Atividade

42289 - Espanhol - nível I

Período da turma: 09/08/2011 a 22/11/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. OBJETIVOS GERAIS
O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante o desenvolvimento da competência de leitura de textos acadêmicos em espanhol, principalmente da área de humanidades, tais como artigos e resumos, além de prepará-lo para a leitura de outros textos: folhetos, propagandas, textos jornalísticos, matérias de revistas, etc.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Com o objetivo mais abrangente de explorar um material de leitura em todas as suas potencialidades, pretende-se levar o aluno a:

• Adquirir conhecimento sobre aspectos lingüísticos do espanhol fundamentais para a compreensão dos textos abordados durante o curso, explorando, também, a especificidade da língua espanhola em sua relação com a língua portuguesa. Nesse sentido, será explorado o reconhecimento de:

. aspectos que caracterizam o funcionamento da oração e da estrutura textual em língua espanhola;
• a forma escrita e suas relações relevantes com a pronúncia;
. os campos lexicais;
. a construção da referência;
. os elementos de coesão;
• as relações temporais e modais.
• •Com o objetivo de estabelecer relações significativas entre o conhecimento de mundo, o texto e o contexto de leitura, levar o aluno a identificar e produzir as operações de leitura que cada texto demanda, tais como:
.a própria determinação de objetivos de leitura, diante de cada texto; predição, inferência, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, índices tipográficos, etc.;
. o reconhecimento dos diferentes gêneros discursivos e de suas especificidades;
. a necessidade de estabelecer uma relação produtiva com os instrumentos de consulta (dicionários bilíngües, monolíngües, de verbos, de usos; gramáticas, internet, etc);
a avaliação do processo de construção de sentido produzido a cada leitura.
3. METODOLOGIA
A partir de textos escritos autênticos, serão apresentadas e/ou desenvolvidas as operações de leitura que se mostrem pertinentes para sua compreensão, bem como serão trabalhados os aspectos lingüísticos relevantes no âmbito de cada texto. Acompanhando e complementando o processo de conscientização desencadeado em cada aula, exercícios de reflexão e revisão serão propostos durante o curso.



4. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Haverá um trabalho parcial – no meio do curso – e uma prova final, que avaliarão o desenvolvimento da competência leitora.

Observação: Carga horária: 60 horas. É obrigatória a freqüência de 85% às aulas, isto é, o aluno poderá ter, no máximo, 4 faltas.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. Dicionários e Gramáticas

Dicionários bilíngües

Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
Señas. São Paulo: Martins Fontes.

Dicionários monolíngües
Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones.
Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox.
Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española.

Dicionário de verbos
González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.

Gramáticas
Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Elemental, Intermedio, Avanzado).

Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna.

González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa.

Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.

Sobre a fonética do espanhol
Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros.



5.2 Sites de Internet

Jornais

web.tiscali.it/cubaitalia/prensa/palink.html (contém os endereços de jornais em língua espanhola de toda a América Latina e também dos Estados Unidos)

www.elmundo.es (El Mundo - Espanha)
www.clarin.com (Clarín – Argentina)
www.lanacion.ar (La Nación – Argentina)
www.pagina12.com (Página 12 – Argentina)
www.reforma.com (Reforma – México)
www.eltiempo.com.co (El Tiempo – Colômbia)

Exercícios e gramática

www.el-castellano.com
www.rae.es (Real Academia Española)
www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes)

Dicionários on-line

www.rae.es
www.dictionary.com
www.proverbios.com

Estudos de fonética e fonologia
http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Larissa Fostinone Locoselli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP