Atividade

22588 - Discurso e ensino de línguas

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Concepções de discurso e de sujeito
2. O discurso didático-pedagógico e outros discursos
3. A constituição do sujeito do discurso pedagógico de línguas
4. Língua e identidade
5. Questões de identidade do professor e do aluno
6. O discurso do livro didático de língua
7. Discurso, leitura e escrita no contexto escolar
8. Práticas de significação em aula de língua.

Bibliografia:

BRANDÃO, H.N. & MICHELETTI, G. (org.) Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
BRANDÃO, H.N. (org.) Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2000.
CARDOSO, Silvia H. B. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
CARMAGNANI, A. M.; GRIGOLETTO, M. (org.) Crop, nº 9, Revista da Área de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana do DLM – FFLCH – USP, 2003.
CITELLI, A. (org.) Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.
CORACINI, M.J.R.F. (org.) (1995) O Jogo Discursivo na Aula de Leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes.
________. (org.) (1999) Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático. Campinas: Pontes.
_________. (org.) Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Chapecó/Campinas: Argos/Ed. da Unicamp, 2003.
GRIGOLETTO, M. Documentos de identidade: a construção da posição "sujeito-professor" nos livros didáticos de inglês. Letras & Letras, vol. 19, nº 1, UFU, jan.-jun. 2003, p. 75-84.
________. Língua e identidade: representações da língua estrangeira no discurso de futuros professores de língua inglesa. In: Grigoletto M.; Carmagnani, A. M. (org.) Inglês como Língua Estrangeira: identidade, práticas e textualidade. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP e ABRAPUI, 2001, p. 135-152.
________. Um saber sobre os sujeitos: práticas de subjetivação no discurso político-educacional sobre língua estrangeira. Anais do Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. Florianópolis. Publicado em CD-Rom, 2004, p. 453-459.
________. Um dizer entre fronteiras: o discurso de professores e futuros professores sobre a língua inglesa. Trabalhos em Lingüística Aplicada, nº 41, 2003, p. 39-50.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SIGNORINI, Inês (org.) Língua(gem) e Identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SILVA, Tomaz T. da (org.). Identidade e Diferença – a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Marisa Grigoletto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP