Atividade

33051 - GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Período da turma: 06/10/2009 a 08/12/2009

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Descrição: EMENTA: Discussão sobre Gêneros Textuais e sua aplicação no ensino de Língua Estrangeira; apresentação do conceito de Gênero Textual e organização de sequências didáticas no ensino de Língua Estrangeira; relação entre o ensino de Língua Estrangeira e a perspectiva dos Gêneros Textuais.

Conteúdo programático:

06/10/09 – Definição de Gênero Textual
13/10/09 – Sequência Didática e suas aplicações na aula de Língua Estrangeira
20/10/09 – Gênero textual: diário
27/10/09 – Gênero textual: instrução de uso
03/11/09 – Gênero textual: carta
10/11/09 – Gênero textual: autobiografia
17/11/09 – Gênero textual: entrevista
24/11/09 – Gênero textual: notícia
01/12/09 – Práticas com Gêneros Textuais na aula de Língua Estrangeira
08/12/09 – Práticas com Gêneros Textuais na aula de Língua Estrangeira

Bibliografia:

BAKHTIN, Mikhail. (2006) Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes.

BARROS, Eliana Merlin; NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros textuais e livro didático: da teoria à prática. Linguagem em (Dis)curso. LemD, Tubarão v. 7 n. 2 p 241-170 maio / agosto 2007.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel (orgs.) (2005) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

BRANDÃO, H.N. (org.) (2000) Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez.

BRANDÃO, H. N.; MICHELETTI, G. (org.) (1997) Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez

BRASIL. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira. Brasília: MEC / SEF

______. (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC / SEB.

______. (2006) Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC / SEB.

BRONCKART, Jean-Paul. (1999) Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC.

BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, Anna Rachel, MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. (orgs.) (2006). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado das Letras.

CITELLI, A. (org.) (1997) Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez.

CORACINI, Maria José R. F. (org.) (1995) O Jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes.

________________________. (org.) (1999) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes.

DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (orgs.) (2007) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

GERALDI, João Wanderley. (1985) O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste.

GRIGOLETTO, Marisa. Um dizer entre fronteiras: o discurso de professores e futuros professores sobre a língua inglesa. Trabalhos em Lingüística Aplicada, nº 41, 2003, p. 39-50.

GUIMARÃES, Ana Maria M.; CAMPANI-CASTILHOS, Daiana; DREY, Rafaela Fetzner (orgs) (2008) Gêneros de texto no dia-a-dia do Ensino Fundamental. Campinas: Mercado das Letras.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. (2000) Gêneros Textuais: o que são e como se classificam. Recife, UFPE

______________________. (2002) Gêneros Textuais, Mídia e Ensino de Língua. S Paulo: Cortez.

MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos. (orgs.) (2005) Hipertextos e gêneros digitais – novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna.

MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée (orgs.) (2002) Gêneros textuais e práticas discursivas. Bauru: EDUSC.

PINTO. Abuêndia Padilha. Gêneros textuais e ensino de línguas: Reflexões sobre aprendizagem e desenvolvimento. Recife: UFPE.

ROJO, Roxane.(org.) (2002) A prática de linguagem em sala de aula. Praticando os PCNs. Campinas: Mercado das Letras.

SCHENEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (orgs.) (2004) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercados das Letras.

SIGNORINI, Inês (org.) (2008) [RE]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Fábio Barbosa de Lima


 
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