Atividade

21189 - Língua Espanhola 3 e 4 para Relações Internacionais

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Língua Espanhola 3 para Relações Internacionais:

Programa resumido
Dar continuidade ao processo de aquisição/aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira a partir do desenvolvimento das habilidades de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever, com ênfase na produção escrita. Prover materialidade lingüística (conteúdos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos) que proporcione uma comunicação de nível intermediário nas quatro habilidades acima referidas. Ampliar a capacidade produtiva na língua estrangeira pelo aluno.

Programa
CONTEÚDOS FUNCIONAIS

1. Pedir e dar opinião
2. Argumentar e contra-argumentar
3. Expressar desagrado
4. Expressar condição, causa, conseqüência e adversidade
5. Expressar obrigação, ordem, conselho
6. Parafrasear e resumir
7. Estilo direto e indireto

CONTEÚDOS GRAMATICAIS

1. Sintáticos
2.1 Operadores argumentativos
2.2 Modo Imperativo (afirmativo e negativo)
2.3 Expressões de sentimento + Presente de Subjuntivo/Infinitivo
2.4 Orações condicionais, causais, consecutivas e adversativas
2.5. Conjunções condicionais, causais, consecutivas e adversativas
2.6. Verbos dicendi


Avaliação

Os alunos serão avaliados continuadamente. No entanto, estarão previstas as seguintes avaliações formais, cujo peso será estipulado no início do semestre pela professora:
1. Elaboração de dois trabalhos individuais;
2. Elaboração dos temas indicados do livro de gramática;
3. Duas provas escritas (parcial e final);
4. Uma prova oral, que consistirá na apresentação de um seminário em grupo.
Outras atividades para avaliação poderão ser pedidas segundo critério da professora.

Método
A avaliação será feita a partir de conceitos atribuídos ao aluno em diversos momentos ao longo do semestre, dentro dos quais constam trabalhos individuais ou em grupo, elaboração de exercícios em aula ou extra-classe e provas escritas e/ou orais.

Critério
O aluno deverá demonstrar, em todas as avaliações exigidas, o conhecimento dos conteúdos programáticos desenvolvidos no semestre em questão. Desse modo, serão observados especialmente: correção ortográfica; capacidade de compreensão de textos escritos e orais; expressão oral e escrita de nível básico;

Norma de recuperação
Prova de recuperação, a ser realizada antes do início do semestre subseqüente, que avaliará todos os conteúdos do semestre em questão.


Bibliografia
Básica
CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Intermedio. Madri: Edelsa.
BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Intermedio. Madri: SM Ediciones.
BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1997) Hacia el español - Nivel intermedio. São Paulo: Saraiva.
MARTIN, I.R. (2003). Espanhol – Série Brasil. São Paulo: Ática.

Sites na internet
www.elmundo.es (jornal El Mundo - Espanha)
www.elpais.es (jornal El País - Espanha)
www.clarin.com (jornal Clarín - Argentina)
www.lanacion.ar (jornal La Nación - Argentina)
www.pagina12.com (jornal Página 12 - Argentina)
www.reforma.com (jornal Reforma - México)
www.eltiempo.com.co (jornal El Tiempo - Colombia)
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Virtual Cervantes)

Complementar
Señas. (2003). Martins Fontes: São Paulo.
González Hermoso, A. (1998). Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.
González Hermoso, A., et alli. (1995) Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.
Gómez Torrego, L. (1998) Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.

Língua Espanhola 4 para Relações Internacionais:

Programa resumido
Dar continuidade ao processo de aquisição/aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira a partir do desenvolvimento das habilidades de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever. Prover materialidade lingüística (conteúdos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos) que proporcione o aperfeiçoamento do desempenho do aluno nas quatro habilidades acima referidas.

Programa
Os conteúdos a serem trabalhados serão escolhidos a partir de temas de interesse dos alunos, que deverão ser apresentados e escolhidos pelo grupo no início do curso. Darão ênfase ao comentário de aspectos históricos, culturais, políticos, geográficos, artísticos, literários cujo objetivo é ampliar um desempenho lingüístico que possibilite uma maior interação multi e transcultural do aluno com os diversos hispano-falantes.

Avaliação

Os alunos serão avaliados continuadamente. No entanto, estarão previstas as seguintes avaliações formais, cujo peso será estipulado no início do semestre pela professora:
1. Elaboração de dois trabalhos individuais escritos;
2. Uma prova escrita;
3. Uma prova oral, que consistirá na apresentação de um seminário em grupo.
Outras atividades para avaliação poderão ser pedidas segundo critério da professora.

Método
A avaliação será feita a partir de conceitos atribuídos ao aluno em diversos momentos ao longo do semestre, dentro dos quais constam trabalhos individuais ou em grupo, elaboração de exercícios em aula ou extra-classe e provas escritas e/ou orais.

Critério
O aluno deverá demonstrar, em todas as avaliações exigidas, o conhecimento dos conteúdos programáticos desenvolvidos no semestre em questão. Desse modo, serão observados especialmente: correção ortográfica; capacidade de compreensão de textos escritos e orais; expressão oral e escrita de nível básico;

Norma de recuperação
Prova de recuperação, a ser realizada antes do início do semestre subseqüente, que avaliará todos os conteúdos do semestre em questão.


Bibliografia
Básica
BORDÓN, T. (1994). Al habla. Tácticas de conversación de español lengua extranjera. Coleção "Destrezas". Madri: SM ediciones.
BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (2001) Hacia el español - Nivel avanzado. São Paulo: Saraiva.
CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Avanzado. Madri: Edelsa.
CERROLAZA, M. et. alli. (1999). Planet@ E/LE – Libro 3. Madri: Edelsa.
PALENCIA, R. (1994). A la escucha. Comprensión oral. Coleção "Destrezas". Madri: SM ediciones.


Sites na internet
www.elmundo.es (jornal El Mundo - Espanha)
www.elpais.es (jornal El País - Espanha)
www.clarin.com (jornal Clarín - Argentina)
www.lanacion.ar (jornal La Nación - Argentina)
www.pagina12.com (jornal Página 12 - Argentina)
www.reforma.com (jornal Reforma - México)
www.eltiempo.com.co (jornal El Tiempo - Colombia)
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes)

Complementar
Señas. (2003). Martins Fontes: São Paulo.
González Hermoso, A., et alli. (1995) Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.
Gómez Torrego, L. (1998)Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Carlos Donato Petrolini Junior


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP