Atividade

15769 - Inglês Instrumental Oral

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Curso: Inglês Instrumental Oral

Público:
1) Comunidade USP:
Alunos de graduação e pós-graduação stricto e lato-sensu, funcionários e docentes, alunos especiais e de cursos de especialização.

2) Público Externo

Pré-requisitos: Fluência em inglês. Será aplicado um teste para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos, em duas fases.

Objetivos: Aprimorar a fluência na expressão e compreensão oral em Inglês por meio de documentos sonoros, audiovisuais e textos acadêmicos voltados à pesquisa, levando o aluno a utilizar estratégias adequadas a diferentes tipos de situações orais e adquirir os suportes lingüísticos necessários.

Justificativa: O público alvo necessita de prática de habilidades para apresentações formais e técnicas de anotações, uma vez que fazem parte de sua rotina de estudos e trabalho participar em conferencias e debates e efetuar apresentações formais.

Programa: As atividades serão desenvolvidas a partir de
1)Documentos sonoros diversos: entrevistas, conferências, diálogos, textos literários, apresentações, canções, etc.
2)Documentos audiovisuais: emissões televisivas, material didático produzido em vídeo e DVD, cenas de filmes, etc.

Conteúdo:
1)Fixar estratégias de expressão e compreensão oral relacionadas com a situação de enunciação, a organização discursiva e estruturação temática do documento.
2)Identificar os elementos lingüísticos necessários para a reconstrução do sentido.

Será dada especial atenção temática aos seguintes aspectos lingüísticos:
1)Ampliação do vocabulário, inserido nos campos lexicais definidos pelo contexto.
2)Sistematização de estruturas gramaticais contextualizadas, dando-se prioridades aos fatos morfossintáticos com funções textuais:
·Anafóricos: pronomes, determinantes, substitutos lexicais;
·Relações temporais: advérbios, expressões de tempo e tempos verbais;
·Relações lógicas: preposições, conjunções, a coordenação e a subordinação.

Avaliação: a compreensão oral será avaliada por meio de um exame final; a expressão oral será avaliada através uma apresentação.



Referência Bibliográfica – Inglês Instrumental Oral

Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 2nd ed.
Englewood Cliffs, N. J. : Prentice Hall Regents, 1989.

Comfort, Jeremy. Effective Presentations. Oxford: Oxford University Press,
1995.

Evans, David. Powerhouse: An Intermediate Business English Course.
Edinburgh Gate, England: Addison Wesley Longman Limited, 1998.

Fragiadakis, Helen Kalkstein. All Clear! Advanced Idioms and Pronunciation in
Context. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1997.

Jones, Leo. Let’s Talk! Speaking and Listening Activities for Intermediate
Students. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Jones, Leo and Victoria Kimbrough. Great Ideas: Listening and Speaking
Activities for Students of American English. Cambridge: Cambridge
University Press, 1987.

Ladousse, Gillian Porter. Speaking Personally: Quizzes and Questionnaires for
Fluency Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

Numrich, Carol. Consider the Issues: Advanced Listening and Critical Thinking
Skills. White Plains, N. Y.: Longman, 1987.

Steer, Jocelyn M. and Karen A. Carlisi. The Advanced Grammar Book. 2nd ed.
Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1998.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Kristine Elaine Menn


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP