Atividade

33735 - Ensinando Literatura Inglesa em Faculdades Particulares: Letramento Crítico e as Novas Literaturas

Período:
Segunda 14:00 às 17:00
 
Descrição: Ementa
O curso faz uma reconsideração do ensino de Literaturas de Língua Inglesa a partir dos princípios do Letramento Crítico (Freire; Simon) e do Letramento Transcultural (Giroux; Spivak), considerando a aula de literatura estrangeira e o texto literário de língua inglesa como um espaço de encontro de culturas que contribui para formação de um conceito de cidadania global, baseado em um conceito de democracia cultural, que procura o respeito e a tolerância pelo Outro diferente e desconhecido, tanto dentro como fora das fronteiras nacionais.

Conteúdo Programático

1. O Letramento Crítico e Transcultural
2. A Problematização do Cânone: Da Literatura Inglesa às Literaturas de Língua Inglesa.
3. O Texto Literário como Espaço de Encontro entre Culturas.
4. A Problematização do “Literário”
5. A Estética da Diferença
6. O conceito de Narrativa.
7. A Leitura como processo de Criação de Significados.
8. Literatura e Ação Social.

Bibliografia

Ashrad Raja, Masood. “Postcolonial Student: Learning the Ethics of Global
Solidarity in an English Classroom” In Radical Teacher 82. 2008

Brydon, Diana & Coleman, W.D., eds. Renegotiating Communities. Vancuver
Toronto, UBC Press, 2008.

Cariou, Warren. Lake of the Prairies. Canada: Anchor, 2003.

Cervetti, Gina et al. “A Tale of Differences: Comparing the Traditions,
Perspectives And Educational Goals of Critical Reading and Critical Literacy” http://wwwreadingonline.org/articles/ar_index.aspHREF=/articles/cervetti/index/html
Chamberlin, J. Edward If This is Your Land, Where are your Stories? Finding
Common Ground. Canada: Alfred A. Knof, 2003.

De Souza, Lynn Mario T. Menezes “Beyond Here’s a Literacy, Here’s a Culture” (2007).
_____. “Learning to Read the World Through Other Eyes” (2007)

Festino, Cielo. “Broadening the Social Contract through the Literary Text” In
Critical Literacy. Vol. 1. Série 1. Disponível em www.critiicalliteracy.org.uk ,
2007.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Gates, Henry Louis, Jr. Loose Canons. Notes on the Culture Wars.
Oxford University Press, 1992.
Giroux, Henry. Border Crossings. New York & London: Routledge,
2005.
Johnston, Ingrid. Re-Mapping Literary Worlds. Postcolonial Pedagogy in
Practice. New York, Washington, Bern, Frankfurt, Berlin, Brussels,
Vienna, Ofxord: Peter Lang, 2003.
King, Bruce. New National and Postcolonial Literatures. Oxford: Clarendon
Press, 1998.
Lankshear, C. & Knobel, M. Literacies. Changing Knowledge and Classroom
Learning. London & New York: Open University Press, 2004.
McLaughlin, M. & G. L de Voodg. Critical Literacy. New York: Scholastic, 2004.
Moran, Charles. Conversations. Contemporary Critical Literacy and the
Teaching of Literature. Natl Council of Teachers: 1990.
Peterfreund, Stuart. Critical Theory and the Teaching of Literature. Notheastern U.
Press, 1985.
Schagerl, Jessica. “Transnational Literacy” In Globalization and Autonomy
Online Compendium. Disponível em
http://www.globalautonomy.ca/global1/glossary_entry.jsp?id=CO.0065.
Simon, Roger. Teaching Against the Grain. New York & London: Bergin
& Garvey, 1992.
Shor, Ira. “What is Critical Literacy?” In Journal for Pedagogy, Pluralism & Practice
Issue 4 vol.1: Fall 1999.
Snyder, Ilana. The Literacy Wars. Austrália: Allen & Unwin, 2007.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Cielo Griselda Festino


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP