Atividade

35082 - Língua Espanhola 1 e 2 para Relações Internacionais (Intensivo)

Período da turma: 10/03/2010 a 02/07/2010

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Disciplina LÍNGUA ESPANHOLA 1 PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS


Objetivos
Introduzir o aluno no universo da língua espanhola. Promover sua sensibilização diante das variedades desta língua no mundo atual, como forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e interação multi e transcultural com diferentes falantes desta língua estrangeira. Prover materialidade lingüística (conteúdos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos) que proporcione uma comunicação de nível básico nas habilidades de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever, com ênfase nas primeiras. Reforçar o domínio da língua, em detrimento de uma certa "apropriação espontânea" (portunhol) da mesma.

Responsável


Programa resumido

A língua espanhola no mundo contemporâneo; As línguas da Espanha e da América hispano-falante; Saudações, apresentações e Despedidas; Perguntas para dar e obter informação pessoal básica; Falar da família; Descrever aspectos físicos e de caráter; Alfabeto e fonética; Soletrar; Usar dicionários; Tempos verbais do Modo Indicativo (Presente, Pretéritos - Indefinido, Perfecto, Imperfecto e Pluscuamperfecto); Leitura de textos (jornalístico e literário).

Programa

CONTEÚDOS FUNCIONAIS
1. Plurilingüismo
2. Saudações
3. Apresentar-se e apresentar alguém
4. Pedir e dar informação pessoal (formal e informalmente)
5. Despedir-se
6. Soletrar uma palavra
7. Falar das características físicas e de personalidade
8. Falar da família
9. Falar de ações cotidianas em presente e passado
10. Contar um fato passado
11. Perguntar e dizer a hora
12. Expressar gostos e preferências
13. Usar diferentes tipos de dicionário
14. Compreender textos jornalísticos e contos literários curtos


CONTEÚDOS GRAMATICAIS
1. FONÉTICOS
1.1. Pronúncia das vogais
1.2. Pronúncia das consoantes

2. LÉXICOS
2.1. Alfabeto
2.2. Saudações e despedidas
2.3. Nacionalidades, profissões
2.4. Números
2.5. Família
2.6. Aspectos físicos e de carácter
2.7. Comidas
2.8. Roupas

3. SINTÁTICOS
3.1. Artigos determinados e indeterminados
3.2. Contrações
3.3. Gênero e número de substantivos e adjetivos
3.4. Adjetivos e pronomes possessivos
3.5. Adjetivos e pronomes demonstrativos
3.6. Pronomes interrogativos
3.7. Apócopes (mucho/ muy; bueno/ buen;
Modo Indicativo: Presente, Pretérito Imperfecto, Pretérito Indefinido, Pretérito Perfecto, Pretérito Pluscuamperfecto
3.8. Pronomes objeto direto e indireto

Avaliação

Os alunos serão avaliados continuadamente. No entanto, estarão previstas as seguintes avaliações formais, cujo peso será estipulado no início do semestre pela professora:
1. Elaboração de três pequenos trabalhos em grupo;
2. Elaboração dos temas indicados do livro de gramática;
3. Duas provas escritas (parcial e final);
4. Uma prova oral (final).
Outras atividades para avaliação poderão ser pedidas segundo critério da professora.


Método

A avaliação será feita a partir de conceitos atribuídos ao aluno em diversos momentos ao longo do semestre, dentro dos quais constam trabalhos individuais ou em grupo, elaboração de exercícios em aula ou extra-classe e provas escritas e/ou orais.

Critério

O aluno deverá demonstrar, em todas as avaliações exigidas, o conhecimento dos conteúdos programáticos desenvolvidos no semestre em questão. Desse modo, serão observados especialmente: correção ortográfica; capacidade de compreensão de textos escritos e orais; expressão oral e escrita de nível básico;

Norma de recuperação

Prova de recuperação, a ser realizada antes do início do semestre subseqüente, que avaliará todos os conteúdos do semestre em questão.


Bibliografia Básica

CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Elemental. Madri: Edelsa
BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Básico. Madri: SM Ediciones.
BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1997) Hacia el español - Nivel básico. São Paulo: Saraiva.
MARTIN, I.R. (2003). Espanhol – Série Brasil. São Paulo: Ática.

Sites na internet
www.elmundo.es (jornal El Mundo - Espanha)
www.elpais.es (jornal El País - Espanha)
www.clarin.com (jornal Clarín - Argentina)
www.lanacion.ar (jornal La Nación - Argentina)
www.pagina12.com (jornal Página 12 - Argentina)
www.reforma.com (jornal Reforma - México)
www.eltiempo.com.co (jornal El Tiempo - Colombia)
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes)

Complementar

Minidicionário espanhol - português / português - espanhol. Ática: São Paulo.
Señas. (2003). Martins Fontes: São Paulo.
González Hermoso, A. (1998). Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.
González Hermoso, A., et alli. (1995) Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.
Gómez Torrego, L. (1998)Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.
Fernández Días, R. (1999). Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros.


Disciplina LÍNGUA ESPANHOLA 2 PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Objetivos
Dar continuidade ao processo de aquisição/aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira a partir do desenvolvimento das habilidades de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever, com ênfase na produção oral. Prover materialidade lingüística (conteúdos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos) que proporcione uma comunicação de nível intermediário nas quatro habilidades acima referidas. Ampliar o contato do aluno com os países hispano-falantes e suas culturas e discursividades.

Responsável


Programa resumido

Formas de tratamento da língua espanhola nos países hispano-falantes; Variedades da pronúncia da língua espanhola (ceceo, seseo, yeísmo); Falar do futuro e fazer previsões; Expressar causa, conseqüência, condição e adversidade; Descrever e narrar oralmente em histórias curtas; Expressar diferentes situações (dúvida, hipótese, sentimentos, etc.) utilizando os tempos do modo Subjuntivo;


Programa

CONTEÚDOS FUNCIONAIS

1. Tratamento formal e informal (tú, vos, usted, vosotros, ustedes)
2. Falar do futuro e fazer previsões
3. Expressar dúvida, possibilidade, hipótese
4. Expressar condição, causa, conseqüência e adversidade
5. Descrever lugares e narrar fatos
6. Expressar opinião e argumentar
7. Expressar sentimentos e sensações
8. Expressar obrigação, possibilidade e impossibilidade

CONTEÚDOS GRAMATICAIS

1. Fonético-fonológicos
1.1 Pronúncia das letras c e z, ll e y
1.2 Variantes: seseo, ceceo, yeísmo, lleísmo
1.3

2. Sintáticos
2.1 Pronomes de tratamiento
2.2 Modo Indicativo: Futuro e Condicional
2.2 Modo Subjuntivo: Presente, Imperfecto, Pluscuamperfecto
2.3 Perífrase de futuro
2.4 Imperativo afirmativo e negativo
2.5 Pronomes de objeto direto e indireto
2.6 Orações condicionais, causais, consecutivas e adversativas
2.7 Marcadores discursivos
2.8 Conjunções básicas condicionais, causais, consecutivas e adversativas


Avaliação

Os alunos serão avaliados continuadamente. No entanto, estarão previstas as seguintes avaliações formais, cujo peso será estipulado no início do semestre pela professora:
1. Elaboração de dois pequenos trabalhos em grupo;
2. Elaboração dos temas indicados do livro de gramática;
3. Uma prova escrita;
4. Uma prova oral, que consistirá na apresentação de um seminário em grupo.
Outras atividades para avaliação poderão ser pedidas segundo critério da professora.

Método

A avaliação será feita a partir de conceitos atribuídos ao aluno em diversos momentos ao longo do semestre, dentro dos quais constam trabalhos individuais ou em grupo, elaboração de exercícios em aula ou extra-classe e provas escritas e/ou orais.

Critério

O aluno deverá demonstrar, em todas as avaliações exigidas, o conhecimento dos conteúdos programáticos desenvolvidos no semestre em questão. Desse modo, serão observados especialmente: correção ortográfica; capacidade de compreensão de textos escritos e orais; expressão oral e escrita de nível básico;

Norma de recuperação

Prova de recuperação, a ser realizada antes do início do semestre subseqüente, que avaliará todos os conteúdos do semestre em questão.


Bibliografia Básica

BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Básico. Madri: SM Ediciones.
BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Intermedio. Madri: SM Ediciones.
BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1997) Hacia el español - Nivel básico. São Paulo: Saraiva.
BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1998) Hacia el español - Nivel intermedio. São Paulo: Saraiva.
CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Elemental. Madri: Edelsa.
CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Intermedio. Madri: Edelsa.
MARTIN, I.R. (2003). Espanhol – Série Brasil. São Paulo: Ática.

Sites na internet
www.elmundo.es (jornal El Mundo - Espanha)
www.elpais.es (jornal El País - Espanha)
www.clarin.com (jornal Clarín - Argentina)
www.lanacion.ar (jornal La Nación - Argentina)
www.pagina12.com (jornal Página 12 - Argentina)
www.reforma.com (jornal Reforma - México)
www.eltiempo.com.co (jornal El Tiempo - Colombia)
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes)

Complementar

Minidicionário espanhol - português / português - espanhol. Ática: São Paulo.
Señas. (2003). Martins Fontes: São Paulo.
González Hermoso, A. (1998). Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.
González Hermoso, A., et alli. (1995) Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.
Gómez Torrego, L. (1998)Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.
Fernández Días, R. (1999). Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Larissa Fostinone Locoselli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP