Atividade

42152 - Alemão para leitura de textos de Filosofia e Ciências Sociais - Nível 2

Período da turma: 09/08/2011 a 22/11/2011

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Descrição: Conteúdo Programático do Curso

UNIDADES DIDÁTICAS

A partir de diferentes tipos de textos, como ementas de cursos de universidades alemãs, aforismos, artigos de dicionários, biografias e trechos de obras de autores importantes, serão apresentados os seguintes conteúdos:

UNIDADES do Nível II:

1) revisão e aprofundamento dos itens do nível 1
2) verbos: Konjunktiv I e II, Pretérito mais-que-perfeito (Plusquamperfekt), futuro (Futur I e II), particípio presente (Partizip I), construções participais e com infinitivo
3) orações coordenadas, subordinadas e conectores.

METODOLOGIA
A partir de textos relacionados às áreas de Filosofia e Ciências Sociais serão apresentadas as estruturas da língua e vocabulário da área, e serão trabalhadas estratégias de leitura e de aprendizage


BIBLIOGRAFIA:

BIMMEL, P. Fremdsprache Deutsch. Arbeit mit Texten. München: Klett, 1990.

BORNEBUSCH, H.; FISCHER, E. „Alemão como língua instrumental para filósofos.” In: CORACINI, M. J. (Org.). Ensino Instrumental de Línguas. São Paulo: EDUC, 1987.

BRANDI, M. L. Lesekurs für Geisteswissenschaflter. Fortgeschrittene. München: Klett, 1992.

BUGENHEIM, A. Alemão Científico: primeiros passos. São Paulo: Herder, 1968.

GÄRTNER, A. Lesekurs Deutsch im Bereich dr Geisteswissenschaft für Studierende an brasilianischen Universitäten. Porto Alegre: s/ed., 1977.

HAMM, C.; FUHR, G. Bausteine - Fachdeutsch für Wissenschaftler: Philosophie. São Paulo: EPU, 1989.

LAVEAU, I. Sach- und Fachtexte im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. München: GI, 1085.

NASCIMENTO, P. Cursos de língua estrangeira para leitura: teoria e prática, com exemplos para o Alemão. São Paulo: USP (Dissertação de Mestrado, mimeo.), 2007.

RIVERS, W. M. A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. Trad. Hermínia Marchi. São Paulo: Pioneira, 1975.

SOLE, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

WESTHOFF, G. Didaktik des Leseverstehens. München: Hueber, 1987.

2. Gramáticas
Duden – Die Grammatik. (Duden – Band IV). Mannheim, Wien, Zürich: Dudenverlag, 1973.

FLEISCHER, M.; ROSENTHAL, T. Estruturas gramaticais do alemão moderno. São Paulo: EPU, 1977.

FUHR, G. Gramática do Alemão Científico. São Paulo: EPU, 1989.

HERINGER, H. J. Wege zum verstehenden Lesen. Lesegammatik für Deutsch als Fremdsprache. München: Hueber, 1987.

LUSCHER, R.; SCHÄPERS, R. Deutsch 2000. Gramática da Língua Alemã Contemporânea. Trad. Richard Hinkel e Vera Lemos. Hueber, 1995.

WENDT, H. Langenscheidts. Gramática de Alemão. Trad. Isabel Maria Nunes. Lisboa: Presença, 1993.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Flávia Cunha Pirillo


 
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