33216 - Espaço e Tempo no Japão: a sua cultura e sua estética |
Período da turma: | 19/09/2009 a 14/11/2009
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Descrição: | 1. A concepção do espaço no Japão
Oku e Kaiwai: a profundidade e a fronteira Mitate: o deslocamento dos signos Michiyuki: o espaço do transitar Utsuroi: o espaço da efemeridade Soto: o espaço do outro Saibu: o espaço-detalhe Simetria dinâmica: o design da desconstrução bilateral Flexibilidade: o espaço do tatami 2. A concepção do tempo no Japão Ima: o tempo do aqui e agora Ichigo Ichie: o tempo único Za: o tempo compartilhado Dô: o tempo processual Shiki: o tempo cíclico sazonal Sabi: a estética do tempo Haiku: o congelamento temporal do espaço 3. Ma: o espaço-tempo do Japão O que é o Ma? Espaço-tempo de geração criativa – espaço vazio, yorishiro e himorogi Espaço-tempo de fronteira -hisashi, engawa, genkan Espaço-tempo de passagem - santuário e jardins Ementa: Neste curso serão abordados os principais aspectos do espaço e do tempo da cultura japonesa, com ênfase na sua estética. Foca-se a arquitetura para o entendimento do espaço japonês, salientando as suas características como a flexibilidade, a transitoriedade, a processualidade como também os diversos tipos de tempo existentes no seio da cultura japonesa: Ichigo Ichie - o tempo único, Za - o tempo compartilhado, Shiki – o tempo cíclico sazonal e Dô – o tempo processual correlacionados com a literatura, as artes tradicionais, a culinária e as estéticas deles resultantes. O estudo será realizado através de discussões de textos selecionados como também por meio de apresentação de diversas manifestações artísticas japonesas, em imagens e projeção de trechos de filmes. BIBLIOGRAFIA: BARTHES, Roland. L’empire des signes. Paris: Éditions du Seuil, 2005 ou Hyôshô no Teikoku. Tokyo: Chikuma Gakugei Bunko. Trad. Sô Sakon. 1996. HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. Trad. J. C. Ismael. São Paulo: Editora Pensamento, 1983. INOUE, Mitsuo. Nihon kenchiku no kûkan. (O espaço da arquitetura japonesa).Tokyo: Kagoshima Shuppankai, 2002. ITO, Teiji. Nihon dezainron. (A teoria do design japonês). Tokyo: Kajima Shuppansha,1995. KAWAI, Hayao. Mukashi banashi to nihonjin no kokoro. Tokyo: Iwanami Shoten, 1982. ou A Psique Japonesa: grandes temas de contos de fadas japoneses. São Paulo: Paulus, 2007. KUROKAWA, Kisho. The Philosophy of Symbiosis. Tokyo: Kodansha International. 1997 ou Kyosei no Shisô. Tokyo:Tokuma Shoten, 1996. MAKI, Fumihiko. Miegakure suru toshi. (Metrópole que se oculta). Tokyo: Kajima Shuppansha, 2002. MATSUOKA, Seigo.Nihonryu: naze kanariya wa uta wo wasureta ka (Ao estilo japonês: por que a canária esqueceu a música). Tokyo: Asahi Shinbunsha. 2000. MATSUOKA, Seigo. Nihonsuki. (Suki japonês). Tokyo: Shunshusha, 2000. OKAKURA, Kakuzo. O livro do chá. Trad. Leiko Gotoda.São Paulo: Estação Liberdade, 2008. YOSHIMURA, Teiji. Nihon no kûkan kôzô. (A estrutura espacial do Japão). Tokyo, Kagoshima Shuppankai, 1997. Filmes: Dolls. Takeshi Kitano. 2002. Rashomon. Kurosawa. 1950 Dream Windows- Reflections on the Japanese Garden. 1992. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Michiko Okano Ishiki |
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