Atividade

37156 - Alemão para leitura de textos de Filosofia e Ciências Sociais 1

Período da turma: 09/08/2010 a 06/12/2010

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Descrição: Conteúdo Programático do Curso

1. UNIDADES DIDÁTICAS do NÍVEL 1:

Apartir de diferentes tipos de textos, como ementas de cursos de universidades alemãs, aforismos, artigos de dicionários, biografias e trechos de obras de autores importantes, serão apresentados os seguintes conteúdos:

1) o uso do dicionário;
2) classes de palavras:
- artigos, adjetivos, advérbios, preposições, substantivos (gênero e plural) e conjunções (introdução)
- pronomes pessoais, possessivos e relativos
- formação de palavras: palavras compostas, sufixos e prefixos
- verbos: infinitivo (Infinitiv); conjugação no presente (Präsens), verbos modais, verbos irregulares, verbos com prefixo separável; passado (Präteritum e Perfekt); particípio passado (Partizip II); voz passiva; Imperativo (Imperativ); posição dos verbos na oração
3) casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo

1. Obras de Referência:
BIMMEL, P. Fremdsprache Deutsch. Arbeit mit Texten. München: Klett, 1990.

BORNEBUSCH, H.; FISCHER, E. „Alemão como língua instrumental para filósofos.” In: CORACINI, M. J. (Org.). Ensino Instrumental de Línguas. São Paulo: EDUC, 1987.

BRANDI, M. L. Lesekurs für Geisteswissenschaflter. Fortgeschrittene. München: Klett, 1992.

BUGENHEIM, A. Alemão Científico: primeiros passos. São Paulo: Herder, 1968.

GÄRTNER, A. Lesekurs Deutsch im Bereich dr Geisteswissenschaft für Studierende an brasilianischen Universitäten. Porto Alegre: s/ed., 1977.

HAMM, C.; FUHR, G. Bausteine - Fachdeutsch für Wissenschaftler: Philosophie. São Paulo: EPU, 1989.

LAVEAU, I. Sach- und Fachtexte im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. München: GI, 1085.

NASCIMENTO, P. Cursos de língua estrangeira para leitura: teoria e prática, com exemplos para o Alemão. São Paulo: USP (Dissertação de Mestrado, mimeo.), 2007.

RIVERS, W. M. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. Trad. Hermínia Marchi. São Paulo: Pioneira, 1975.

SOLE, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

WESTHOFF, G. Didaktik des Leseverstehens. München: Hueber, 1987.

2. Gramáticas
Duden – Die Grammatik. (Duden – Band IV). Mannheim, Wien, Zürich: Dudenverlag, 1973.

FLEISCHER, M.; ROSENTHAL, T. Estruturas gramaticais do alemão moderno. São Paulo: EPU, 1977.

FUHR, G. Gramática do Alemão Científico. São Paulo: EPU, 1989.

HERINGER, H. J. Wege zum verstehenden Lesen. Lesegammatik für Deutsch als Fremdsprache. München: Hueber, 1987.

LUSCHER, R.; SCHÄPERS, R. Deutsch 2000. Gramática da Língua Alemã Contemporânea. Trad. Richard Hinkel e Vera Lemos. Hueber, 1995.

WENDT, H. Langenscheidts. Gramática de Alemão. Trad. Isabel Maria Nunes. Lisboa: Presença, 1993.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Erica Gonçalves de Castro


 
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