Atividade

33216 - Espaço e Tempo no Japão: a sua cultura e sua estética

Período da turma: 19/09/2009 a 14/11/2009

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Descrição: 1. A concepção do espaço no Japão
Oku e Kaiwai: a profundidade e a fronteira
Mitate: o deslocamento dos signos
Michiyuki: o espaço do transitar
Utsuroi: o espaço da efemeridade
Soto: o espaço do outro
Saibu: o espaço-detalhe
Simetria dinâmica: o design da desconstrução bilateral
Flexibilidade: o espaço do tatami
2. A concepção do tempo no Japão
Ima: o tempo do aqui e agora
Ichigo Ichie: o tempo único
Za: o tempo compartilhado
Dô: o tempo processual
Shiki: o tempo cíclico sazonal
Sabi: a estética do tempo
Haiku: o congelamento temporal do espaço
3. Ma: o espaço-tempo do Japão
O que é o Ma?
Espaço-tempo de geração criativa – espaço vazio, yorishiro e himorogi
Espaço-tempo de fronteira -hisashi, engawa, genkan
Espaço-tempo de passagem - santuário e jardins
Ementa: Neste curso serão abordados os principais aspectos do espaço e do tempo da cultura japonesa, com ênfase na sua estética. Foca-se a arquitetura para o entendimento do espaço japonês, salientando as suas características como a flexibilidade, a transitoriedade, a processualidade como também os diversos tipos de tempo existentes no seio da cultura japonesa: Ichigo Ichie - o tempo único, Za - o tempo compartilhado, Shiki – o tempo cíclico sazonal e Dô – o tempo processual correlacionados com a literatura, as artes tradicionais, a culinária e as estéticas deles resultantes. O estudo será realizado através de discussões de textos selecionados como também por meio de apresentação de diversas manifestações artísticas japonesas, em imagens e projeção de trechos de filmes.

BIBLIOGRAFIA:
BARTHES, Roland. L’empire des signes. Paris: Éditions du Seuil, 2005 ou Hyôshô no Teikoku. Tokyo: Chikuma Gakugei Bunko.
Trad. Sô Sakon. 1996.
HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. Trad. J. C. Ismael. São Paulo: Editora Pensamento, 1983.
INOUE, Mitsuo. Nihon kenchiku no kûkan. (O espaço da arquitetura japonesa).Tokyo: Kagoshima Shuppankai, 2002.
ITO, Teiji. Nihon dezainron. (A teoria do design japonês). Tokyo: Kajima Shuppansha,1995.
KAWAI, Hayao. Mukashi banashi to nihonjin no kokoro. Tokyo: Iwanami Shoten, 1982. ou
A Psique Japonesa: grandes temas de contos de fadas japoneses.
São Paulo: Paulus, 2007.
KUROKAWA, Kisho.
The Philosophy of Symbiosis. Tokyo: Kodansha International. 1997 ou Kyosei no Shisô. Tokyo:Tokuma Shoten, 1996.
MAKI, Fumihiko. Miegakure suru toshi. (Metrópole que se oculta). Tokyo: Kajima Shuppansha, 2002.
MATSUOKA, Seigo.Nihonryu: naze kanariya wa uta wo wasureta ka (Ao estilo japonês: por que a canária esqueceu a música). Tokyo: Asahi Shinbunsha. 2000.
MATSUOKA, Seigo. Nihonsuki. (Suki japonês). Tokyo: Shunshusha, 2000.
OKAKURA, Kakuzo. O livro do chá. Trad. Leiko Gotoda.São Paulo: Estação Liberdade, 2008.
YOSHIMURA, Teiji. Nihon no kûkan kôzô. (A estrutura espacial do Japão). Tokyo, Kagoshima Shuppankai, 1997.
Filmes: Dolls. Takeshi Kitano. 2002.
Rashomon. Kurosawa. 1950
Dream Windows- Reflections on the Japanese Garden. 1992.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Michiko Okano Ishiki


 
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