37181 - Introdução à Língua Espanhola - Foco no presente |
Período da turma: | 09/08/2010 a 06/12/2010
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo:
Linguístico: I – Escrita e Ortografia 1. Alfabeto; 2. Ortografia; 3. Introdução à acentuação. II – Grupo Nominal e Pronomes 4. Artigos e contrações; 5. Sustantivo; 6. Adjetivo; 7. Demonstrativos; 8. Possessivos; 9. Pronomes pessoais; 10. Numerais (até mil); 11. Indefinidos; 12. Os interrogativos e exclamativos. III – Partículas 13. Advérbio; 14. Preposições; 15. Conjunções; 16. Interjeições. IV – Grupo Verbal 17. O Modo Indicativo: Presente, Perífrasis de Presente, Perífrasis de Futuro. Sintaxe dos verbos de movimento: ir en + medio de transporte, ir a; llegar a, venir a + lugar de destino; jugar a, jugar a”); Verbos pronominais que se referem à identificação pessoal e à rotina (levantarse, acostarse, dormirse, irse, etc.); Verbos reflexivos e recíprocos; Estruturas oblíquas (gustarle algo/alguien a alguien e todas aquelas que expressam gosto ou sentimentos/sensações; parecerle algo/alguien a alguien + predicativo; dolerle algo a alguien, etc.); Formas pessoais e impessoais de Tener / haber / estar-existir. 18. Forma não pessoal do verbo: Gerúndio. Temático/Situacional: 1) Identificação pessoal; 2) Descrição física e psicológica de pessoas; 3) Roupa; 4) Núcleo familiar e residência; 5) Hábitos; 6) Horários; 7) Gostos, sentimentos e preferências; 8) Trabalho e profissões, 9) Lugares e estabelecimentos; 10) Localização e existência dentro do espaço doméstico e de estudo. Referências bibliográficas: FLAVIÁN, E. & FERNÁNDEZ, I. G. E. (1995): Minidicionário Espanhol-Português Português-Espanhol. São Paulo: Atica. 2a. ed. GOMÉZ TORREGO, L. (1997): Gramática didáctica del español. Madrid: SM. GONZÁLEZ HERMOSO, A. (1999): Conjugar es fácil en español de España y de América. Madrid: Edelsa, 2a. ed. MATTE BON, F. (1995): Gramática Comunicativa del Español. Madrid: Edelsa. Nueva edición revisada, 1 y 2 v. MORENO, F. e MAIA GONZÁLEZ, N. (dirs.) (2003). Diccionario Bilingüe de Uso Español-Portugués / Português-Espanhol. Madrid: Arco / Libros. Material a ser adquirido pelo aluno para uso durante o curso: 1) Apostila de textos e exercícios preparada pelo ministrante do curso; 2) Gramática para uso ao longo de 3 semestres letivos: FANJUL, Adrián (org.) (2005): Gramática y Práctica de Español para Brasileños. São Paulo: Moderna. |
||||
Carga Horária: |
51 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Larissa Fostinone Locoselli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |