Atividade

16664 - O Teatro de Pirandello: dramatizações

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA

Aula 1 - L'uomo dal fiore in bocca (Francisco Degani)
“O homem da flor na boca" relata um drama de um homem que traz no rosto uma mancha que carrega por toda a vida.

Aula 2 - Liolà (Patricia de Cia)
A trama tem início na casa de campo da tia Croce Azzara, onde jovens campesinas limpam as amêndoas vigiadas pelo tio Simone Palumbo, um sexagenário muito rico. Simone sofre porque depois de quatro anos de casamento com Mila, em segundas núpcias, ainda não lhe deu um herdeiro. Esta falta de paternidade desencadeia uma série de intrigas e vinganças entre Tuzza, Liolá, e Mila. Tuzza, filha de Croce, e sobrinha de Simone, Liolá um jovem campesino, cantor e sedutor que já seduzira três moças do lugar com as quais teve três filhos, que ele mesmo educa; Mila, uma pobre órfã que o tio Simone casorau para ter dela o consolo da herança e é por ele desprezada por julgá-la estéril. Tuzza seduzida por Liolá engravidou, com a cumplicidade da mãe faz com que o tio Simone reconheça a paternidade do filho. Simone joga na cara de Mila que o filho que Tuzza espera é dele. Mila escapa das fúrias do marido e se refugia na casa da tia Gesa que mora ao lado do Liolá. Mila e Liolá sentem-se unidos por motivos de rancor e ódio contra Tuzza. Liolá oferece a Mila seus préstimos de amante para dar ao velho Simone um herdeior. Assim o tio Simone pode finalmente anunciar que sua mulher lhe deu o consolo de um filho legítimo. Simone gostaria que Liolá se casasse com Tuzza, mas este recusa o matrimônio, porém assume o filho para criá-lo com os outros três. Tuzza enlouquecida de ódio atira-se sobre Liolá com uma faca em mão ferindo-o levemente. A este ato vingativo Liolá responde com uma canção:” Tuzza, não sofra! Três mais um quatro e eu lhes ensino a cantar”.

Aula 3 - Così è (se vi pare) (Francisco Degani)
"Così è (se vi pare)" abre a estação da dramaturgia burguês, centrada no espaço da sala, que visa descobrir as contradições da elite social hegemonia.

Aula 4 - Il berretto a sonagli (Antonio Márcio Ataíde)
Em "Il berretto a sonagli" Beatrice rebela-se ao adultério do marido. Sua tentativa de desmascará-los, porém, chocará na paradoxal tentativa do marido “corno”, Ciampa, de esconder a realidade. Uma vez que a história será de publico domínio, Ciampa finge-se louco e desejoso de matar mulher e amante.

Aula 5 - L'uomo, la bestia e la virtù (Paolo Targioni)
A peça propõe um caso grotesco no qual o Professor Paolino (o homem), professor honesto e respeitável, depois de engravidar a virtuosa senhora Perella ( virtude) durante uma longa ausência do marido capitão do exército ( a besta), obriga este último ao voltar para casa cumprir seus deveres conjugais; para facilitar sua volta lhe serve uma torta preparada com afrodisíacos.

Cada aula, de três horas, contará com a projeção de uma obra em vídeo, uma exposição crítica anterior à projeção e um posteriormente um debate. As projeções serão em italiano e as discussões em português. Serão disponibilizados textos na xérox da Letras.

Aula 1 - L’uomo dal fiore in bocca (Francisco Degani)

Aula 2 - Liolà (Patricia de Cia)

Aula 3 - Così è (se vi pare) (Francisco Degani)

Aula 4 - Il berretto a sonagli (Antonio Márcio Ataíde)

Aula 5 - L’uomo, la bestia e la virtù (Paolo Targioni)

Bibliografia:

Pirandello, Luigi. O homem da flor na boca. Lisboa, Cotovia, 1998.
Pirandello, Luigi. Liolà. Così è (se vi pare).Milão, Mondadori, 2000.
Pirandello, Luigi. Il berretto a Sonagli. Milão, Mondadori, 2002
Pirandello, Luigi. L'innesto. La Patente. L'uomo, la bestia e la virtù. Milão, Mondadori, 1993

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Antonio Marcio Ataide
Francisco José Saraiva Degani
Paolo Targioni
Patricia De Cia


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP