18708 - História da Arte Moderna e Contemporânea: Novas Abordagens a partir do Acervo do MAC-USP |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa: 1.Abordagens fenomenológicas do objeto artístico 2.Mudanças de paradigma: arte moderna versus arte contemporânea 3.Vanguardas históricas: a era dos manifestos 4.Museus de arte: história institucional 5.Os anos 70: arte conceitual no museu 6.O desenho moderno e contemporâneo 7.Arte e fotografia no museu 8.A arte a partir dos anos 80 9.O acervo do MAC-USP: aspectos históricos 10.O acervo do MAC-USP: memória e arquivo Objetivos: A disciplina visa oferecer releituras da história da arte moderna e contemporânea, nacional e internacional, a partir do acervo do MAC-USP. Serão apresentadas pesquisas sobre determinadas obras - ou conjunto de obras -, assim como problematizações teóricas mais amplas, respaldadas nas características específicas do acervo ou em sua história institucional. Justificativa: A história da arte moderna tem passado por diversas revisões nas últimas décadas. Além disso as mudanças ocorridas na arte a partir dos anos 60 também colocaram em cheque as abordagens tradicionais e passaram a exigir novas aproximações teórico-metodológicas dos fenômenos artísticos. Essa disciplina irá apresentar estudos de casos baseados em diferentes abordagens teóricas que busquem dar conta da complexidade da na sociedade contemporânea. Metodologia: Aulas expositivas Visitas a exposições e/ou instituições Avaliação: Seminários Trabalho final Duração: um semestre. _________________________________________ Bibliografia: AMARAL, Aracy (org.). Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Perfil de um acervo. São Paulo: Techint Engenharia, 1988. ARANHA, C. S. G. “Percursos visuais no acervo do MAC USP”. São Paulo: MAC-USP, 1999/2005. Internet: http://www.macvirtual.usp.br __________. “Exercícios do Olhar no MAC USP” In Arteconhecimento. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea, 2004. COSTA, Helouise & Renato Rodrigues da Silva. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: CosacNaify, 2004. __________. Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora. São Paulo: CosacNaify, 2002. FREIRE, Cristina. Poéticas do processo. Arte conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, 1999. __________. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. WOOD, Paul [et alii]. Modernismo em disputa. A arte desde os anos quarenta. São Paulo: CosacNaify, 1998. Coleção Arte Moderna: práticas e debates, vol. 4. __________. Realismo, Racionalismo, Surrealismo. A arte no entre guerras. São Paulo: CosacNaify, 1998. Coleção Arte Moderna: práticas e debates, vol. 3. HARRISON, Charles. Primitivismo, Cubismo, Abstração. Começo do século XX. São Paulo: CosacNaify, 1998. Coleção Arte Moderna: práticas e debates, vol. 2. ZANINI, Walter. História da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles. =================================================== |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Daisy Valle Machado Peccinini |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |