Atividade

21014 - Literatura e cultura afro-brasileira

Período da turma: a

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Descrição: Ementa:

A disciplina propõe uma discussão sobre a constituição da literatura afro-descendente brasileira e sua relação com fenômenos culturais que priorizam a problemática étnico-racial. Propõe ainda uma reflexão sobre o alcance e os limites da categoria "literatura afro-descendente", levando em consideração as noções de autoria, sujeito leitor, público-alvo e circulação literária, e sua inserção no cânone literário. Durante o curso, serão analisadas obras produzidas por escritores negros, bem como obras que problematizam a representação e o lugar social do negro no Brasil.


Objetivos:

Instrumentalizar os educadores para o trabalho com a literatura e a cultura afro-brasileira, capacitando-os a vivenciar, no cotidiano escolar, questões ligadas à etnia e sua relação com a prática pedagógica.


Conteúdo programático:

1.Imagens do negro na cultura brasileira.
2.Os discursos sobre o negro e as palavras do negro.
3.Teorizando a literatura afro-brasileira: de Roger Bastide às contribuições contemporâneas.
4.Poesia afro-brasileira em perspectiva e o cânone literário.
5.Prosa afro-brasileira em perspectiva e o cânone literário.
6.A produção afro-descendente e os materiais didáticos.

Avaliação:

Prova escrita

Bibliografia:

ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L.M.A. e SILVÉRIO, V.R. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.

CADERNOS NEGROS. Organizador: Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.

BASTIDE, Roger. A poesia afro-brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1943.

_____________. Estudos afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.


BERND, Zilá. Poesia negra brasileira. Antologia. Porto Alegre: AGE, IEL/IGEL, 1992.

CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito: apontamentos sobre a presença do negro na literatura brasileira. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.

CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura, política, identidades. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.

_____________. (org.) Machado de Assis afro-descendente. Rio de Janeiro/Belo Horizonte:
Pallas/Crisálida, 2007.

_____________. "Notas sobre a Literatura brasileira afro-descendente". In: SCARPELLI, M. F. e DUARTE, E. A. (org.). Poéticas da diversidade. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 2002.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza edições, 2005.

FIGUEIREDO, M.C.L. e FONSECA, M.N.S. (org.) Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza/PUC Minas, 2002.

FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005.

LIMA, Heloísa Pires de. Histórias da Preta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Summus, 2006.

MELLO e SOUZA, Marina de. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

MUNANGA, Kabengelê. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MUNANGA, Kabengelê e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2000.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas. Juiz de Fora: Funalfa edições, 2003.

SANTOS, Elzelina Dóris dos. Contando a história do samba. Belo Horizonte: Mazza edições, 2003.

SOUZA, F. S. e LIMA, M. N. (Org.). A literatura afro-brasileira. Salvador/Brasília: Centro de Estudos Afro-Orientais/Fundação Cultural Palmares, 2006.

TRINDADE, Solano. Canto negro. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 73
 
Ministrantes: Antonio Dimas de Moraes
Ligia Ferreira


 
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