Atividade

18710 - Educação e Arte Contemporânea

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

1. A educação e o momento contemporâneo
2. Projetos interdisciplinares no diálogo artístico
3. A educação pela arte e seus diversos públicos: a idéia de mediação
4.As visitas monitoradas a partir de exposições de arte e o conceito de performance
5.História, memória e pertencimento no ensino da arte contemporânea
6. Projetos e discussões:
6.1. Narrativas: a arte conta histórias
6.2. Espaço/Anti-Mitos Urbanos
6.3. Identidade e auto-retrato
6.4. O Labirinto da Moda como projeto paradigmático
6.5. Natureza Morta/Still Life
6.6. As Heranças Contemporâneas
6.7. Arte em movimento: o trem da história
6.8. Arte como aventura dos sentidos
6.9. As Pausas do Olhar
6.10. Poéticas e Políticas do Corpo

Objetivos: discutir possibilidades de pensamento e prática na área de educação, vinculadas ao panorama da arte contemporânea no Brasil e no âmbito internacional.

Justificativa: a arte contemporânea, em sua complexidade de meios, conceitos e suportes, demanda um projeto educativo interdisciplinar, que aproxime e envolva o público através de propostas de mediação que possuam objetivos múltiplos, incluindo o ensino, a discussão sobre questões propostas pelas poéticas e recriações a partir das mesmas.

Metodologia:
Aulas expositivas
Visitas a exposições e/ou instituições

Avaliação:
Participação em aula
Trabalho final

Duração: um semestre.
_________________________________________

Bibliografia:

AUGE, Marc. Não Lugares—Introdução a uma antropologia da supermodernidade. SP, Papirus, 2004.
BARBOSA, Ana Mãe. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte, C/Arte editora, 1998.
BAUDRILLARD, Jean. Da Sedução. SP, Papirus, 2005.
__________. A Troca Impossível, RJ, Nova Fronteira, 2002.
CANTON, Kátia. Retrato da Arte Moderna. SP, Martins Fontes, 2002.
__________. Trem da História. SP, Companhia das Letrinhas, 2003.
__________. Espelho de Artista—Auto-Retrato. SP, Cosac e Naify, 2005.
CRIMP, Douglas. Nas Ruínas do Museu. SP, Martins Fontes, 2006.
DANTO, Arthur. A Transfiguração do Lugar Comum. SP, Cosac e Naify, 2006.
MORIN, Edgard. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. SP, Cortez Editora, 2001.


===================================================

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 33
 
Ministrantes: Katia Canton Monteiro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP