Atividade

41863 - Elaborando Sequências Didáticas na Perspectiva dos Multiletramentos Críticos

Período da turma: 17/09/2011 a 26/11/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Conceitos Multiletramentos Críticos
2. Análise de atividades voltadas para o ensino de línguas
3. Reelaboração de atividades voltadas para o ensino de línguas na perspectiva dos multiletramentos críticos
4. Conceitos relacionados à sequência didática
5. Elaboração de sequência didática voltada para o ensino de línguas na perspectiva dos multiletramentos críticos

Bibliografia:

Brydon, Diana. “Cross Talk, Postcolonial Pedagogy, and Transnational Literacy” In Situation Analysis. Issue 4, Autumn 2004.

Cervetti, G. Pardales, M.J.; Damico, J.S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, 4(9). Disponível em http://www.readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=cervetti/index.html. Acesso em Outubro 2006.

Cope B; Kalantzis, M. Introduction: Multiliteracies: the beginnings of an idea. In Multiliteracies: Literacies Learning and the Future of Social Futures. Routledge Taylor & Francis Group. London. 2000

Gates, Henry Louis, Jr. Loose Canons. Notes on the Culture Wars. Oxford U. Press 1992.

Graff, Gerald. Professing Literature. The University of Chicago Press, 1989.

Guillory, John. Cultural Capital. The Problem of Literary Canon Formations. The University of Chicago Press, 1993.

Lankshear, Colin. Frameworks and Workframes: Literacy Policies and New Orders. 1999

Lankshear, C. & Knobel, M. ‘Digital Epistemologies’: Rethinking Knowledge for Classroom Learning in New Literacies, 2003.
Lemke, J.L. Metamedia Literacy: Transforming meanings and media. Disponível em http://academic.brooklyn.cuny.edu/education/jlemke/reiking.htm. Acesso em Outubro 2007.

Luke, A. & Freebody, P. Shaping the Social Practices of Reading em Muspratt, S.; Luke, A. & Freebody, P. (ed) Constructing Critical Literacies: Teaching and Learning Textual Practice. Hampton Press, Inc. New Jersey. 1997.

Menezes de Souza L.M., Andreotti, V. (2008) Learning to Read the world through other eyes. Derby, Inglaterra: Global Education, Derby

Menezes de Souza, L. M. T. (2008) Critical Literacy in Global Citizenship Education. Derby, Inglaterra: Global Education, Derby

Monte Mór, W. (2009) Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views in Gonçalves, G. R. et all (orgs), New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG
Monte Mór, W., 2007. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trabalhos em Lingüística Aplicada, volume 46(1). Campinas:Ed. IEL/UNICAMP
Monte Mór, W., 2007. Leitura, Literatura e Letramento Crítico em Garcia Márquez in Sedycias, J. (org) A América Hispânica no Imaginário Literário Brasileiro.Recife: Ed. Universitária da UFPE
Monte Mór, W., 2007. Línguas Estrangeiras, Educação e Novos Letramentos in Adenize Franco, Cristiane M. P. Angelo, Lidia Stutz, Níncia Cecilia Borges Teixeira (orgs) Texto, memória e diferença cultural. Guarapuava: Editora UNICENTRO

New London Group. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Available at http://wwwstatic.kern.org/filer/blogWrite44ManilaWebsite/paul/articles/A_Pedagogy_of_Multiliteracies_Designing_Social_Futures.htm. Accessed on March 22, 2007

Snyder, Ilana (ed.). Silicon Literacies. In Snyder, Ilana (ed.). Silicon Literacies: Communication, Innovation and Education in the Electronic Age. Routledge. London. 2002.

Snyder, Ilana. Communication, Imagination, Critique-Literacy Education for the electronic age. IN Snyder, Ilana (ed.). Silicon Literacies: Communication, Innovation and Education in the Electronic Age. Routledge. London. 2002.

Soares, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.

Souza, Lynn Mario T. Menezes de ; Monte Mór, Walkyria. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras. In: Secretaria de Educação Básica, Ministério de Educação. (Org.). Orientações Curriculares para O Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério de Educação, 2006, v. 1, p. 85-124.

Ward, Angela; Ann Beach, Sara & Mirseitova, Sapargul. Teacher’s Understandings of Critical Literacy: An exploratory International Study. Thinking Classroom. Vol 5 Number 3 July 2004 (pp.15-22) International Reading Association.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Marlene de Almeida Augusto de Souza


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP