Atividade

42232 - Preparatório para o TOEFL - ÚNICO

Período da turma: 08/08/2011 a 28/11/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo:

Parte 1: Compreensão Oral

a) Apresentação e prática de habilidades envolvidas na compreensão de conversações curtas

Reconhecimento de padrões entoacionais.
Identificação de homófonos e de palavras com sons semelhantes.
Identificação de significados múltiplos – sinônimos e antônimos.
Inferências Baseadas no contexto (who, what and where).
Identificação de expressões negativas (negative, double negative and almost negative expressions).
Identificação de diferentes funções (agreement, uncertainty, offer, suggestion, surprise).
Identificação de expressões idiomáticas e de verbos preposicionados.

b) Apresentação e prática de habilidades envolvidas na compreensão de conversações longas:
Previsão de tópico pela primeira frase.
Identificação do tópico principal.
Identificação da mudança de tópico.
Enfoque em detalhes.
Inferências e conclusões

c) Apresentação e prática de habilidades envolvidas na compreensão de palestras e conferências:
Previsão de tópico pela primeira frase.
Identificação do tópico principal.
Identificação da mudança de tópico.
Enfoque em detalhes.
Inferências e conclusões em textos orais mais longos.

d) Apresentação e prática de habilidades envolvidas na compreensão de discussões acadêmicas na versão computadorizada:

Previsão de tópico pela primeira frase.
Identificação do tópico principal.
Identificação da mudança de tópico.
Enfoque em detalhes.
Inferências e conclusões fazendo uso do texto visual na versão computadorizada.

e) Apresentação e prática de habilidades envolvidas na compreensão de palestras e conferências na versão computadorizada:

Previsão de tópico pela primeira frase.
Identificação do tópico principal.
Identificação da mudança de tópico.
Enfoque em detalhes.
Inferências e conclusões em textos orais mais longos fazendo uso do texto visual na versão computadorizada

Parte 2: Gramática: estrutura da sentença e expressão escrita

Sentenças compostas por uma oração.
Sentenças compostas por duas ou mais orações.
Orações subordinadas substantivas.
Orações subordinadas adjetivas.
Orações subordinadas adverbiais.
Orações adverbiais e adjetivas reduzidas.
Inversão da ordem das palavras nas orações.
Problemas de concordância nominal e verbal.
Problemas de paralelismo.
Comparativos e Superlativos
Revisão de tempos verbais – formas e funções
Revisão da voz passiva – forma e função.
Revisão de classes das palavras e problemas de uso: o substantivo (countable and uncountable, singular and plural, irregular plurals), o pronome (subject, object and possessive adjective pronouns), o adjetivo, o advérbio, o artigo e a preposição

Parte 3: Compreensão escrita: prática de habilidades de leitura.
Técnicas de “scanning”
Técnicas de “Skimming”
Identificação da idéia principal.
Compreensão de palavras no contexto.
Inferências e conclusões.

Parte 4: Redação: prática de habilidades de escrita para elaboração de texto dissertativo.

Identificação do tópico frasal e sentenças de suporte em parágrafos – modelo.
Organização e produção de parágrafos introdutórios, parágrafos de suporte e parágrafos conclusivos.
Identificação da organização do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Organização e produção de textos dissertativos.
Edição do texto para a apresentação final.

Avaliação:
Três simulados de exames (Pontuação média mínima: 550).
Oito redações (número mínimo) com valor igual ou superior à 3,5 (valor máximo 6.0)
Mini-testes.

Referência Bibliográfica.

AZAR,Betty S. Understanding and using English Grammar.3rd ed. Longman.NY,1999.
PHILLIPS, Deborah. Longman Preparation course for the Toefl Test – Next Generation iBT. Longman. NY, 2006.

Carga Horária:

90 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Maria do Rosario Casas Coelho
Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP