40748 - Alemão para leitura de textos de Filosofia e Ciências Sociais 1 |
Período da turma: | 14/03/2011 a 29/06/2011
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Descrição: | Conteúdo Programático do Curso
1. UNIDADES DIDÁTICAS do NÍVEL 1: Apartir de diferentes tipos de textos, como ementas de cursos de universidades alemãs, aforismos, artigos de dicionários, biografias e trechos de obras de autores importantes, serão apresentados os seguintes conteúdos: 1) o uso do dicionário; 2) classes de palavras: - artigos, adjetivos, advérbios, preposições, substantivos (gênero e plural) e conjunções (introdução) - pronomes pessoais, possessivos e relativos - formação de palavras: palavras compostas, sufixos e prefixos - verbos: infinitivo (Infinitiv); conjugação no presente (Präsens), verbos modais, verbos irregulares, verbos com prefixo separável; passado (Präteritum e Perfekt); particípio passado (Partizip II); voz passiva; Imperativo (Imperativ); posição dos verbos na oração 3) casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo 1. Obras de Referência: BIMMEL, P. Fremdsprache Deutsch. Arbeit mit Texten. München: Klett, 1990. BORNEBUSCH, H.; FISCHER, E. „Alemão como língua instrumental para filósofos.” In: CORACINI, M. J. (Org.). Ensino Instrumental de Línguas. São Paulo: EDUC, 1987. BRANDI, M. L. Lesekurs für Geisteswissenschaflter. Fortgeschrittene. München: Klett, 1992. BUGENHEIM, A. Alemão Científico: primeiros passos. São Paulo: Herder, 1968. GÄRTNER, A. Lesekurs Deutsch im Bereich dr Geisteswissenschaft für Studierende an brasilianischen Universitäten. Porto Alegre: s/ed., 1977. HAMM, C.; FUHR, G. Bausteine - Fachdeutsch für Wissenschaftler: Philosophie. São Paulo: EPU, 1989. LAVEAU, I. Sach- und Fachtexte im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. München: GI, 1085. NASCIMENTO, P. Cursos de língua estrangeira para leitura: teoria e prática, com exemplos para o Alemão. São Paulo: USP (Dissertação de Mestrado, mimeo.), 2007. RIVERS, W. M. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. Trad. Hermínia Marchi. São Paulo: Pioneira, 1975. SOLE, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998. WESTHOFF, G. Didaktik des Leseverstehens. München: Hueber, 1987. 2. Gramáticas Duden – Die Grammatik. (Duden – Band IV). Mannheim, Wien, Zürich: Dudenverlag, 1973. FLEISCHER, M.; ROSENTHAL, T. Estruturas gramaticais do alemão moderno. São Paulo: EPU, 1977. FUHR, G. Gramática do Alemão Científico. São Paulo: EPU, 1989. HERINGER, H. J. Wege zum verstehenden Lesen. Lesegammatik für Deutsch als Fremdsprache. München: Hueber, 1987. LUSCHER, R.; SCHÄPERS, R. Deutsch 2000. Gramática da Língua Alemã Contemporânea. Trad. Richard Hinkel e Vera Lemos. Hueber, 1995. WENDT, H. Langenscheidts. Gramática de Alemão. Trad. Isabel Maria Nunes. Lisboa: Presença, 1993. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Flávia Cunha Pirillo |
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