Atividade

18712 - Curadoria e Educação em Museus de Arte: Metodologias e Práticas

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

Práticas curatoriais e educativas: interações
Práticas curatoriais 1: questões metodológicas
Práticas curatoriais 2: conceituação e projeto
Práticas curatoriais 3: seleção de artistas e obras
Práticas curatoriais 4: curadoria => expografia
Práticas educativas 1: questões metodológicas
Práticas educativas 2: conceituação e projeto
Práticas educativas 3: ações educativas para públicos especiais
Práticas educativas 4: ações educativas para públicos de massa
A exposição como forma de produção de conhecimento

Objetivos: A disciplina visa abordar metodologias de pesquisa aplicadas nas áreas de curadoria e educação. As aulas serão voltadas para a discussão de questões teórico-práticas específicas que surgem durante o processo de concepção e montagem de uma exposição de arte contemporânea.

Justificativa: A concepção e montagem de uma exposição de arte contemporânea requer a articulação de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das mais diversas áreas. Essa disciplina contará com a colaboração de todos os docentes do MAC-USP, responsáveis pelas disciplinas minsitradas ao longo do Curso de Especialização, de modo a subsidiar os alunos na preparação da monografia final do Curso de Especialização.

Metodologia:
Leitura de textos
Discussões dirigidas

Avaliação:
Participação em aula
Exercícios práticos

Duração: um semestre.
_________________________________________

Bibliografia:

FERREIRA, Glória (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
GUY, Brett. Brasil experimental - arte/vida: proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contracapa,
KARP, Ivan & LAVINE, Steven (org). Exhibiting cultures: the poetics and politics of museum display. Washington: Smithsonian, 1991.
KLUSER, Bernd (ed). L’art de l’exposition - Une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siècle. Paris: Editions du Regard, 1998.
MACDONALD, Sharon. Companion to museum studies. Blackwell,, 2005.
MACLEOD, Suzanne (ed.). Reshaping museum space. London: Routledge, 2005.
MACSHINE, Kynaston. The museum as muse. New York: MoMA, ,
MARSTINE, Jeanne. New museum, theory and practice. Blackwell, 2005.
SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2004.
VANDERLINDEN, Barbara (ed.). The manifesta decade: debates on contemporary art exibitions and Biennials in Post-war Europe. Cambridge: MIT Press,, 2005.


===================================================

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 33
 
Ministrantes: Ana Gonçalves Magalhães
Carmen Sylvia Guimaraes Aranha
Helouise Lima Costa
Katia Canton Monteiro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP