39966 - Leitura em Língua Espanhola |
Período da turma: | 12/03/2011 a 02/07/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. OBJETIVOS GERAIS
O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante: O desenvolvimento e o aprimoramento da competência de leitura de textos acadêmicos da área de humanidades em língua espanhola, tais como resumos, artigos, capítulos de livros e dissertações; e O desenvolvimento e o aprimoramento da expressão oral em língua espanhola em contextos acadêmicos, tais como apresentações de seminários, comunicações e discussões de textos. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Com respeito à compreensão leitora, serão enfatizadas as capacidades de: apreensão de dados e/ou argumentos de um texto e posicionamento crítico diante da argumentação escrita. No que diz respeito à expressão oral, serão enfatizadas as capacidades de exposição e argumentação em contextos acadêmicos Para tanto, serão revisados aspectos da língua espanhola, tais como: aspectos que caracterizam o funcionamento da oração e da estrutura textual; aspectos fonéticos; os campos lexicais; a construção da referência; os elementos de coesão; as relações temporais e modais; estruturas sintático-enunciativas para a argumentação; as variantes da língua. 3. METODOLOGIA O curso terá uma estrutura de seminário, com a proposição da leitura de textos científico-acadêmicos em língua espanhola e posterior apresentação e discussão dos mesmos, pelos alunos. A partir dos problemas e/ou dificuldades identificados pelo professor tanto na compreensão leitora, como na expressão oral dos alunos, serão abordados os aspectos linguísticos do espanhol. 4. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados através das fichas de leitura entregues, bem como das apresentações e discussões de textos realizadas em sala de aula. Observação: Carga horária: 30 horas. É obrigatória a freqüência de 85% às aulas. 5. BIBLIOGRAFIA 5.1. Dicionários e Gramáticas Dicionários bilíngües Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. Señas. São Paulo: Martins Fontes. Dicionários monolíngües Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones. Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox. Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española. Dicionário de verbos González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa. Gramáticas Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Elemental, Intermedio, Avanzado). Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna. González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa. Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones. Sobre a fonética do espanhol Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros. 5.2 Sites de Internet Jornais web.tiscali.it/cubaitalia/prensa/palink.html (contém os endereços de jornais em língua espanhola de toda a América Latina e também dos Estados Unidos) www.elmundo.es (El Mundo - Espanha) www.clarin.com (Clarín – Argentina) www.lanacion.ar (La Nación – Argentina) www.pagina12.com (Página 12 – Argentina) www.reforma.com (Reforma – México) www.eltiempo.com.co (El Tiempo – Colômbia) Exercícios e gramática www.el-castellano.com www.rae.es (Real Academia Española) www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes) Dicionários on-line www.rae.es www.dictionary.com www.proverbios.com Estudos de fonética e fonologia http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Bruna Macedo de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |