Atividade

21323 - Leitura e escrita - assuntos internacionais

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA RESUMIDO
Estudo da estrutura do texto acadêmico; leitura de textos da área utilizando técnicas de leitura aplicada a textos extensos;
PROGRAMA
Escrita – prática de facção de textos acadêmicos
- Ensaio acadêmico - padrões de desenvolvimento para descrição e narração; organização do texto dissertativo; padrões de textos dissertativos: causa e efeito, comparação e contraste; o ensaio acadêmico baseado em pesquisa: tipos de pesquisa; facção de um ensaio acadêmico de até 2000 palavras.
-
Leitura
- técnicas para compreensão de textos acadêmicos: skimming e scanning, inferência, resumo e criação de glossários para aprendizagem de jargão técnico.
METODOLOGIA

O curso será ministrado em inglês, desenvolvendo-se por meio de aulas expositivas, discussões em sala de aula, seminários, e leitura de textos.

SEMINÁRIOS E DISCUSSÕES DE TEXTOS
Os seminários terão por objetivo a apresentação de textos de outras disciplinas de RI em grupos de no máximo 4 alunos. Devem ter duração mínima de 20 minutos e máxima de 40 minutos. Um glossário contendo no mínimo 20 novos termos deve ser apresentado à classe na data do seminário. O resumo dos textos utilizados e o glossário devem ser entregues no dia da apresentação em duas cópias (uma impressa e uma em disquete ou CD) Cada um dos grupos deverá elaborar resumo escrito acerca do seminário, contendo: (a) indicação sucinta do conteúdo do texto (b) glossário de 20 ou mais termos inglês-português (c) conclusões gerais.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por meio de:
- 2 provas escritas (individuais) (4,0 cada)
- participação, apresentação pessoal em seminário (grupo + individual) (1,0)
- elaboração de relatório escrito sobre o seminário (grupo) (1,0)


Nota final: soma das notas obtidas nos itens acima apresentados

Normas de recuperação
No semestre seguinte, o aluno deverá apresentar as redações propostas, apresentar um seminário individual para o professor e ser aprovado em prova escrita sobre o conteúdo da disciplina.


BIBLIOGRAFIA

Benz, Cheryl and Cynthia M. Schuemann. College Reading 4: Houghton Mifflin
English for Academic Success. Boston MA: Houghton Mifflin Company, 2004.

Bunting, John D. College Vocabulary 4: Houghton Mifflin English for Academic
Success. Boston MA: Houghton Mifflin Company, 2004.

Tunceren, Li-Lee and Sharon Cavusgil. College Writing: Houghton Mifflin
English for Academic Success. Boston MA: Houghton Mifflin Company, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Glendinning,E.H. and Holmstrom,B. Study Reading – a course in reading skills for academic purposes. CUP,1992.

Graver,B.D. Advanced English Practice.3rd.ed. OUP,1986.

Hamp-lyons, l. and Heasley,B. Study Writing – a course in written English for academic and professional purposes. CUP, 1987.

Mikulecky,B. and Jeffrie,l. More Reading Power. Longman, 1996.

O’connell,S. Focus on IELTS. Longman. 2002.

Oshima, a. Hogue,A Writing Academic English – a writing and sentence structure handbook. Addison- Wesly, 1991.

VInce, M. Advanced Language Practice. Heinemann, 1994.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Lilian Fernandes dos Santos Braga


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP