Atividade

37346 - Escrituras do Espaço - Parte 1

Período da turma: 13/08/2010 a 17/09/2010

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Descrição: Programa:

13/8 A página
20/8 O caderno
27/8 O álbum e diário
03/9 A biblioteca
17/9 A correspondência

A aparente trivialidade do espaço da página será o objeto de nossa primeira aula, abordado em sua historicidade pela perspectiva da crítica genética. Como exemplo, trataremos da composição de listas, em manuscritos preparatórios de algumas das obras do escritor Georges Perec
Os cadernos de rascunhos são lugar privilegiado para a investigação do trabalho escritural de cada escritor, principalmente no que concerne o uso desses suportes. Para tratar dessa questão, trabalharemos com o espaço dos cadernos de Marcel Proust.
Propomos também observar a como se dá a prática da escrita diarística e a composição de álbuns, no trabalho dos críticos Roland Barthes e Philippe Lejeune.
Em seguida, passamos à exploração do espaço de arquivos e bibliotecas, partindo da relação dos escritores Guimarães Rosa e Gustave Flaubert com seus acervos. A partir da noção de biblioteca desenvolvida por Michel Foucault em seu artigo “La bibliothèque fantastique” e da ideia de biblioteca depreendida do conto “La biblioteca de Babel” de Jorge Luis Borges, pretendemos problematizar a caracterização do espaço da biblioteca, no qual o escritor se nutre, para a entrada na escritura.
Para finalizar, trataremos das correspondências. A partir da leitura de alguns textos de correspondências e das obras de Flaubert e Rosa, pretendemos abordar temas e procedimentos de escritura, bem como analisar reflexões sobre o fazer literário.


Bibliografia:

BORGES, Jorge Luis. “La biblioteca de Babel”. Obras completas I. Barcelona: Emecé Editores, 1996, p. 465-471.
FLAUBERT, Gustave. L’Éducation sentimentale. Paris: GF Flammarion, 2001.
______. Três contos. (Trois contes, Paris: 1877). Trad. de Milton Hatoum e Samuel Titan Jr. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
______. Bibliomania. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.
______. Lettres de Flaubert (1830-1880), édition Conard, 1926-1930. Organizado por Danielle Girard et Yvan Leclerc. Disponível em:
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 257-368.
JOBIM, José Luís (org.). A biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: ABL, Topbooks, 2001.
JORGE, Verónica Galíndez. Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert. Tese de doutorado defendida em 2003, FFLCH-USP.
MACHADO DE ASSIS, J. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 2006. (em especial Memórias póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó)
______. Fogos de artifício: Flaubert e a escritura. Cotia: Ateliê, 2009.
PEREC, Georges. Cahier des charges de La vie mode d’emploi. Paris: CNRS, 1993.
______. A vida modo de usar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
______. Espèces d’espaces. Paris: Galilée, 2000.
PINO, C. A. ; ZULAR, R. Escrever sobre escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PINO, C. A. “O espaço da página: digressão a partir de um romance de Perec”. In: Criação em debate. São Paulo: Humanitas, 2007.
PROUST, Marcel. À la recherche du temps perdu. Édition publié sous la direction de J-Y Tadié. Paris: Gallimard, 1987-1989. 4v. (Bibliothèque de la Pléiade).
SIMONET-TENANT, Françoise. Le Journal intime. Genre littéraire et écriture ordinaire. Paris: Nathan, 2001. (ou nova edição Téraèdre, 2004).
WILLEMART, Philippe. Bastidores da criação literária. São Paulo: Iluminuras, 1999.
______. Universo da criação literária. São Paulo: EDUSP, 1993.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Ana Amelia Barros Coelho Pace
Carla Cavalcanti e Silva
Carolina Augusto Messias
Claudia Consuelo Amigo Pino
Lúcia Amaral de Oliveira Ribeiro
Luciana Antonini Schoeps
Mônica Fernanda Rodrigues Gama
Samira Murad


 
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