Atividade

37181 - Introdução à Língua Espanhola - Foco no presente

Período da turma: 09/08/2010 a 06/12/2010

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo:
Linguístico:
I – Escrita e Ortografia
1. Alfabeto;
2. Ortografia;
3. Introdução à acentuação.

II – Grupo Nominal e Pronomes
4. Artigos e contrações;
5. Sustantivo;
6. Adjetivo;
7. Demonstrativos;
8. Possessivos;
9. Pronomes pessoais;
10. Numerais (até mil);
11. Indefinidos;
12. Os interrogativos e exclamativos.

III – Partículas
13. Advérbio;
14. Preposições;
15. Conjunções;
16. Interjeições.

IV – Grupo Verbal
17. O Modo Indicativo: Presente, Perífrasis de Presente, Perífrasis de Futuro.
Sintaxe dos verbos de movimento: ir en + medio de transporte, ir a; llegar a, venir a + lugar de destino; jugar a, jugar a”); Verbos pronominais que se referem à identificação pessoal e à rotina (levantarse, acostarse, dormirse, irse, etc.); Verbos reflexivos e recíprocos; Estruturas oblíquas (gustarle algo/alguien a alguien e todas aquelas que expressam gosto ou sentimentos/sensações; parecerle algo/alguien a alguien + predicativo; dolerle algo a alguien, etc.); Formas pessoais e impessoais de Tener / haber / estar-existir.
18. Forma não pessoal do verbo: Gerúndio.

Temático/Situacional:
1) Identificação pessoal;
2) Descrição física e psicológica de pessoas;
3) Roupa;
4) Núcleo familiar e residência;
5) Hábitos;
6) Horários;
7) Gostos, sentimentos e preferências;
8) Trabalho e profissões,
9) Lugares e estabelecimentos;
10) Localização e existência dentro do espaço doméstico e de estudo.


Referências bibliográficas:
FLAVIÁN, E. & FERNÁNDEZ, I. G. E. (1995): Minidicionário Espanhol-Português Português-Espanhol. São Paulo: Atica. 2a. ed.
GOMÉZ TORREGO, L. (1997): Gramática didáctica del español. Madrid: SM.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. (1999): Conjugar es fácil en español de España y de América. Madrid: Edelsa, 2a. ed.
MATTE BON, F. (1995): Gramática Comunicativa del Español. Madrid: Edelsa. Nueva edición revisada, 1 y 2 v.
MORENO, F. e MAIA GONZÁLEZ, N. (dirs.) (2003). Diccionario Bilingüe de Uso Español-Portugués / Português-Espanhol. Madrid: Arco / Libros.


Material a ser adquirido pelo aluno para uso durante o curso:
1) Apostila de textos e exercícios preparada pelo ministrante do curso;
2) Gramática para uso ao longo de 3 semestres letivos: FANJUL, Adrián (org.) (2005): Gramática y Práctica de Español para Brasileños. São Paulo: Moderna.

Carga Horária:

51 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Larissa Fostinone Locoselli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP