Atividade

25780 - Il Cinema in Classe: Curso para professores de Italiano como Língua Estrangeira

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
Aula I: O cinema como material autêntico na sala de aula de italiano LE (23/04)
Aula II: Critérios de seleção de filmes para a sala de aula e exemplos de sua utilização (30/04)
Aula III: Reflexões sobre as atividades didáticas: o planejamento de uma unità di apprendimento (07/05)
Aula IV: Do filme à sala de aula: atividade de didatização I (14/05)
Aula V: Do filme à sala de aula: atividade de didatização II (21/05)
Aula VI: Apresentação dos trabalhos realizados (28/05)


BIBLIOGRAFIA
AA.VV. Quadro Comune Europeo di riferimento per le lingue: apprendimento insegnamento valutazione. Milano: La Nuova Italia-Oxford, 2002.
BALBONI, Paolo E. Le sfide di Babele. Insegnare le lingue nelle società complesse. Torino: UTET Libreria, 2002.
BANZATO, Monica. Introduzione al cooperative learning. Master Itals, Università Ca’ Foscari Venezia, s/d.
COSERIU, Eugenio. “Teses sobre o tema ‘linguagem e poesia’ ”. In: COSERIU, Eugenio. O homem e sua linguagem. Estudos de teoria e metodologia lingüística. Trad. di Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença/São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1982.
DOLCI, Roberto e CELENTIN, Paola (org). La formazione di base del docente di italiano per stranieri. Roma: Bonacci, 2000.
KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon Press, 1981.
MEZZADRI, Marco. I ferri del mestiere. Perugia: Guerra Edizioni, 2003.
PALLOTTI, Gabriele. La seconda lingua. Milano: Bompiani, 1998.
TRIOLO, Riccardo. “Il cinema in prospettiva interculturale: coordinate per l’analisi di film”, in LUISE, M. C. (org), Italiano Lingua Seconda: Fondamenti e metodi. Strumenti per la didattica – volume 3, Perugia: Guerra, 2003.
VEDOVELLI, Massimo. Guida all’italiano per stranieri. Roma: Carocci, 2002.
WILKINS, David A. Notional Syllabuses. Oxford: Oxford University Press, 1976.
WILLIS J. A Framework for Task-based Learning. Harlow: Longman, 1996.

Carga Horária:

21 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP