Atividade

24275 - Italiano Instrumental I

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: BConteúdo Programático do Curso

Objetivo geral:
Preparar os alunos para que possam desenvolver não somente a competência da leitura em língua italiana para chegar aos diversos níveis de significação, mas também, à competência cultural.

Objetivos específicos:
- Trabalhar com diferentes tipos de textos;
- Organização das idéias do texto;
- Extração de informações específicas;
- Uso do dicionário

Aspectos lingüísticos
1. Cognatos
2. Grupos nominais
3. Conectivos
4. Tempos verbais
5. Afixos

BIBLIOGRAFIA:

BALBONI, P.E. Didattica Dell’Italiano A Stranieri. Roma, Bonacci, 1994.
BRUNI, S. TRONCARELLI, D. VANNINI, E. L’Italiano nel cinema. Perugia Ed. Università di Perugia, 1992.
CANCELLOTTI, D. & ZANONI, C. Fabbricato in Itália. Perugia, Ed. Guerra, 1989.
CANDIDO, A.CARONI, I. & LAUNAY, M. O Francês Instrumental. A Experiência da Universidade de São Paulo, SP, Hemus, 1977.
CHERUBINI, N. L’Italiano per gli Affari. Roma, Bonacci, 1992.
CORNO, D.Uso di testi Orali e Scritti. Istituto della Enciclopedia Italiana. Fondata da G. Treccani. In: Progetto Argentina, Roma, 1991.
FAZI, M. C. Sinonimi e Contrari. Mini-dizionario della lingua italiana. Perugia, Ed. Guerra, 1989.
MORDENTE, O. A. A linguagem e os elementos de cultura e de costumes, nos guías turísticos, para um ensino específico do italiano. In: Brasil e Itália: Viajando Entre Duas Culturas. São Paulo, Lemos Editorial, 2000.
MORDENTE, O.A. O Ensino do Italiano Instrumental: Nível Inicial e Avançado. Pelotas, Ed. UFPel, 2004.
MORTARA, V. Locuções italianas e portuguesas divergentes. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2000.
SABATINI, F. La comunicazione e gli usi del linguaggio. Pratica di testi,analisi logica, storia della lingua. Scuole secondarie superiori. Loescher, Torino, 1991, p.635.
TULLIO, D.M. Guida all’uso delle parole. Editori Riuniti –VII Ed., 1986.



OBS.: devemos ressaltar que, durante o curso, o principal material utilizado é preparado pelo docente, com base em textos variados. As obras presentes na bibliografia servem como apoio ao que é ministrado em sala.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Roberta Ferroni


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP