Atividade

40399 - Programa de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem Mediada em Geografia

Período da turma: 26/02/2011 a 02/07/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: MÓDULOS E EIXOS TEMÁTICOS
Cada Módulo é orientado por um eixo temático aberto e amplo e cada Encontro aprofunda o eixo temático do Módulo oferecendo os subsídios para as atividades que serão realizadas em cada Oficina Didática introduzindo, de maneira dinâmica, atividades e práticas orientadas pela teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada.
A duração total do Curso é de 80 horas, distribuídas em 10 Módulos de 8 horas cada, realizados sempre aos sábados, entre março e julho de 2010: conforme a sequência:


Módulo 1 - Concepções de Geografia e de Aprendizagem no mundo contemporâneo (8h) Docentes

Encontro temático: O valor da Geografia no currículo escolar (4hs)
Oficina Didática: Os processos cognitivos envolvidos na Experiência de Aprendizagem Mediada de Geografia (4hs)

Módulo 2 - Sociedade e Geografia I (8 horas)

Encontro temático: A cidade e o campo (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de interações complexas e relações familiares (4h)

Módulo 3 – Natureza e Geografia I (8 horas)

Encontro Temático: Processos naturais - o relevo (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da comparação, percepção analítica e síntese (4h)


Módulo 4 – Natureza e Geografia II (8horas)

Encontro temático: Processos naturais - o clima, o solo e a vegetação (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da observação, identificação e análise (4h)

Módulo 5 – Sociedade e Geografia II (8horas)

Encontro temático: A população – distribuição, movimentos e condições sócio-econômicas (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da classificação (4h)

Módulo 6 – Política, Economia e Geografia (8h) Docentes
Encontro temático: Relações global/local (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de relações transitivas (4h)

Módulo 7 – Cultura e Geografia (8 horas)

Encontro temático: Geografia e Diversidade (4h)
Oficina Didática: A aprendizagem mediada da orientação espaço-temporal e das relações familiares (4h)

Módulo 8 – Paisagem e Geografia (8horas)

Encontro Temático: Teoria geográfica da Paisagem (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de ilustrações (4h)

Módulo 9 – Tecnologia, Linguagens e Cartografia (8horas)

Encontro temático: A representação do espaço geográfico e a representação de relações (4h)
Oficina Didática: Aprendizagem mediada de organização de informações, instruções e uso de tecnologia da informação (4h)

Módulo 10 – Linguagem e Geografia: formação e uso de vocabulário específico (8horas)
Encontro temático: Sistema de vocabulário próprio da Geografia (4h)
Oficina Didática: - Aprendizagem mediada da projeção de relações virtuais e planejamento da produção de textos (4h)


Bibliografia de Apoio aos Encontros Temáticos

AB’SABER, A. N. (coord.). Educação e meio urbano in Geografia e Planejamento, 31, São Paulo: IG, 1978.
ALVES, G. A. TV e vídeo: uma possibilidade de discussão de região in BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 79, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (especial sobre ensino).
ALVES, N. et allii. Educação e Supervisão: O trabalho coletivo na escola. SP. Cortez, 1988.
AMIN, Samir. (coordenador) A crise do imperialismo. Rio de Janeiro, Graal, 1977.
BAHRO, Rudolf. A alternativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
ANDERSON, J e VASCONCELLOS, R. Mapas para e por crianças: possíveis contribuições dos cartógrafos, Anais I Colóquio Cartografia para crianças, Rio Claro: LEMADI-DG-USP/ LEG-UNESP, 1995.
AQUINO, J. G. Indisciplina na escola, alternativas. Teorias e Práticas. SP. Summus Ed. 1996.
ARROYO, Leonardo - Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.
AZEVEDO, T. R.; TARIFA, J. R. (2001) "O ritmo semanal das atividades humanas e o clima na Região Metropolitana da Grande São Paulo" in GEOSUP, n.9. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo.
BARATO, J. N. As demandas do saber técnico. In: BARATO, J. N. Escritos sobre tecnologia educacional & educação profissional. São Paulo: Ed. SENAC. São Paulo, 2002, p. 135-151.
BARRETO, E. S. S. (org.) Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas, SP. Ed. Autores Associados/Fund. Carlos Chagas, 1998.
BECKER, Bertha K. Amazônia geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
BOESCH, H. e CAROL, H. Princípios do conceito de Paisagem, in Boletim Geográfico, 27 (202): jan-fev, Rio de Janeiro, IBGE, 1968.
CAMARANO, Ana Amélia e BELTRÃO, Kaizô I. Distribuição Espacial da População Brasileira: mudanças na segunda metade deste século. Texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.
CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia em sala de aula, São Paulo: Contexto, 2001.
CARLOS, Ana Fani A. e LEMOS, Inês G. (orgs.). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.
CARLOS, Ana Fani A. e OLIVEIRA, Umbelino de (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 1: Representação e a crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2000.
_______ e _______ (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 2: A metrópole do século XXI. São Paulo: Contexto, 2004.
CHRISTOFOLETTI, A.- Geomorfologia. São Paulo, Edgard Blucher, 1972.
CHRISTOFOLETTI, Antonio. (Org.) Perspectivas da Geografia. São Paulo, Difel, 1983.
CLAVAL, Paul. Espaço e poder. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
CONTI, José Bueno. A Geografia Física E As Relações Sociedade/Natureza No Mundo Tropical. São Paulo, Humanitas: FFLCH, 2002.
COSTA, E. E. M. O Surgimento da Formação de Jovens Rurais por Alternância: história de uma pedagogia associada ao meio rural - as Casas Familiares Rurais. In: Fernando Curi Peres.
COSTA, Wanderley M. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. São Paulo, Contexto/EDUSP, 1988.
DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira, SANTOS, Raimundo e COSTA, Luiz Flávio de Carvalho. Mundo Rural e Política ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GÕES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. S. Paulo, Pioneira, 1984.
GUERRA & CUNHA (Ed.) - Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de janeiro, Bertrand Brasil, 1992.
IBGE/IPEA et alii. Caracterização e Tendências da Rede Urbana no Brasil. Vol. 2. Campinas: UNICAMP, 2000.
JACOBI, Pedro. Cidade e Meio Ambiente percepções e práticas em São Paulo. São Paulo: Annablume, 1999.
KAYSER, B. O geógrafo e a pesquisa de campo in Seleção de textos 11, São Paulo: AGB, 1985.
KUENZER, A. Z. Ensino Médio e Profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1996.
MACHADO, Arlindo (coord.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
MAGNOLI, Demétrio. O que é Geopolítica. São Paulo, Brasiliense, 1986.
MARTINS, José de Souza (Coord.). Travessia. A vivência da reforma agrária nos assentamentos. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
MARTINS, Sérgio Régis Moreira – “A invenção do humor no espaço gráfico brasileiro". Tese de Doutorado.
MARTONNE, E. De - O clima fator do relevo. Paris, Scientia, 339-355, 1913 (traduzido/AGB).
MOFFITT, Michael. O dinheiro do mundo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
MONBEIG, P. Papel e valor do ensino de Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, números 1 e 2, Rio de Janeiro.
MONTEIRO, C. A. F. (1990) "A cidade como processo derivador ambiental e estrutura geradora de um clima urbano" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis.
MONTEIRO, C. A. F. (1990) "Adentrar a cidade para tomar-lhe a temperatura" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis.
MORAES, Antonio Carlos Robert e COSTA, Wanderley Messias. Geografia Crítica: a valorização do Espaço. São Paulo, HUCITEC, 1984.
MUNARI, Bruno. "Fantasia, invenção, criatividade e imaginação". Lisboa, Editorial Presença.
MUNFORD. L. A cidade na história. 2 vols. Belo Horizonte, Itatiaia, 1965.
OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.) Confluências e divergências entre currículo e didática. Campinas, SP. Papirus, 1998.
PACHECO, Carlos Américo e PATARRA, Neide (orgs.). Dinâmica Demográfica Regional e as Novas Questões Populacionais no Brasil. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 2000.
PARRA, N. Técnicas audiovisuais em educação. São Paulo, Edibel, 1978.
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Rio, Zahar ed. 1978.
PIRENNE, H. As cidades da Idade Média. Europa-América, 1973. (Coleção Saber)
QUAINI, Massimo. A construção da Geografia Humana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
RATZEL, F. O solo, a sociedade e o Estado, cap. de Politsch Géographie (1897), in Revista do Departamento de Geografia, (2), São Paulo, FFLCH/USP, 1983.
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz e SANTOS JÚNIOR, O. (orgs.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana; o futuro das cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
RODARI, Giani. Gramática da Fantasia. S. Paulo, Summus, 1982.
RODRIGUES, C.- Geomorfologia Aplicada. Avaliações de experiências e de instrumentos de planejamento físico-territorial e ambiental brasileiros. Tese de Doutorado, São Paulo, Dep. De Geografia FFLCH-USP, 1977.
ROLNIK, Raquel e FRÜGOLI JR., Heitor. Reestruturação Urbana da Metrópole Paulistana: Zona Leste como território de rupturas e permanências. Cadernos Metrópole, São Paulo, nº 6, 2º sem., 2001.
SANT´ANNA NETO, J. L. (org.) (2002) - Os climas das cidades brasileiras. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente.
SANTOS, C. A cartografia temática no ensino de Geografia: a relevância da realidade relevo. Dissertação de mestrado, DG/FFLCH/USP, 2002.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática = problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP. Ed. Autores Associados, 1998.
SILVA. R. T. Das telas para a sala de aula: televisão e vídeo no ensino de história, dissertação de mestrado: FE/USP, 2002.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de geografia. Tese de doutoramento. Departamento de Geografia, FFLCH/USP, 1986.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de Geografia do 1ograu. Tese de doutorado, DG/FFLCH/USP, 1996.
TARIFA, J. R., AZEVEDO, T. R. orgs. (2001) "Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática" in Coleção Novos Caminhos n.4. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo.
TRICARD, J. e outros. Reflexões sobre a geografia, São Paulo: AGB, 1979.
TRUFFI, Y. H. e FRANCO, L. A. C. Multimeios aplicados à educação: uma leitura crítica. São Paulo: FTD, 1990.
VEIGA, I. P. A. (Org.) Técnicas de ensino: por que não? 13. ed. Campinas: Papirus, 2002.
VEIGA, I. P. A. CARDOSO, M. H. F. Escola Fundamental, currículo e ensino. Campinas, SP. Papirus Ed., 1995.
VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2ª ed. Campinas: Ed. Associados, 2003.
VEIGA, José Eli Da. Desenvolvimento sustentável o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
WEIGERT, H. W. Geopolítica, generais e geógrafos. México, Fondo de Cultura Económica, 1943.
YUS, R. Temas transversais em busca de uma nova escola. Porto Alegre, Artmed, 1998.
ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Bibliografia de Apoio às Oficinas Didáticas

GOMES, Cristiano Mauro Assis - "Feuerstein e a construção mediada do conhecimento", Artmed, Porto Alegre, RS, 2000.
Da ROS, Silvia Zanatta - "Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein", Plexus Editora, 2002.
BELTRAN, José Maria Martinez - "La mediación en el proceso de aprendizaje", Madri, Bruño, 1994.
BEYER, H. O. - “O Fazer Psico-Pedagógico. A abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky”, Mediação Editora, Porto Alegre, 1996.
FEUERSTEIN, Reuven - " Instrumental Enrichment: an intervention program for cognitive modifiability", Glenview (Illinois): Scott, Foresman and Company, 1980.
FEUERSTEIN, Reuven - " Mediated Learning Experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications", London, Feundi Publishing House, 1994
HERNÁNDEZ, Fernando – “Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho”, Artemed Editora, Porto Alegre, 2000.
HOFFMANN, Jussara – “Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola à universidade”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003.
KOZULIN, Alex - "Privação Cultural e Aprendizagem: Mediar Reafirmando Identidades", Palestra Publicada na WEB.
LÉVY, Pierre – “Educação e Cybercultura” publicado na WEB.
______________ - “Tecnologias Intelectuais e Modos de Conhecer: nós somos o texto” publicado na WEB.
MARTINS, Enilde A. B. - "Aprendizagem Mediada: um estudo prévio dos efeitos do PEI de Reuven Feuerstein em jovens integrados a um processo de qualificação profissional básica", Dissertação de Mestrado apresentada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002.
MEIR, Ben Hur - "PEI e Aprendizagem: Pontes e Transcendência”.- Publicado na WEB.
MORAES, Rita – "Direito à Inteligência", Entrevista de Reuven Feuerstein à revista ISTO É - 12/05/1999.
MORIN, Edgar – “A cabeça bem-feita: pensar a reforma, reformar o pensamento”, RJ., Bertrand Brasil, 2000.
NOGUEZ, S. - "El desarrollo potencial de aprendizaje. Entrevista a Reuven Feuerstein", Revista Electrónica de Investigación Educativa, 2002.
NÓVOA, Antonio – “Avaliações em Educação: Novas Perspectivas”, Porto Editora, Portugal, 2003.
PIAGET, JEAN - "Para onde vai a Educação", Forense, RJ, 1970.
SANTOS, Boaventura de Sousa – “Pela mão de Alice – O social e o político na pós-modernidade”, Cortez Editora, São Paulo, 2004.
SILVA, Janssen Felipe da e outros (org.) – “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo – “Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado”, Artes Médicas Sul, Porto Alegre, 1999/2000.
VYGOTSKY, L. S. - "Pensamento e Linguagem", Martins Fontes, SP, 1987.

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Ana Maria Marques Camargo Marangoni
Andre Roberto Martin
Bianca Carvalho Vieira
Claudette Berghella Junqueira
Déborah de Oliveira
Fabio Betioli Contel
Jose Bueno Conti
Julio Cesar Suzuki
Jurandyr Luciano Sanches Ross
Lea Francesconi
Ligia Vizeu Barrozo
Maria das Graças de Lima
Maria Elisa Siqueira Silva
Maria Eliza Miranda
Ricardo Mendes Antas Junior
Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde
Rosângela Doin de Almeida
Simone Scifoni
Waldirene Ribeiro do Carmo
Yuri Tavares Rocha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP