35083 - Língua Espanhola 1 e 2 para Relações Internacionais (Intensivo) |
Período da turma: | 10/03/2010 a 30/06/2010
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Descrição: | Disciplina LÍNGUA ESPANHOLA 1 PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Objetivos Introduzir o aluno no universo da língua espanhola. Promover sua sensibilização diante das variedades desta língua no mundo atual, como forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e interação multi e transcultural com diferentes falantes desta língua estrangeira. Prover materialidade lingüística (conteúdos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos) que proporcione uma comunicação de nível básico nas habilidades de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever, com ênfase nas primeiras. Reforçar o domínio da língua, em detrimento de uma certa "apropriação espontânea" (portunhol) da mesma. Responsável Programa resumido A língua espanhola no mundo contemporâneo; As línguas da Espanha e da América hispano-falante; Saudações, apresentações e Despedidas; Perguntas para dar e obter informação pessoal básica; Falar da família; Descrever aspectos físicos e de caráter; Alfabeto e fonética; Soletrar; Usar dicionários; Tempos verbais do Modo Indicativo (Presente, Pretéritos - Indefinido, Perfecto, Imperfecto e Pluscuamperfecto); Leitura de textos (jornalístico e literário). Programa CONTEÚDOS FUNCIONAIS 1. Plurilingüismo 2. Saudações 3. Apresentar-se e apresentar alguém 4. Pedir e dar informação pessoal (formal e informalmente) 5. Despedir-se 6. Soletrar uma palavra 7. Falar das características físicas e de personalidade 8. Falar da família 9. Falar de ações cotidianas em presente e passado 10. Contar um fato passado 11. Perguntar e dizer a hora 12. Expressar gostos e preferências 13. Usar diferentes tipos de dicionário 14. Compreender textos jornalísticos e contos literários curtos CONTEÚDOS GRAMATICAIS 1. FONÉTICOS 1.1. Pronúncia das vogais 1.2. Pronúncia das consoantes 2. LÉXICOS 2.1. Alfabeto 2.2. Saudações e despedidas 2.3. Nacionalidades, profissões 2.4. Números 2.5. Família 2.6. Aspectos físicos e de carácter 2.7. Comidas 2.8. Roupas 3. SINTÁTICOS 3.1. Artigos determinados e indeterminados 3.2. Contrações 3.3. Gênero e número de substantivos e adjetivos 3.4. Adjetivos e pronomes possessivos 3.5. Adjetivos e pronomes demonstrativos 3.6. Pronomes interrogativos 3.7. Apócopes (mucho/ muy; bueno/ buen; Modo Indicativo: Presente, Pretérito Imperfecto, Pretérito Indefinido, Pretérito Perfecto, Pretérito Pluscuamperfecto 3.8. Pronomes objeto direto e indireto Avaliação Os alunos serão avaliados continuadamente. No entanto, estarão previstas as seguintes avaliações formais, cujo peso será estipulado no início do semestre pela professora: 1. Elaboração de três pequenos trabalhos em grupo; 2. Elaboração dos temas indicados do livro de gramática; 3. Duas provas escritas (parcial e final); 4. Uma prova oral (final). Outras atividades para avaliação poderão ser pedidas segundo critério da professora. Método A avaliação será feita a partir de conceitos atribuídos ao aluno em diversos momentos ao longo do semestre, dentro dos quais constam trabalhos individuais ou em grupo, elaboração de exercícios em aula ou extra-classe e provas escritas e/ou orais. Critério O aluno deverá demonstrar, em todas as avaliações exigidas, o conhecimento dos conteúdos programáticos desenvolvidos no semestre em questão. Desse modo, serão observados especialmente: correção ortográfica; capacidade de compreensão de textos escritos e orais; expressão oral e escrita de nível básico; Norma de recuperação Prova de recuperação, a ser realizada antes do início do semestre subseqüente, que avaliará todos os conteúdos do semestre em questão. Bibliografia Básica CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Elemental. Madri: Edelsa BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Básico. Madri: SM Ediciones. BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1997) Hacia el español - Nivel básico. São Paulo: Saraiva. MARTIN, I.R. (2003). Espanhol – Série Brasil. São Paulo: Ática. Sites na internet www.elmundo.es (jornal El Mundo - Espanha) www.elpais.es (jornal El País - Espanha) www.clarin.com (jornal Clarín - Argentina) www.lanacion.ar (jornal La Nación - Argentina) www.pagina12.com (jornal Página 12 - Argentina) www.reforma.com (jornal Reforma - México) www.eltiempo.com.co (jornal El Tiempo - Colombia) www.rae.es (Real Academia Española) www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes) Complementar Minidicionário espanhol - português / português - espanhol. Ática: São Paulo. Señas. (2003). Martins Fontes: São Paulo. González Hermoso, A. (1998). Conjugar es fácil. Madri: Edelsa. González Hermoso, A., et alli. (1995) Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa. Gómez Torrego, L. (1998)Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones. Fernández Días, R. (1999). Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros. Disciplina LÍNGUA ESPANHOLA 2 PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS Objetivos Dar continuidade ao processo de aquisição/aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira a partir do desenvolvimento das habilidades de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever, com ênfase na produção oral. Prover materialidade lingüística (conteúdos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos) que proporcione uma comunicação de nível intermediário nas quatro habilidades acima referidas. Ampliar o contato do aluno com os países hispano-falantes e suas culturas e discursividades. Responsável Programa resumido Formas de tratamento da língua espanhola nos países hispano-falantes; Variedades da pronúncia da língua espanhola (ceceo, seseo, yeísmo); Falar do futuro e fazer previsões; Expressar causa, conseqüência, condição e adversidade; Descrever e narrar oralmente em histórias curtas; Expressar diferentes situações (dúvida, hipótese, sentimentos, etc.) utilizando os tempos do modo Subjuntivo; Programa CONTEÚDOS FUNCIONAIS 1. Tratamento formal e informal (tú, vos, usted, vosotros, ustedes) 2. Falar do futuro e fazer previsões 3. Expressar dúvida, possibilidade, hipótese 4. Expressar condição, causa, conseqüência e adversidade 5. Descrever lugares e narrar fatos 6. Expressar opinião e argumentar 7. Expressar sentimentos e sensações 8. Expressar obrigação, possibilidade e impossibilidade CONTEÚDOS GRAMATICAIS 1. Fonético-fonológicos 1.1 Pronúncia das letras c e z, ll e y 1.2 Variantes: seseo, ceceo, yeísmo, lleísmo 1.3 2. Sintáticos 2.1 Pronomes de tratamiento 2.2 Modo Indicativo: Futuro e Condicional 2.2 Modo Subjuntivo: Presente, Imperfecto, Pluscuamperfecto 2.3 Perífrase de futuro 2.4 Imperativo afirmativo e negativo 2.5 Pronomes de objeto direto e indireto 2.6 Orações condicionais, causais, consecutivas e adversativas 2.7 Marcadores discursivos 2.8 Conjunções básicas condicionais, causais, consecutivas e adversativas Avaliação Os alunos serão avaliados continuadamente. No entanto, estarão previstas as seguintes avaliações formais, cujo peso será estipulado no início do semestre pela professora: 1. Elaboração de dois pequenos trabalhos em grupo; 2. Elaboração dos temas indicados do livro de gramática; 3. Uma prova escrita; 4. Uma prova oral, que consistirá na apresentação de um seminário em grupo. Outras atividades para avaliação poderão ser pedidas segundo critério da professora. Método A avaliação será feita a partir de conceitos atribuídos ao aluno em diversos momentos ao longo do semestre, dentro dos quais constam trabalhos individuais ou em grupo, elaboração de exercícios em aula ou extra-classe e provas escritas e/ou orais. Critério O aluno deverá demonstrar, em todas as avaliações exigidas, o conhecimento dos conteúdos programáticos desenvolvidos no semestre em questão. Desse modo, serão observados especialmente: correção ortográfica; capacidade de compreensão de textos escritos e orais; expressão oral e escrita de nível básico; Norma de recuperação Prova de recuperação, a ser realizada antes do início do semestre subseqüente, que avaliará todos os conteúdos do semestre em questão. Bibliografia Básica BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Básico. Madri: SM Ediciones. BOROBIO, V. & PALENCIA, R. (2002). Nuevo ELE – Intermedio. Madri: SM Ediciones. BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1997) Hacia el español - Nivel básico. São Paulo: Saraiva. BRUNO, F.C. & MENDOZA, M.A. (1998) Hacia el español - Nivel intermedio. São Paulo: Saraiva. CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Elemental. Madri: Edelsa. CASTRO, F. (2000). Uso de la gramática española. Intermedio. Madri: Edelsa. MARTIN, I.R. (2003). Espanhol – Série Brasil. São Paulo: Ática. Sites na internet www.elmundo.es (jornal El Mundo - Espanha) www.elpais.es (jornal El País - Espanha) www.clarin.com (jornal Clarín - Argentina) www.lanacion.ar (jornal La Nación - Argentina) www.pagina12.com (jornal Página 12 - Argentina) www.reforma.com (jornal Reforma - México) www.eltiempo.com.co (jornal El Tiempo - Colombia) www.rae.es (Real Academia Española) www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes) Complementar Minidicionário espanhol - português / português - espanhol. Ática: São Paulo. Señas. (2003). Martins Fontes: São Paulo. González Hermoso, A. (1998). Conjugar es fácil. Madri: Edelsa. González Hermoso, A., et alli. (1995) Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa. Gómez Torrego, L. (1998)Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones. Fernández Días, R. (1999). Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros. |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 32 | ||||
Ministrantes: |
Larissa Fostinone Locoselli |
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