37209 - Introdução à Língua Espanhola - Foco no passado |
Período da turma: | 14/08/2010 a 27/11/2010
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo:
Linguístico: I – Escrita e Ortografia 1. Separação silábica; 2. Acentuação (encontros vocálicos). 3. Pontuação. II – Grupo Nominal e Pronomes 4. Artigo neutro “lo”; 5. Substantivos; 6. Adjetivos; 7. Demonstrativos; 8. Possessivos; 9. Pronomes pessoais; 10. Numerais cardinais (a partir de mil) e ordinais; III – Partículas 11. Marcadores temporais de passado e de futuro; 12. Preposições; 13. Conjunções; 14. Interjeições. IV – Grupo Verbal 15. O Modo Indicativo: formação dos pretéritos e do futuro, regularidades e irregularidades verbais (morfologia, valores e usos) –– Valores contrapostos dos pretéritos: indefinido, perfecto e pluscuamperfecto. 16. Verbos pronominais (os que se referem à biografia: morirse, recibirse, irse, etc.): obrigatórios, diferenças de matizes semânticos entre formas pronominais e não pronominais. 17. Perífrases: haber que / tener que. 18. A sintaxe de verbos para convites: quedar en/para; es que, lo que pasa es que... Temático/Situacional: 19. Encontros com familiares, amigos, colegas ou conhecidos. 20. Lazer: espetáculos, divertimentos, esportes. 21. Compra de roupa, lojas, preços. 22. Relatos de: experiências vividas ou não no cotidiano, notícias, (auto)biografias, currículo, diário, histórias. 23. Obrigação impessoal e pessoal com relação a diferentes fatos. Referências bibliográficas: FLAVIÁN, E. & FERNÁNDEZ, I. G. E. (1995): Minidicionário Espanhol-Português Português-Espanhol. São Paulo: Atica. 2a. ed. GOMÉZ TORREGO, L. (1997): Gramática didáctica del español. Madrid: SM. GONZÁLEZ HERMOSO, A. (1999): Conjugar es fácil en español de España y de América. Madrid: Edelsa, 2a. ed. MATTE BON, F. (1995): Gramática Comunicativa del Español. Madrid: Edelsa. Nueva edición revisada, 1 y 2 v. MORENO, F. e MAIA GONZÁLEZ, N. (dirs.) (2003). Diccionario Bilingüe de Uso Español-Portugués / Português-Espanhol. Madrid: Arco / Libros. Material a ser adquirido pelo aluno para uso durante o curso: 1) Apostila de textos e exercícios preparada pelo ministrante do curso; 2) Gramática para uso ao longo deste semestre letivo e do posterior: FANJUL, Adrián (org.) (2005): Gramática y Práctica de Español para Brasileños. São Paulo: Moderna. Pré-requisito: que o aluno tenha aprovado o Curso de Introdução à Língua Espanhola: foco no presente, do CL. Obs.: para alunos que tenham feito outro curso de espanhol, com carga horária de aproximadamente 50 h/a fora do CL, haverá uma prova oral e/ou escrita para avaliar se poderá cursar o referido curso. |
||||
Carga Horária: |
51 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Larissa Fostinone Locoselli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |