Atividade

32907 - O espaço local como cenário global: a trilogia filmica de Lucrecia Martel

Período da turma: 14/09/2009 a 25/09/2009

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Fundamentação

No campo dos estudos literários, a relação da literatura com as outras artes vem ocupando um lugar cada vez mais importante e isso acontece, especialmente com o cinema, pois este constitui a arte moderna com a qual, através da montagem como procedimento fundamental da sintaxe narrativa, se estabelecem maiores conexões. Como especialista em Teoria Literária, a possibilidade de pensar os textos fílmicos, particularmente aqueles cujas condições de produção se circunscrevem à Argentina pós anos noventa, me permitiu estabelecer nexos com a narrativa literária argentina que emerge nesses mesmos anos. Daí surge uma das hipóteses de trabalho que orienta minha pesquisa: cinema e romance configuram uma ruptura com relação às formas narrativas tradicionais e uma alternativa transformadora da percepção do mundo; e, assim, eles constroem uma aposta ética e política não programática.
A hipótese que se deduz dessa idéia é que o olhar articula o texto com o social, portanto, o objetivo já não é recuperar um modelo deslocado pelo neocolonialismo, mas evidenciar os efeitos sociais da fragmentação operada pelo neoliberalismo. Assim, este cinema e esta literatura abandonam as buscas programáticas e questões relativas à identidade que atravessaram as narrativas literárias e fílmicas das décadas anteriores, especialmente, as dos anos setenta. Sem se postular como uma representação dos pobres, excluídos ou marginalizados, a encenação do olhar sinaliza a percepção crítica sobre a realidade fragmentada do final do século XX.
Este Curso oferece uma reflexão sobre a filmografía de Lucrecia Martel (La ciénaga, La niña Santa e La mujer sin cabeza) por considerar que se constitui em epítome do que afirmei no parágrafo anterior: o filme que abre a trilogia mostra as fissuras da classe média; o segundo expõe as contradições do discurso religioso; e o terceiro, os efeitos sociais do amortecimento do passado. Serão realizadas remissões a textos literários, especialmente àqueles produzidos no âmbito do noroeste argentino, para sermos coerentes com o título do curso, pois o espaço local pode ser concebido como o Aleph do global.
No horizonte discursivo geral desta proposta estão as noções de produção de Marx, as de invenção de Nietzsche e as de análise de Freud, coordenadas com a semiótica e a filosofia do cinema de Gilles Deleuze.

Metodologia

O curso será ministrado à maneira de uma oficina que supõe exposição por parte do docente e a intervenção dos alunos. A avaliação consistirá na transferência das leituras realizadas nos filmes que constituem o corpus do curso a outros filmes emergentes da filmografia brasileira pós anos noventa. Os alunos serão orientados na elaboração de relações com a literatura da mesma época de produção.

Conteúdos

1. O cinema no espaço das artes. Problemática da enunciação no cinema. Cinema massivo e cinema de Autor no contexto da industrialização: a perda da aura.
2. La ciénaga: repetição e diferença. A impossibilidade da transformação. A crença como possibilidade de ver e fazer. Eixo horizontal do plano, quadro fechado e montagem acelerada. O óptico e o háptico. A oralidade nos parlamentos das personagens. A ambigüidade e o duplo discurso como sustento das relações sociais e econômicas na periferia.
3. La niña Santa e La mujer sin cabeza: manifestações do secreto, a culpa, a confissão e o pacto de silêncio. Imagens recorrentes nos filmes. Manifestação diegética e extradiegética da música popular nos filmes.

Bibliografía general

Bettetini, Gianfranco (1996) La conversación audiovisual. Madri: Cátedra.
Bordwell, David (1995) El significado del film. Buenos Aires: Paidós.
Casetti, Francesco y Federico di Chio (1998) Cómo analizar un film. Barcelona: Paidós.
Chatman Seymour (1990) Historia y discurso. La estructura narrativa en la novela y en el cine. Madri: Taurus.
Gaudreault, André y F. Jost [1990 (1995)] El relato cinematográfico. Cine y narratología. Barcelona, Paidós.
Hauser, Arnold ([1951] 1964) “Bajo el signo del cine” Tomo 2 de Historia social de la Literatura y el Arte, Madri: Guadarrama.
Jost, François (2002) El ojo-cámara. Entre film y novela. Buenos Aires: Catálogos.
Lamas Alicia M. “Literatura y cine: lenguajes en interacción” www.ellimboweb.com.ar
Magny, Joel (2005) Vocabularios del cine. Palabras para leer el cine. Palabras para hacer cine. Palabras para amar el cine. Barcelona: Paidós.
Paz Gago, José María “Propuestas para un replanteamiento metodológico en el estudio de las relaciones de literatura y cine. El método comparativo semiótico-textual” em http://www.cervantesvirtual.com/hemeroteca/signa/catalogo.shtml
Verón, Eliseo (1987) La semiosis social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Buenos Aires: Gedisa.
Wolf, Sergio ([2001] 2004) “La transposición: problemas generales y problemas específicos” en Cine / Literatura. Ritos de pasaje. Buenos Aires: Paidós.
Zunzunegui, Santos (1998) Pensar la imagen. Madrid: Cátedra/Universidad del País Vasco.
Zunzunegui, Santos (1996) La mirada cercana. Microanálisis fílmico. Barcelona, Paidós.

Bibliografía específica

1.
Aguilar, Gonzalo (2006) Otros mundos. Un ensayo sobre el nuevo cine argentino. Buenos Aires: Santiago Arcos.
Aumont, Jacques (1997) Estética del cine. Barcelona: Paidós.
Barthes, Roland (1975) “El efecto de realidad” en VV.AA.: Lo verosímil, Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo.
Benjamin Walter ([1936]1989) “La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica” em Discursos interrumpidos I. Madrid: Taurus.
Tassara, Mabel (2001) El castillo de Borgonio. La producción de sentido en el cine. Buenos Aires: Atuel.
Traversa, Oscar (1984) Cine: El significante negado. Buenos Aires, Hachette.
Triquell, Ximena (2003) “Algunas consideraciones sobre la enunciación cinematográfica” (inédita).

2. e 3.
Aguilar, Gonzalo (2006) Otros mundos. Un ensayo sobre el nuevo cine argentino, Buenos Aires: Santiago Arcos.
Rodríguez, Susana A. C. (2003) “Imágenes de la exclusión social representada en el film La ciénaga de Lucrecia Martel” en Cuadernos de Humanidades Nº 14.
____. (2005) “Cine Argentino e Identidad” en Cuadernos de Humanidades. Nº 17. Universidad Nacional de Salta.
____. (2005) “Semiosis fílmica y crítica cultural” IV Congreso Argentino de la Asociación de Semiótica y Discursos críticos, Buenos Aires.
____. (2006) “La dimensión poética de la ficción y el documental en el nuevo cine argentino” Jornadas Internacionales de Arte y Poesía experimentales. Córdoba.
____. (2006) “La revuelta narrativa (literaria y fílmica) de los noventa en Argentina” em Pais, Gabriela (ed.) Actas del I congreso Internacional de Literatura Arte y Cultura en la Globalización. ISBN 978-987-1019-41-0
____. (2008) “Claves identitarias en el cine y la narrativa literaria de los noventa” em Bazzano, Blanca (ed.) Transformaciones, prácticas e identidad cultural, v 1. Jornadas Nacionales. ISBN 978-959-554-558-2
____. (2009) “Cine argentino. La otra escena cultural” en Moyano, Elisa (coord.) Identidades locales fragmentadas: literatura, folklore, cine y rock en la cultural glob(blog)al (in prensa).
Ulm, Hernán (2009) “Filosofía y cine. Formas de la experimentación en tres directores del cine contemporáneo argentino. Revista InSitu Año II, Nº 3 Salta, Argentina, Marzo 2009 http://www.insitu-digital.com.ar

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Susana Alicia Constanza Rodriguez


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP