Atividade

32914 - Elaboração de Unidades Didáticas para o Ensino de Língua Portuguesa

Período da turma: 08/10/2009 a 26/11/2009

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1.Diferentes definições de língua e linguagem segundo os parâmetros curriculares
2.Materiais didáticos (livros didáticos, apostilados, materiais alternativos etc.) presentes na sala de aula
3.Critérios de avaliação e parâmetros de elaboração de materiais didáticos
4.Elaboração de unidade didática de leitura: uma abordagem enunciativa-discursiva
5.Práticas de produção de textos orais e escritos: elaboração de uma unidade didática
6.Práticas de análise linguística: a língua em uso numa abordagem linguístico-discursiva

Bibliografia
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BAKHTIN, Mikhail M. (2003) Os gêneros do discurso. In. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-306.
BRAIT, Beth (Org). (2005) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto.
______. (2006) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto.
ILARI, R. ( 1985) Linguística e ensino do português. São Paulo: Martins Fontes.
ILARI, R. & BASSO, R. (2006) O português da gente: a língua que estudamos, a língu que falamos. São Paulo: Contexto.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA VAL, M.G. (2002) A gramática do texto, no texto. In. Revista de estudos da linguagem. Faculdade de Letras UFMG, v. 10, n. 2, jul./dez 2002, p.107-134.
COSTA VAL, M. G. (2003) A produção de textos em livros didáticos de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. In A. A. G. Batista & R. H. R. Rojo (orgs) Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita, p. 125-152. Campinas: Mercado de Letras, Coleção Faces da Lingüística Aplicada, LAEL/PUC-SP.
________& MARCUSCHI, Beth (Orgs.) (2005) Livro didático de Língua Portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. (2005) Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5 ed. São Paulo: Cortez.
ROJO, R. (org) (2000) A prática de Linguagem em sala de aula – praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, Campinas: Mercado de Letras.
ROJO, R. (2001a) Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: Diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: I. Signorini (org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento, pp. 51-74. Campinas: Mercado de Letras.
_________ (2001b) Teoria dos Gêneros em Bakhtin: Construindo uma perspectiva enunciativa para o ensino de compreensão e produção de textos na escola. In. BRAIT, B (org.) Estudos Enunciativos no Brasil: História e Perspectivas. Campinas: Pontes.
________ (2005) Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J.L. et al. (Ed.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 184-207.
MOURA NEVES, M.H. (2006) Texto e gramática. São Paulo: Contexto.
_______. (2003) Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto.
________. (2002) A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Unesp.
SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. (2004) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Carlyne Cardoso de Paiva
Maria Ines Batista Campos Noel Ribeiro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP