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, (22), 247–290. https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000100010 TEIXEIRA, Jacqueline Moraes.Torres, Haroldo Gama ; FRANCA, D. . O que os jovens de baixa renda pensam sobre a escola?. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 3, p. 167-253, 2014 OLIVEIRA JUNIOR, I. B. de; MAIO, E. R. RE/DES/CONSTRUINDO IN/DIFERENÇAS: A EXPULSÃO COMPULSÓRIA DE ESTUDANTES TRANS DO SISTEMA ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 159–172, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p159-172. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2292 SILVA, OHF da, & Alves, PC de M. (2023). Evasão escolar na educação básica e necropolítica. Em SciELO Preprints . https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5850 Referência complementar VEIGA, Cynthia G. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5850/version/6190 RATUNIASC, C., & Silva, C. C. da .. (2023). EVASÃO ESCOLAR OU EXPULSÃO: POR QUE ALUNAS-MÃES ABANDONAM A ESCOLA?. Psicologia Escolar E Educacional, 27, e243705. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-243705 |
||||
Carga Horária: |
9 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Eduardo Januario |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |