Atividade

39966 - Leitura em Língua Espanhola

Período da turma: 12/03/2011 a 02/07/2011

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Descrição: 1. OBJETIVOS GERAIS
O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante:
 O desenvolvimento e o aprimoramento da competência de leitura de textos acadêmicos da área de humanidades em língua espanhola, tais como resumos, artigos, capítulos de livros e dissertações; e
 O desenvolvimento e o aprimoramento da expressão oral em língua espanhola em contextos acadêmicos, tais como apresentações de seminários, comunicações e discussões de textos.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Com respeito à compreensão leitora, serão enfatizadas as capacidades de: apreensão de dados e/ou argumentos de um texto e posicionamento crítico diante da argumentação escrita. No que diz respeito à expressão oral, serão enfatizadas as capacidades de exposição e argumentação em contextos acadêmicos

Para tanto, serão revisados aspectos da língua espanhola, tais como:
 aspectos que caracterizam o funcionamento da oração e da estrutura textual;
 aspectos fonéticos;
 os campos lexicais;
 a construção da referência;
 os elementos de coesão;
 as relações temporais e modais;
 estruturas sintático-enunciativas para a argumentação;
 as variantes da língua.
3. METODOLOGIA
O curso terá uma estrutura de seminário, com a proposição da leitura de textos científico-acadêmicos em língua espanhola e posterior apresentação e discussão dos mesmos, pelos alunos. A partir dos problemas e/ou dificuldades identificados pelo professor tanto na compreensão leitora, como na expressão oral dos alunos, serão abordados os aspectos linguísticos do espanhol.
4. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através das fichas de leitura entregues, bem como das apresentações e discussões de textos realizadas em sala de aula.

Observação: Carga horária: 30 horas. É obrigatória a freqüência de 85% às aulas.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. Dicionários e Gramáticas

Dicionários bilíngües

Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
Señas. São Paulo: Martins Fontes.

Dicionários monolíngües
Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones.
Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox.
Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española.

Dicionário de verbos
González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.

Gramáticas
Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Elemental, Intermedio, Avanzado).

Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna.

González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.

Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.

Sobre a fonética do espanhol
Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros.

5.2 Sites de Internet

Jornais

web.tiscali.it/cubaitalia/prensa/palink.html (contém os endereços de jornais em língua espanhola de toda a América Latina e também dos Estados Unidos)

www.elmundo.es (El Mundo - Espanha)
www.clarin.com (Clarín – Argentina)
www.lanacion.ar (La Nación – Argentina)
www.pagina12.com (Página 12 – Argentina)
www.reforma.com (Reforma – México)
www.eltiempo.com.co (El Tiempo – Colômbia)

Exercícios e gramática

www.el-castellano.com
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes)

Dicionários on-line

www.rae.es
www.dictionary.com
www.proverbios.com

Estudos de fonética e fonologia
http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Bruna Macedo de Oliveira


 
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