18707 - História das Exposições e Arquitetura de Museus |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa: 1. Do colecionismo ao museu 2. Nacionalismo e colonialismo no âmbito dos museus 3. Museu moderno: o espaço transparente da arquitetura 4. Teoria modernista e espaço de exposição: o conceito de cubo branco 5. Os espaços expositivos das vanguardas históricas: militância política e questionamento institucional 6. A fotografia, a aura e o museu 7. Arquitetura, arte e curadoria em regimes totalitários 8. O surgimento do museu de arte contemporânea 9. Mudanças no estatuto do objeto artístico: novas estratégias expositivas a partir de Marcel Duchamp 10. Museu contemporâneo: a arquitetura como espetáculo 11. Exposição e memória: a história da arte como história das exposições 12. Processos curatoriais em museus de arte Objetivos: A disciplina visa apresentar um apanhado histórico dos espaços expositivos destinados à exibição de obras de arte, tendo como foco principal o museu. Pretende-se mostrar, a partir de uma abordagem interdisciplinar, que a concepção de espaço em geral, e de espaço expositivo em particular, é historicamente determinada e que por meio da expografia e da arquitetura pode-se identificar diferentes aproximações do conceito de arte e avaliar seus desdobramentos sociais. Justificativa: As exposições de arte são sistemas discursivos dotados de características peculiares. É por meio das exposições que as obras de arte chegam ao público em sua materialidade situadas em um espaço e um tempo histórico determinado e adquirindo um sentido específico. A história das exposições é hoje um campo de reflexão fundamental para o entendimento da arte como prática institucional, fator que não pode ser ignorado no estudo da arte contemporânea, que exige novas abordagens da história e da crítica. Metodologia: Aulas expositivas Visitas a exposições e/ou instituições Avaliação: Seminários Trabalho final Duração: um semestre. _________________________________________ Bibliografia: ALTSCHULER, Bruce. The avant-garde in exhibition. New art in the 20 th century. New York: Harry N. Abrams, 1994. ARGAN, Giulio Carlo. El concepto del espacio arquitectónico. Buenos Aires: Nueva Visión, 1973. BENNETT, Tony. The birth of the museum. London: Routledge, 1995. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea. Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas dos museus. São Paulo: Martins Fontes, 2005. GHIRARDO, Diane. Arquitetura contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002. MONTANER, Josep Maria. Museos para el nuevo siglo. Barcelona: Gustavo Gili, 1995. O’DOROTHY, Brian. No interior do cubo branco. A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. STANISZEWSKI, Mary Anne. The power of display. A history of exhibition installations at the Museum of Modern Art. Cambridge/ London: The MIT Press, 1998. VENTURI, Robert. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1995. =================================================== |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Helouise Lima Costa |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |