25780 - Il Cinema in Classe: Curso para professores de Italiano como Língua Estrangeira |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA:
Aula I: O cinema como material autêntico na sala de aula de italiano LE (23/04) Aula II: Critérios de seleção de filmes para a sala de aula e exemplos de sua utilização (30/04) Aula III: Reflexões sobre as atividades didáticas: o planejamento de uma unità di apprendimento (07/05) Aula IV: Do filme à sala de aula: atividade de didatização I (14/05) Aula V: Do filme à sala de aula: atividade de didatização II (21/05) Aula VI: Apresentação dos trabalhos realizados (28/05) BIBLIOGRAFIA AA.VV. Quadro Comune Europeo di riferimento per le lingue: apprendimento insegnamento valutazione. Milano: La Nuova Italia-Oxford, 2002. BALBONI, Paolo E. Le sfide di Babele. Insegnare le lingue nelle società complesse. Torino: UTET Libreria, 2002. BANZATO, Monica. Introduzione al cooperative learning. Master Itals, Università Ca’ Foscari Venezia, s/d. COSERIU, Eugenio. “Teses sobre o tema ‘linguagem e poesia’ ”. In: COSERIU, Eugenio. O homem e sua linguagem. Estudos de teoria e metodologia lingüística. Trad. di Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença/São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1982. DOLCI, Roberto e CELENTIN, Paola (org). La formazione di base del docente di italiano per stranieri. Roma: Bonacci, 2000. KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon Press, 1981. MEZZADRI, Marco. I ferri del mestiere. Perugia: Guerra Edizioni, 2003. PALLOTTI, Gabriele. La seconda lingua. Milano: Bompiani, 1998. TRIOLO, Riccardo. “Il cinema in prospettiva interculturale: coordinate per l’analisi di film”, in LUISE, M. C. (org), Italiano Lingua Seconda: Fondamenti e metodi. Strumenti per la didattica – volume 3, Perugia: Guerra, 2003. VEDOVELLI, Massimo. Guida all’italiano per stranieri. Roma: Carocci, 2002. WILKINS, David A. Notional Syllabuses. Oxford: Oxford University Press, 1976. WILLIS J. A Framework for Task-based Learning. Harlow: Longman, 1996. |
||||
Carga Horária: |
21 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |