Atividade

21104 - Literaturas de Língua Portuguesa, Cinema e outras mídias

Período da turma: a

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Descrição: Ementa:

A disciplina perfaz uma leitura de cunho comparatista entre literatura, cinema e outras mídias, focalizando a produção cinematográfica do Brasil e da África de colonização portuguesa a partir da segunda metade do século XX e buscando discutir como a filmografia vai construindo imagens dessas nações e culturas, fundamentadas em relações complexas e não esquemáticas entre cinema e realidade. O curso procura mostrar como muitas das estéticas cinematográficas desenvolvidas nos países de língua portuguesa vinculam-se a uma visão de cinema como representação e, ao mesmo tempo, como desejo de desmascaramento ideológico do real, cujas raízes podem ser encontradas na chamada estética neo-realista. Além disso, a disciplina também contempla aspectos da roteirização do texto literário e da relação entre literatura e outras artes, especialmente através da hipermídia.

Objetivos:

Possibilitar aos educadores uma reflexão sobre obras literárias que constituem parte importante do imaginário dos países de língua portuguesa, relacionando-as com produções cinematográficas e hipermidiáticas. A disciplina também apresenta caráter informativo e interdisciplinar, já que os produtos culturais a ela serão analisados segundo critérios não apenas literários ou fílmicos, mas também históricos, sociológicos e antropológicos.

Conteúdo programático:

1. Aspectos teóricos do comparatismo: comparatismo entre linguagens
2. Fundamentos da análise fílmica: cinema e narrativa
3. Cinema, identidade nacional e alegoria
4. História do cinema no Brasil: o Cinema Novo numa perspectiva neo-realista
5. Aspectos do cinema africano de língua portuguesa
6. A roteirização literária no cinema
7. Literatura, hipermídia e artes visuais

Avaliação:

Prova escrita

Bibliografia:

ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
ARANTES, Paulo. "Nação e reflexão". In ABDALA JR., Benjamin & CARA, Salete de Almeida. Moderno de nascença: figurações críticas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 27-45.
AVELLAR, José Carlos. O Chão da Palavra: Cinema e Literatura no Brasil. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1994.
BRITO, João Batista de. Literatura no Cinema. São Paulo: Unimarco, 2006 (Série Leitura Crítica).
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 10.ed. revista pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARVALHAL, Tânia Franco & COUTINHO, Eduardo F. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
DIEGUES, Carlos. Cinema brasileiro: idéias e imagens. Porto Alegre: UFRS, 1988.
FABRIS, Mariarosaria. Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: FAPESP/EDUSP, 1994.
FABRIS, Mariarosaria. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1996.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GUGLER, Josef. African film: re-imagining a continent. Indiana University Press, 2004.
JOHNSON, Randal & STAM, Robert. Brazilian cinema (expanded edition). Columbia University Press, 1995.
REIS, Carlos (org.). Textos teóricos do neo-realismo português. Lisboa: Seara Nova, 1981.
ROCHA, Glauber. Revolução do cinema novo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
STAM, Robert. Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema and culture. Durham/London: Duke University Press, 1997.
TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Vega, s.d.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 73
 
Ministrantes: Fabiana Buitor Carelli
Mauricio Salles de Vasconcelos


 
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