Atividade

18708 - História da Arte Moderna e Contemporânea: Novas Abordagens a partir do Acervo do MAC-USP

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

1.Abordagens fenomenológicas do objeto artístico
2.Mudanças de paradigma: arte moderna versus arte contemporânea
3.Vanguardas históricas: a era dos manifestos
4.Museus de arte: história institucional
5.Os anos 70: arte conceitual no museu
6.O desenho moderno e contemporâneo
7.Arte e fotografia no museu
8.A arte a partir dos anos 80
9.O acervo do MAC-USP: aspectos históricos
10.O acervo do MAC-USP: memória e arquivo

Objetivos: A disciplina visa oferecer releituras da história da arte moderna e contemporânea, nacional e internacional, a partir do acervo do MAC-USP. Serão apresentadas pesquisas sobre determinadas obras - ou conjunto de obras -, assim como problematizações teóricas mais amplas, respaldadas nas características específicas do acervo ou em sua história institucional.

Justificativa: A história da arte moderna tem passado por diversas revisões nas últimas décadas. Além disso as mudanças ocorridas na arte a partir dos anos 60 também colocaram em cheque as abordagens tradicionais e passaram a exigir novas aproximações teórico-metodológicas dos fenômenos artísticos. Essa disciplina irá apresentar estudos de casos baseados em diferentes abordagens teóricas que busquem dar conta da complexidade da na sociedade contemporânea.

Metodologia:
Aulas expositivas
Visitas a exposições e/ou instituições

Avaliação:
Seminários
Trabalho final

Duração: um semestre.
_________________________________________

Bibliografia:

AMARAL, Aracy (org.). Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Perfil de um acervo. São Paulo: Techint Engenharia, 1988.
ARANHA, C. S. G. “Percursos visuais no acervo do MAC USP”. São Paulo: MAC-USP, 1999/2005. Internet: http://www.macvirtual.usp.br
__________. “Exercícios do Olhar no MAC USP” In Arteconhecimento. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea, 2004.
COSTA, Helouise & Renato Rodrigues da Silva. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: CosacNaify, 2004.
__________. Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora. São Paulo: CosacNaify, 2002.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo. Arte conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
__________. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
WOOD, Paul [et alii]. Modernismo em disputa. A arte desde os anos quarenta. São Paulo: CosacNaify, 1998. Coleção Arte Moderna: práticas e debates, vol. 4.
__________. Realismo, Racionalismo, Surrealismo. A arte no entre guerras. São Paulo: CosacNaify, 1998. Coleção Arte Moderna: práticas e debates, vol. 3.
HARRISON, Charles. Primitivismo, Cubismo, Abstração. Começo do século XX. São Paulo: CosacNaify, 1998. Coleção Arte Moderna: práticas e debates, vol. 2.
ZANINI, Walter. História da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles.


===================================================

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 33
 
Ministrantes: Daisy Valle Machado Peccinini


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP