18710 - Educação e Arte Contemporânea |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa: 1. A educação e o momento contemporâneo 2. Projetos interdisciplinares no diálogo artístico 3. A educação pela arte e seus diversos públicos: a idéia de mediação 4.As visitas monitoradas a partir de exposições de arte e o conceito de performance 5.História, memória e pertencimento no ensino da arte contemporânea 6. Projetos e discussões: 6.1. Narrativas: a arte conta histórias 6.2. Espaço/Anti-Mitos Urbanos 6.3. Identidade e auto-retrato 6.4. O Labirinto da Moda como projeto paradigmático 6.5. Natureza Morta/Still Life 6.6. As Heranças Contemporâneas 6.7. Arte em movimento: o trem da história 6.8. Arte como aventura dos sentidos 6.9. As Pausas do Olhar 6.10. Poéticas e Políticas do Corpo Objetivos: discutir possibilidades de pensamento e prática na área de educação, vinculadas ao panorama da arte contemporânea no Brasil e no âmbito internacional. Justificativa: a arte contemporânea, em sua complexidade de meios, conceitos e suportes, demanda um projeto educativo interdisciplinar, que aproxime e envolva o público através de propostas de mediação que possuam objetivos múltiplos, incluindo o ensino, a discussão sobre questões propostas pelas poéticas e recriações a partir das mesmas. Metodologia: Aulas expositivas Visitas a exposições e/ou instituições Avaliação: Participação em aula Trabalho final Duração: um semestre. _________________________________________ Bibliografia: AUGE, Marc. Não Lugares—Introdução a uma antropologia da supermodernidade. SP, Papirus, 2004. BARBOSA, Ana Mãe. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte, C/Arte editora, 1998. BAUDRILLARD, Jean. Da Sedução. SP, Papirus, 2005. __________. A Troca Impossível, RJ, Nova Fronteira, 2002. CANTON, Kátia. Retrato da Arte Moderna. SP, Martins Fontes, 2002. __________. Trem da História. SP, Companhia das Letrinhas, 2003. __________. Espelho de Artista—Auto-Retrato. SP, Cosac e Naify, 2005. CRIMP, Douglas. Nas Ruínas do Museu. SP, Martins Fontes, 2006. DANTO, Arthur. A Transfiguração do Lugar Comum. SP, Cosac e Naify, 2006. MORIN, Edgard. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. SP, Cortez Editora, 2001. =================================================== |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Katia Canton Monteiro |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |